Buscar

Cliníca Médica Verena

Prévia do material em texto

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Disciplina: Ambulatório de Clínica Médica. 
Discente: Ana Verena Lordelo Facchini
Doenças que atingem caprinos e ovinos e, seus efeitos em humanos
A transmissão de doenças ocorre através da carne, leite e derivados de caprinos e ovinos. As enfermidades possíveis de transmissão pela carne, leite e derivados são divididas em dois grupos: as ocasionadas pela ingestão de alimentos denominadas intoxicações alimentares e as zoonoses que causam risco para a saúde humana e pública. As enfermidades de origem microbiana transmitidas através da ingestão de alimentos contaminados por bactérias do tipo, Escherichia coli, Salmonella sp, Campylobacter sp, Clostridium sp, Staphylococcus sp.. No grupo das zoonoses citam-se a Listeriose, a Brucelose, a Tuberculose, a Toxoplasmose, a Raiva, a Leptospirose e a Febre Aftosa.
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma zoonose, uma doença que pode ser transmitida para seres humanos  através da ingestão de leite e carne crua de carneiro ou ovelha. Pessoas contaminadas apresentam sintomas de febre, dores musculares e dores  de intensidade variada  na cabeça . A doença tem uma maior incidência em animais mais velhos, propriedades que tenham um mau controle sanitário e em climas quente e úmido onde a doença se manifesta com maior  frequência . 
Os cistos já no aparelho digestivo liberam formas contaminantes da toxoplasmose que vão para a corrente sanguínea contaminando  órgãos,  principalmente coração, fígado e cérebro, onde acontece sua proliferação. 
Febre Aftosa
Os sinais clínicos em humanos são, geralmente, semelhantes àqueles observados regularmente em animais, sialorréia, febre, apatia, podendo haver, ainda, infecções secundárias. Sendo a transmissão aos humanos de caráter acidental, através dos contatos direto ou indireto ou pela ingestão de leite contaminado.

Continue navegando