RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ENSINO Médio .docx
23 pág.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ENSINO Médio .docx


DisciplinaUninter2.510 materiais7.200 seguidores
Pré-visualização4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
NICHOLE RIBEIRO, RU 1737291,
TURMA 02/2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO \u2013 ENSINO
FUNDAMENTAL:
OBSERVAÇÃO E PRÁTICA
CERQUEIRA CÉSAR
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
NICHOLE RIBEIRO, RU 1737291, TURMA 02/2017
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estagio Supervisionado \u2013 Ensino Fundamental: observação e prática, apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER.
CERQUEIRA CÉSAR
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_______________________________________________04
A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA___________________________________06
Localização e identificação da Instituição Estagiada__________06
Aspecto físico, humano e material da Instituição_____________07
Aspecto físico_______________________________________07
Aspecto humano_____________________________________07
Aspecto material_____________________________________09
Concepção Pedagógica da Instituição e PPP________________09
DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SALA___________________________________11
PLANO DE AULA_____________________________________________15
CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________18
REFERÊNCIAS______________________________________________20
INTRODUÇÃO 
Etimologicamente, o vocábulo \u201cestágio\u201d origina-se do Latim medieval stagium, e significa \u201cresidência, morada\u201d (HOUAISS, 2017). O dicionário eletrônico Houaiss define estágio como \u201cperíodo de prática em posto, serviço ou empresa para que um médico, um advogado etc. se habilite a exercer bem sua profissão.\u201d 
De acordo com a Lei 11.788/2008, Art. 1°
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, 2008).
O estágio de Licenciatura é uma exigência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n°9394/96). Sendo necessário para a formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. 
A finalidade desse relatório é de descrever toda a experiência e desenvolvimento do Estagio Supervisionado: Ensino Médio - Observação e Prática, desde análise do processo metodológico até a caracterização dos integrantes da instituição de ensino escolhida.
Para Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição do aluno para professor \u201co aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor\u201d. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiencias, conhecendo melhor sua área se atuação. 
O estágio realizado na Escola Estadual Professor José Leite Pinheiro, situada na cidade de Cerqueira César \u2013 SP, escola na qual tive o prazer de estudar o ensino fundamental e médio, e agora pude estagiar no período de 26 de março a 27 de abril de 2018, com a turma de 2° termo do Ensino Médio de EJA. 
Nesse relatório se fará presente a identificação da escola estagiada, bem como sua localização, seu espaço físico, seus aspectos materiais, humanos e pedagógicos. Também se evidenciará a metodologia utilizada em sala para com os alunos e a importância do ensino de Arte para a formação do aluno como pessoa, tendo uma visão critica através da observação e contemplação.
Com o principal objetivo de evidenciar a importância da Arte na vida do aluno como ser questionador e observador, sendo crítico e sensível ao mesmo tempo.
	Assim, visando fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos já adquiridos, seja na vida acadêmica seja na vida profissional e pessoal. Portanto o presente relatório de estagio apresenta-se como importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
Localização e identificação da Instituição Estagiada
O Estagio Supervisionado Ensino Médio: Observação e Prática foi realizado na Escola Estadual Professor José Leite Pinheiro, situada à Praça Manoel Soares Nogueira, número 02, no bairro Vila Angélica, CEP 18760-000, localizada na cidade de Cerqueira César, no estado de São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (14) 3714 1272 e do e mail jlpescola@ig.com.br.
A unidade de ensino oferece atendimento para crianças, adolescentes e adultos que estão cursando a Educação Básica nos níveis de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA); nos períodos de manhã, tarde e noite. Também são atendidos 181 alunos da Fundação Casa I, II e III, Centro de Detenção Provisória; os alunos internos assistem as aulas dentro de cada instituição em que está locado. A \u2018\u2019E.E. Professor José Leite Pinheiro\u2019\u2019 atende a um total de 1.080 alunos, deste total 18 alunos em processo de inclusão social. O estagio foi realizado no período de 26 de março a 27 de abril de 2018, no período noturno, sendo acompanhada a turma de 2° termo do Ensino Médio (EJA). 
Figura 1 \u2013 A Instituição estagiada \u201cE.E. Prof. José Leite Pinheiro
Fonte: RIBEIRO (2018).
Figura 2 \u2013 A Instituição Estagiada (outro angulo)
Fonte: RIBEIRO (2018).
Aspecto físico, humano e material da Instituição
Aspecto físico
Composta por Bloco Central, com 02 andares.
 No andar superior estão situadas a sala do Diretor, sanitário do Diretor, sala do Vice Diretor, sala de Coordenadoras (Ensino Fundamental e Ensino Médio), laboratório de informática, secretária, 04 sanitários do setor administrativo, 16 sanitários de alunos (sendo 08 sanitários femininos e 08 sanitários masculinos), extenso bebedouro, sala multimídia, sala dos professores (com 01 cozinha), laboratório de química, sala de arquivo de material de laboratório, sala de recursos, 01 elevador e 05 salas de aula (números de 01 ao 05).
	No andar inferior encontramos a cantina, sala de almoxarifado para a cantina, 01 salas de almoxarifado para produtos de limpeza, 08 salas de aula (numeradas 01 ao 08), sala de leitura (biblioteca).
	Segundo bloco/ Anexo: contém 05 salas de aula (numeradas do 01 ao 05), 01 sanitários masculino, 01 sanitários feminino e 01 sanitários adaptado para deficientes (masculino/ feminino). Conta, também, com 01 sala do grêmio estudantil, 01 depósitos para os materiais didáticos, 01 ambientes extensivo à biblioteca, 01 salas para os agentes da organização, 01 salas da equipe gestora (período noturno), 01 refeitórios, 01 cozinhas com dispensa.
	Terceiro bloco/ Ginásio de Esportes: quadra poliesportiva (vôlei, futsal, basquete e handebol), 01 cozinhas, 02 salas de professor, 01 sanitários para professor, 02 sanitários para alunos (masculino e feminino), 01 palcos e 02 salas anexadas a ele, 01 arquibancadas e 01 depósitos anexado à arquibancada.
Aspecto humano
O corpo administrativo da \u201cE.E. Professor José Leite Pinheiro\u201d é composto por 01 Diretor, 02 Vice-Diretores, 01 Secretária, 01 professores de apoio nas atividades pedagógicas, 02 Coordenadoras (01 Ensino Fundamenta e 01 Ensino Médio e EJA), 08 inspetores, 04 agentes de organização (secretaria), 03 agentes de serviços gerais e duas agentes de serviço readaptadas.
Aparentemente todos demonstram-se profissionais e empenhados para a consolidação de ensino de qualidade, partindo da ideia de que em uma escola todos são educadores. São rigorosos em questão de disciplina por parte dos alunos, porém são flexíveis e exercem uma imponência relacionada a cada nível hierárquico que possuem. Porém são muito gentis, sempre se preocupando com o bem-estar dos alunos, sem distinção.