ativ2   práticas de história
9 pág.

ativ2 práticas de história


DisciplinaPráticas em História5 materiais14 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Vimos em nosso EBOOK que \u201co Dia dos Professores, 15 de outubro, é uma homenagem à Lei Geral que cria as escolas de primeiras letras para meninos e meninas. É nesse momento que começa a ser esboçada a educação primária. Até então, a quantidade de crianças na escola era muito pequena\u201d (E-BOOK, 2016, 08).
A partir das discussões que tivemos em nossa disciplina e de seus conhecimentos previamente adquiridos, assinale a alternativa que melhor explica porque \u201caté então, a quantidade de crianças na escola era muito pequena\u201d:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
A educação no Brasil, até as discussões do século XX, era bastante elitista, voltada à classe social mais elevada e focada principalmente nos meninos.
	Resposta Correta:
	d.
A educação no Brasil, até as discussões do século XX, era bastante elitista, voltada à classe social mais elevada e focada principalmente nos meninos.
	Feedback da resposta:
	A educação no Brasil, até as discussões do século XX, era bastante elitista, voltada à classe social mais elevada e focada principalmente nos meninos. Isso explica porque \u201caté então, a quantidade de crianças na escola era muito pequena\u201d (E-BOOK, 2016, 08).
 
 
	
	
	
 
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	No filme De volta para o Futuro, Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox, volta ao passado com a invenção do Dr. Emmett Brown, o Doc, interpretado por Christopher Loyd.
Doc traduz uma proposta que vigorou na educação brasileira no século XVIII, a do professore inventor. A ideia era que além de ministrar aulas, o professor também fizesse suas próprias investigações, incorporando às suas aulas suas descobertas e de outros professores inventores. Essa figura é a precursora dos professores pesquisadores.
Assinale a alternativa que traz o contexto sociohistórico que deu origem a essa figura:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As Reformas Pombalinas que aconteceram depois da expulsão dos jesuítas.
	Resposta Correta:
	c. 
As Reformas Pombalinas que aconteceram depois da expulsão dos jesuítas.
	Feedback da resposta:
	As Reformas Pombalinas, promovidas pelo Marques de Pombal, durante o século XVIII, seguiram-se à expulsão dos jesuítas do Brasil. Entre suas novidades está a figura do professor inventor, aquele que ministra aulas e faz suas próprias investigações e as traz para sua sala de aula. Essa figura é precursora daquela do professor pesquisador, que conhecemos até hoje.   
	
	
	
 
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O século XVIII trouxe uma série de mudanças às políticas portuguesas. Entre elas, a de maior destaque foi a chegada do Marquês de Pombal à condição de principal figura política portuguesa. 
Dentre suas várias atuações estão a expulsão dos jesuítas do Brasil, numa tentativa de diminuir sua influência sobre a Colônia.
Assinale a alternativa que traduz as consequências dessa ação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Em termos de ruptura, podemos dizer que a educação brasileira passou a ser mais ativa, na medida em as propostas metodológicas foram inovadoras. Em termos de permanência, podemos dizer que houve manutenção dos níveis escolares.
	Resposta Correta:
	e.
Em termos de ruptura, podemos dizer que a educação saiu das mãos dos jesuítas e passou para as mãos da Coroa. Em termos de permanência, podemos dizer que a educação continuou focada nos meninos das elites.
	Feedback da resposta:
	A expulsão dos jesuítas do Brasil significou, por um lado, uma importante mudança: a educação saiu das mãos dos jesuítas e passou para as mãos da Coroa. Contudo, por outro lado, houve algumas permanências, principalmente seu foco nos meninos das elites, já que, no século XVIII, a catequização de indígenas já não era mais o objetivo principal das escolas jesuíticas.      
	
	
	
 
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Observe a lista e a imagem a seguir:
Mudanças nas avaliações e no processo de ensino-aprendizagem, culminando com a pedagogia da Nova Escola.
Transição do conhecimento eclesiástico para um movimento de otimismo pedagógico.
Substituição do conhecimento acadêmico de cunho humanístico por um currículo de caráter enciclopédico, com disciplinas científicas.
Surgimento do ensino livre, leigo e gratuito.
Podemos dizer que as informações e a imagem correspondem a qual período histórico na História da Educação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Primeira República
	Resposta Correta:
	e. 
Primeira República
	Feedback da resposta:
	Trata-se do período da Primeira República. Diz o Material Referencial, analisando as mudanças na virada do século XIX para o século XX e o êxodo rural: \u201cO modo de vida americano trouxe essa reforma para a educação brasileira no tocante aos novos métodos para ensinar. Mudaram-se as avaliações e o processo de ensino-aprendizagem, culminando na pedagogia da Nova Escola. Perceba que passamos por um período de transição do conhecimento eclesiástico para um movimento de otimismo pedagógico, no qual o conhecimento acadêmico de cunho humanístico era substituído por um currículo de caráter enciclopédico, com suas disciplinas científicas onde o ensino se tornaria livre, leigo e gratuito\u201d (EBOOK, 2015, 16).
	
	
	
 
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Levando em conta o contexto histórico brasileiro, observe as afirmações que se faz sobre a urbanização do início do século XX e as reformas educacionais da mesma época.
I. A urbanização gerou o êxodo rural. Muitos dos novos habitantes das cidades vinham como mão-de-obra para as nascentes indústrias, sem qualquer tipo de educação formal, o que aumentava a desigualdade social. A educação começou a ser vista como uma forma de diminuir essa desigualdade, de incluir socialmente essa parcela da população.
II. As escolas precisaram ser fisicamente reformadas nessa época, posto que sua arquitetura anterior era pensada de forma a privilegiar a vida no campo. Assim, por exemplo, a questão da localização próxima a paradas de bondes (principal meio de transporte público da época), passou a ser um ponto chave das políticas voltadas para a educação.
III. A urbanização implicou na modernização das ferramentas disponíveis para a educação. Surgiram, por exemplo, os relógios de ponto e os educadores começaram a ser vistos de forma análoga aos trabalhadores de fábrica. Isso também implicou no surgimento dos primeiros sindicatos de professores, influenciados pelos sindicatos europeus.
IV. As reformas educacionais do início do século XX aconteceram nas cidades. Foram elas (as cidades) que possibilitaram a existência desses debates, por isso relaciona-se, comumente, a urbanização da época às mudanças acontecidas na educação.
Assinale a alternativa que analisa de forma correta essas afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
F \u2013 F \u2013F \u2013 F
	Resposta Correta:
	b. 
V \u2013 F \u2013 F \u2013 F
	Feedback da resposta:
	A educação é, ainda hoje, pensada como um dos instrumentos que permite a inserção social e a diminuição da desigualdade social. Essa realidade tornara-se bastante clara no início do século XX com o processo de urbanização. Diz o Material Referencial: \u201cNo período após as reformas pombalinas houve uma relativa urbanização, abriram-se novas possibilidades de atuação em cargos públicos burocráticos, e as pessoas mudaram expectativas quanto ao modo de vida. Desejosos de que os filhos alcancem cargos públicos, pais passam a querer uma maior quantidade de escolas e posteriormente uma modificação nos métodos e conteúdos ensinados\u201d (E-BOOK, 2015, 16).     
	
	
	
 
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	A Reforma Pombalina foi realizada com a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas. Ela implicou em mudanças profundas na proposta educacional tanto de Portugal quanto de seus domínios e tem implicações importantes até os dias de hoje para a escola brasileira.