Buscar

TEXTO 03 MT MRH smo 18

Prévia do material em texto

UNIP – ALPHAVILLE
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: SUPRIMENTO DE MÃO-DE-OBRA
BLOCO: H SALA: 07
PROF: PEDRO DE SOUZA FILHO
TEXTO 03 - MERCADO DE TRABALHO E MERCADO DE RH
INTRODUÇÃO
Como definir a palavra “mercado”?
A palavra mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas ou intercâmbio entre pessoas e/ou empresas que oferecem bens e serviços e as pessoas que estão procurando algum tipo de bens ou serviços para pesquisar ou comprar. A característica principal de qualquer mercado, quando vamos procurar entende-lo, são os mecanismos de oferta e procura. 
Como entender esses dois mecanismos?
Vamos estudar, como exemplo, o mercado de automóveis. Há hoje no Brasil muitas montadoras de veículos que oferecem diferentes tipos e marcas; se houver um modelo novo de automóvel que está sendo muito procurado pelas pessoas e a concessionária revendedora não dispuser de uma quantidade de carros para atender a essa demanda dizemos que, para esse modelo, o mercado está em situação de procura (há uma quantidade menor de carros disponíveis para entrega imediata em relação ao número de pessoas que desejam comprá-lo).
Vamos imaginar agora a situação inversa. Uma determinada montadora lança um novo modelo de veículo e esse modelo não agradou muito as pessoas. As concessionárias, em um determinado momento, dispõem para entrega imediata de muitos carros desse novo modelo, mas há poucas pessoas interessadas em adquiri-lo. Dizemos então que o mercado para esse novo modelo está em situação de oferta (há uma quantidade maior de carros disponíveis em relação ao número de pessoas que se interessam em comprá-los).
Você já foi a um mercado municipal de alguma cidade? O que você viu lá? Muito provavelmente você pode ter visto bancas ou salas, grandes e pequenas, bem como, vários tipos de produtos sendo ofertados pelos seus donos ou pessoas que com eles ou para eles trabalham. 
E do outro lado? Pessoas (cidadãos comuns) buscando algum tipo de produto, normalmente alimentos. Para consumir ou revender. Esse mercado, caso esteja em situação de oferta, representa a disponibilidade ou oferta de muitos produtos colocados à venda pelos comerciantes, a um determinado preço e uma quantidade menor de pessoas interessadas em adquirir os produtos oferecidos. Dito de outra forma: muitos produtos sendo oferecidos, bem acima da quantidade de pessoas interessadas em comprá-los. 
Na situação inversa, em economia, dizemos que esse mercado estaria em situação de procura ou demanda se os produtos colocados à venda fossem em número bem menor ou inferior do que o interesse de compra por parte das pessoas interessadas que disputariam até mesmo um espaço físico para adquiri-los. Por exemplo, na pascoa faltar uma oferta de peixes conforme a procura ou necessidade das pessoas interessadas em adquiri-los
.
MERCADO DETRABALHO
A expressão ”Mercado de Trabalho” significa o espaço real ou virtual (uma vez que hoje existe o chamado mercado de trabalho eletrônico) de interações ou transações entre as pessoas que estão buscando um trabalho ou um emprego (ou por estar sem trabalho ou por querer mudar de atividade profissional) e as vagas ou oportunidades que estão sendo oferecidas pelas empresas, de acordo com o segmento econômico onde atuam e com as suas necessidades de novos profissionais ou trabalhadores. Ou dito de outra maneira, ”Mercado de Trabalho” pode significar o espaço de transações entre as pessoas que estão oferecendo sua competência (seus conhecimentos, formações e experiências profissionais) e as organizações que estão oferecendo as oportunidades ou vagas e buscando profissionais qualificados para preenchê-las, de acordo com o segmento econômico onde atuam.
O mercado de trabalho, como qualquer outro mercado, pode estar em situação de oferta ou em situação de procura. 
Como entender os mecanismos de oferta e procura relativos ao “Mercado de Trabalho” (MT)?
Conforme é possível compreender, o Mercado de Trabalho (MT) sofre contínuas alterações e mudanças, dependendo do comportamento de diversos fatores que estudaremos logo mais neste texto. Assim, o MT, em um dado período ou momento, pode apresentar-se em situação de OFERTA e em outros momentos, em situação de PROCURA.
Quando o Mercado de Trabalho está em situação de oferta? O que isso significa? 
Significa que, em função de aspectos ou fatores favoráveis (como por exemplo, o crescimento econômico do país e os conseqüentes investimentos na produção), as empresas vendendo e lucrando mais, podem estar oferecendo muito mais oportunidades de trabalho e emprego. Nessa situação, o mercado de trabalho (MT) apresenta muitas oportunidades de trabalho bem acima da procura por parte dos profissionais que compõem o chamado Mercado de Recursos Humanos (MRH), isto é, contingente de pessoas que estão em busca de um trabalho ou emprego. Há poucos candidatos qualificados e muitas vagas sendo oferecidas.
Mas o MT pode estar também estar em situação de procura. O que isso significa? 
Significa que, ao contrário da situação anterior e em função de aspectos ou fatores desfavoráveis, sejam eles políticos, sociais, econômicos e mesmo tecnológicos, as empresas estão oferecendo um número reduzido de vagas de trabalho e emprego, bem abaixo das necessidades do MRH. Há poucas vagas para muitos candidatos.
Graficamente, podemos representar estas duas situações da seguinte maneira:
Situação Mercado de trabalho Situação 
de oferta de procura 
de empregos de empregos 
___________________________________________________________ 
 O > P Oferta e Procura de empregos O < P 
Quais os impactos que as duas situações apresentam para os candidatos que estão buscando um emprego ou um novo trabalho? Como pensam e agem os candidatos quando o MT está em situação de OFERTA? E quando o MT está em situação de PROCURA?
 
MT em oferta: como há um excesso de vagas e de oportunidades de trabalho em relação a procura por parte de candidatos, os profissionais que estão procurando trabalho podem avaliar e escolher as empresas que oferecem as melhores oportunidades, os melhores salários e os melhores benefícios; negociam e reivindicam salários mais elevados; há mais possibilidades (para aqueles que estão empregados) de ocorrer rotatividade e troca de emprego e trabalho e os candidatos a emprego ampliam as exigências por melhores benefícios e condições de trabalho..
MT em procura: Como está ocorrendo uma escassez de vagas e de postos de trabalho e muitos candidatos em busca de uma vaga, há um aumento da concorrência os candidatos para conseguir as poucas vagas que surgem; redução das remunerações oferecidas porque alguns candidatos aceitam remunerações mais baixas, busca de postos de trabalho ou funções abaixo das qualificações disponíveis; menor rotatividade; maior permanência nos empregos/trabalhos. 
Mercado de Recursos Humanos é o mercado constituído de candidatos que estão buscando emprego ou trabalho, estejam trabalhando ou não. Para facilitar o entendimento, vamos denominá-lo de MRH.
MRH E OS MECANISMOS DE OFERTA E PROCURA
 O MRH se apresenta em situação de oferta quando, em comparação como uma ou mais oportunidades de trabalho que estão sendo oferecidas há muitos candidatos qualificados para preenchê-las. Assim, como vimos a competição entre os candidatos é muito maior e a tendência é que aceitem salários e benefícios abaixo das médias do mercado.
 O MRH se apresenta em situação de procura quando há poucos candidatos qualificados para as vagas ou oportunidades de trabalho que estão sendo oferecidas. Assim, a tendência é que os candidatos possam até escolher as empresas que desejam trabalhare negociar salários mais altos e melhores condições de trabalho. 
FATORES QUE INFLUENCIAM O MERCADO DE TRABALHO
O Mercado de trabalho (MT) é influenciado por inúmeros fatores que afetam negativa ou positivamente a oferta de vagas e oportunidades de emprego ou trabalho. 
Um destes fatores – considerado dos mais importantes - é o crescimento econômico que quando acontece tem a capacidade de gerar muitos empregos. Quanto mais cresce a economia de um país, maiores são os investimentos dos empresários, mais organizações produtivas surgem, e mais postos de trabalho são criados e oferecidos a sociedade. 
Outro fator que condiciona o MT é a qualidade das vagas e dos postos de trabalho oferecidos; quanto mais a empresa cresce, busca a modernização e se especializa, mais vagas qualificadas ela pode oferecer. 
A legislação trabalhista, em função dos encargos e tributos que incidem sobre a contratação de profissionais com carteira assinada, é criticada por ser uma força impeditiva na geração de oportunidades de empregos.
Prof. Pedro/agosto/18

Continue navegando