Buscar

ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano que objetiva estudar a educação da saúde do corpo integrado e suas implicações na formação básica do ser humano. É, também, um extenso campo de ações socioeducativas direcionadas às práticas humanas em relação ao movimento corpóreo, suas limitações e suas possibilidades. Portanto, pode-se afirmar que: Até algum tempo atrás, acreditávamos que a educação física deveria seguir o modelo das outras disciplinas escolares, isto é, um modelo de transmissão de conhecimento com avaliações quantitativas. Ainda bem que isso não ocorreu, pois, se a ideia tivesse sido posta em prática, os resultados relativos a essa disciplina seriam tão desastrosos quanto os de quase todas as outras. Porque, Atualmente, pensamos que a educação física deve, sim, estar na escola, mas não para repetir os equívocos das demais disciplinas. O objetivo de qualquer disciplina deve ser o de ensinar a viver em sociedade, pensando como sociedade, agindo como sociedade. Em nossa opinião, as oportunidades de agir individualmente não devem deixar de existir e de ser valorizadas, mas não podem ser exclusivas. (FREIRE, João Batista & SCAGLIA, Alcides José, 2003, p. 31-32). Marque a Afirmativa Correta:
		
	
	As duas asserções são falsas.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"O trabalho na área da Educação Física tem seus fundamentos nas concepções de corpo e movimento. No âmbito da Educação Física, os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, tais como os padrões de beleza e saúde, que se tornaram dominantes na sociedade, seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social e a atuação dos meios de comunicação em produzi-los, transmiti-los e impô-los". (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:
I - A vivências das práticas corporais, advindas das mais diversas manifestações culturais permite que se compreenda como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana.
II - As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.
III - Os conhecimentos sobre o corpo, seu processo de crescimento e desenvolvimento, que são construídos concomitantemente com o desenvolvimento de práticas corporais, ao mesmo tempo que dão subsídios para o cultivo de bons hábitos de alimentação, higiene e atividade corporal e para o desenvolvimento das potencialidades corporais do indivíduo.
		
	
	(B) É correta apenas a afirmativa II.
	 
	(E) São corretas as afirmativas I, II e III.
	
	(C) A afirmativa III é correta e as afirmativas I e II são incorretas.
	
	(A) A afirmativa I é correta e as afirmativas II e III são incorretas.
	
	(D) A afirmativa II é correta e as afirmativas I e III são incorretas.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia um fragmento da conversa de um professor com o coordenador pedagógico:
"Eu acho que ele avançou muito, mas tenho que reprovar, porque senão, no ano que vem, quando ele fizer uma prova, não vai se sair bem.O que o outro professor vai dizer? Que eu não ensinei nada."
No cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliado, o professor vai também aprendendo que:
 I. É preciso classificar para poder ensinar.
II.  Classificar ajuda a ensinar melhor e a aprender mais.
III. Classificar produz exclusão.
IV. Para ensinar é indispensável incluir.
Assinale a alternativa que contém afirmativas corretas.
		
	
	5 - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Educação Física Escolar como componente curricular deverá explicitar sua base de conteúdos e suas estratégias de ensino comprometidas com a prática da educação libertadora, como propunha Paulo Freire (1994) ao inovar o processo pedagógico, integrando à metodologia criativa os conhecimentos compartilhados na busca de significados comuns e de solução de problemas de ensino-aprendizagem, para além de "saberes específicos".
Tanto na educação, de um modo geral, como na Educação Física (ensino do fazer X ensino do saber), em especial, o currículo estrutura-se a partir da historicidade das ideias e das regras de raciocínio que organizam o conhecimento como construção social e produzem sistemas culturais que, no mínimo, abrangem as diferentes modalidades de política social. Porque, No plano político, percebe-se que a construção da identidade do profissional da Educação Física ainda é focada na formação do técnico desportivo sem ênfase na formação do(a) educador(a) como agente de transformação social. E a prática pedagógica da Educação Física Escolar ainda é fundada nas estruturas e nos movimentos rituais pouco dinâmicos no que diz respeito à função social da escola.
 Marque a afirmativa correta:
		
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Educação Física na escola passou a ter importância significativa ao avançar em suas concepções pedagógicas e, consequentemente, em suas ações no cotidiano. Tal avanço se deve, dentre outras questões, aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN,1998b) que apontavam a importância da disciplina em integrar os alunos na esfera da cultura corporal de movimento. Nesse sentido, o PCN indicou conteúdos que proporcionassem tais avanços que foram distribuídos em 3 blocos de conhecimentos: bloco 1 - esportes, jogos, lutas e ginásticas; bloco 2 - atividades rítmicas e expressivas; e bloco 3:
		
	
	atividades de cunho olímpico.
	 
	Conhecimentos sobre o corpo.
	
	formação de atletas.
	
	formação de alunos patrióticos.
	
	compreensão do funcionamento do corpo de forma biomecânica.
	
Explicação: Caderno Pedagógico, página 59 (Flinck, 2012)
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1998), os conteúdos são organizados em blocos que se interrelacionam e constituem-se como possíveis enfoques da ação do professor. Para garantir a coerência e a efetivação de objetivos, os professores devem levar em consideração os seguintes critérios para selecionar os conteúdos, EXCETO:
		
	
	Características da área.
	 
	Experiência do professor.
	
	Características dos alunos.
	
	Relevância social.
	
	Temas transversais.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o texto atual que trata da Educação Física no parágrafo 3º do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei Federal nº 9.394 de 1996, podemos entender que é facultativa a participação nas aulas, exclusivamente, aos alunos:
		
	 
	Trabalhadores; maiores de 30 anos de idade; que estiverem prestando serviço militar; acometidos por doenças infectocontagiosas; ou que tenham filhos.
	
	Que estiverem matriculados no turno noturno de ensino.
	
	Beneficiados por bolsas de estudo em virtude de projetos sociais do governo federal; de cotas raciais; ou com média superior a 5,0 no Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM.
	
	Que estiverem matriculados em cursos de pós-graduação.
	 
	Que estiverem matriculados em cursos universitários de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogos.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Durante a aula de Educação física o professor percebe que um aluno apresenta uma grande dificuldade em manusear objetos, e passar para os colegar em movimento, diante do exposto, qual das motricidades o professor terá que trabalhar mais intensamente com esse aluno?
		
	 
	Motricidade ampla manipulativa
	 
	Motricidade ampla locomotora
	
	Motricidade Ampla não locomotora
	
	Nenhuma das outras alternativas
	
	Motricidade fina

Continue navegando