Buscar

Prévia do material em texto

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 
Identificação da Empresa:
Nome: Valdemir da Costa Jacomini
Bairro: Vila Progresso
CEP: 79.825-040
Endereço: Rua Monte Alegre, 2095
Cidade: Dourados - MS
Telefone: 3422-2008
Área na empresa onde foi realizado o estágio: Campo
Data de início: 04/02/2015
Duração em horas: 4 horas diárias
Nome do profissional responsável pelo estágio: Valdemir da Costa Jacomini
Endereço da obra: Rua Ciro Melo, 986
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1. CONCRETAGEM DE VIGAS E LAJE
3. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Na vida acadêmica temos contato com diversos assuntos em sala de aula. Porém, a concretização do aprendizado só é realizada quando complementamos a teoria com o conhecimento prático. No caso da Engenharia, para que a interação da teoria com a prática aconteça, a visita às obras e o contato com a rotina do profissional são fundamentais.
O meu estágio está sendo realizado no local da obra, onde acompanho a execução dos serviços e etapas de um prédio residencial de seis pavimentos mais subsolo, com área total a ser construída de 2726,37 m² e área do terreno de 900 m².
Minha atividade consiste em acompanhar todos os serviços que estão sendo executados, a saber: projetos que estão sendo executados, profissionais que estão presentes na obra e materiais que estão sendo empregados na construção.
Na última semana acompanhei a concretagem das vigas e laje do pavimento térreo. Os pilares já estavam concretados.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1. CONCRETAGEM DE VIGAS E LAJE
Antes de iniciar a concretagem foram conferidas as armaduras das vigas e lajes. A concretagem foi iniciada logo pela manhã, às 7:00h e foi finalizada em torno da 13:00h do mesmo dia. As tábuas das formas foram molhadas abundantemente para que desaparecessem as pequenas frestas e aberturas, com o inchamento da madeira e para que a madeira não sugue a água a ser utilizada no concreto, prejudicando a cura do mesmo. O concreto utilizado foi usinado bombeado, lançado com caminhão bomba, no traço 1:3:3 de cimento, areia grossa e brita. Foram necessários 15 caminhões, sendo no total 116 m³ de concreto. Havia um funcionário com vibrador fazendo o adensamento do concreto. No mesmo dia da concretagem, a laje e as vigas foram molhadas novamente às 17:00h. As formas ainda não foram retiradas, pois se deve aguardar pelo menos 7 dias, tempo mínimo de cura do concreto.
Em contato com o mestre de obras, ele ainda expôs o seguinte cuidado:
- As formas precisam estar bem escoradas, travadas e vedadas para não haver desperdício de concreto.
 
3. CONCLUSÃO
Depois de aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade, juntamente com a pesquisa em livros didáticos e normas sobre o assunto, concluímos que a concretagem executada na obra está de acordo com a boa técnica e com as normas contidas na ABNT - NBR 6118 e NBR 7212.
Deve-se ressaltar que a conferência da ferragem dos elementos estruturais, bem como o correto nivelamento e travamento das formas são fundamentais para que a concretagem obtenha êxito. O acompanhamento do engenheiro/arquiteto e a plena atenção do mestre de obras e dos funcionários envolvidos no processo são aspectos muito relevantes.
REFERÊNCIAS
YAZIGI, Walid. A Técnica De Edificar. (SindusCon São Paulo).Disponível em: Livro 10ª Edição PINI. Acesso em: 14 de abril de 2015.
ABNT – NBR 6118 /2004. Válida a partir de 30.03.2004 - Projeto de estruturas de concreto -Procedimento. Acesso em 14 de abril de 2015.
ABNT – NBR 7212 /1984. Válida a partir de dez/1984 - Execução de Concreto Dosado em Central. Acesso em 14 de abril de 2015.
BORGES, Alberto de Campos. Prática das Pequenas Construções (Editora Edgard BlücherLtda). Disponível na 8ª Edição. Acesso em 14 de abril de 2015.

Mais conteúdos dessa disciplina