Buscar

Educação Física: Atuação e Importância

Prévia do material em texto

São José dos Campos, SP
1°Semestre-2017
Sumário
1. Introdução 3
2. O que é educação física? 4
3. A atuação do profissional da educação física 5
 3.1 Áreas de atuação do profissional da educação física 5
 3.2 O papel do profissional nas diferentes áreas de atuação 5
 3.3 A função social do profissional de educação física 7
4. Escola: ambiente educacional 8
5. Educação física, em busca do professor ideal 9 
6. Conclusão 10
7. Referências Bibliográficas 11
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo entender de uma forma mais critica o que é Educação Física diferença entre a disciplina e o esporte, muitas vezes não conhecido pelas pessoas, a atuação do profissional nas suas diferentes áreas e o modo em que são realizadas. O ambiente educacional importância física e seu impacto no rendimento acadêmico.
Abordamos também a importância do professor perante a sociedade que vivemos e a busca pelo profissional ideal, aquele que consiga realmente fazer a diferença na vida das pessoas.
2. O QUE É EDUCAÇÃO FISICA
Para entendermos o que é Educação Física é necessário compreender que a educação é um processo dinâmico que muda de tempos em tempos em função da evolução cultural do homem.
Felshin (1972) definiu Educação Física como o movimento humano, mas em todos movimentos em propriamente dito e sim atividades físicas com grandes esforços musculares exercícios físicos em brincadeiras, jogos e como funcionamento do corpo humano.
Já para Baley e Field (1976) são processos de aprendizagens e adaptações orgânica, intelectual, social, cultural, emocional e estética.
Quando pensamos em Educação Física muitas pessoas realizam a ligação direta com o esporte, mas não sabem exatamente o verdadeiro significado e o que o profissional da área realiza. O mais engraçado ou triste é que alunos que estão cursando, são formados no nível superior ou até mesmo graduado e não conseguem responder uma simples pergunta como essa.
O esporte refere-se a diversas modalidades que são organizadas, é uma atividade física que envolve regras, geralmente competições entre participantes, como por exemplo Basquete, Handebol, Vôlei.
Já a Educação Física é um campo com extensas ações, o princípio básico é o movimento simples humano, é o conjunto de atividades planejadas e estruturadas, que explora e estuda a capacidade física. O objetivo é melhorar o condicionamento físico sem dúvidas, mas também se preocupa com o lado social, mental, emocional e retarda patologias através de atividades físicas bem orientadas.
Definimos então que Educação Física é todo conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos
3. A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL NA AREA DE EDUCAÇÃO FISICA
3.1 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O campo de atuação do profissional em Educação física é extenso e diversificado, é especialista em atividades físicas nas suas diversas manifestações. Conforme lei n° 969698/98, que além de regulamentar a atividade do profissional de Educação Física, define quais são as prerrogativas da profissão e os locais de intervenção.
Treinamento Desportivo
Preparação Física
Avaliação
Recreação
Orientação de Atividades Físicas
Condicionamento físico
Performance
Ensino
Grupos especiais
Social
Turismo ecológico
3.2 O PAPEL DO PROFISSIONAL NAS DIFERENTES AREAS DE ATUAÇÃO
Atua utilizando conhecimentos técnicos para desenvolver treinamentos em diversas atividades desportivas no mercado formal e informal, proporcionando aprimoramento técnico e tático.
Atua aplicando métodos de treinamento que permitam aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento físico e o desempenho físico de indivíduos.
Atua em laboratórios ou no campo prática de intervenção com o objetivo de avaliar o condicionamento físico, componentes funcionais e morfológicos, e a execução técnica de movimentos para orientar o condicionamento e rendimento físico e técnico de indivíduos
Atua desenvolvendo e aplicando atividades físicas de caráter lúdico e recreativo, promovendo ou restabelecendo as perspectivas de lazer ativo, bem-estar psicossocial e as relações socioculturais da população.
Atua aplicando técnicas motoras para par aperfeiçoar, orientar e ministrar exercícios físicos, buscando aprimoramento do funcionamento fisiológico e do condicionamento e desempenho corporal, promovendo: o bem-estar e estilo de vida ativo, a educação, a expressão e estética do movimento, prevenção de doenças e manutenção das boas condições de vida e saúde
Auxiliando na realização de exercícios individuais como personal trainer, ou em clubes, academias de ginástica ou empresas para melhorar a saúde física das pessoas.
Orientando atletas e equipes esportivas nos treinos e preparação para competição, de forma individual ou como parte de equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros profissionais.
Dando aulas nos ensinos fundamental e médio (desde que tenha licenciatura em Educação Física)
Instruindo e acompanhando gestantes, idosos, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes
Desenvolvendo e implantando projetos sociais através do esporte
Coordenando atividades ao ar livre, como rapel, escalada, trekking, montanhismo, exploração de cavernas, entre outras
3.3 A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Quando falamos do lado social que o professor de Educação Física possui, muitas pessoas não conseguem enxergar, tem a visão somente para o lado biológico e não a responsabilidade e influencia social da mesma.
Barrios (1970) entende que educação física e um papel importante na formação global da personalidade da criança e adolescente, assegurando autonomia individual e sua integração no meio social, utiliza como meio no processo educacional várias possibilidades como exercícios físicos, jogos, que não é somente voltada para o lado biológico, mas também social.
Podemos entender que o professor de educação física tem como função proporcionar aos seus alunos meios em que conheça seu corpo suas habilidades, capacidade e dificuldades, ele é responsável por ajudar toda parte motora do aluno.
A parte motora junto com o lado cognitivo vai desenvolver capacidade para possuírem flexibilidade diante das situações difíceis que a vida vai apresentar, trabalhar em equipe, saber perder, superar limites e sabedoria para fugir dessas situações.
A parte motora da Educação Física pode ajudar até mesmo em um problema de timidez, ajuda consideravelmente na interação como o ser social. Em muitos casos é notório esse problema ser detectado em pessoas que não conseguiram desenvolver esse lado motor, um dos grandes exemplos da função social do profissional de educação física.
4. ESCOLA AMBIENTE EDUCACIONAL
A educação no Brasil sempre foi conhecida por uma tendência elitista e excludente, durante o período colonial entre os anos 1954 a 1759, as principais escolas foram fundadas pelos religiosos, padres e jesuítas. 
O papel da escola se modificou ao longo dos anos, a sociedadeem que vivemos hoje em dia requer cada vez mais pessoas preparadas para lidar com o mundo dinâmico que se transforma todos os dias. Essa mesma sociedade devido essas grandes alterações e avanços nas descobertas cientificas tecnológicas, industrialização e consequentemente aumento de desigualdade social, precisa de pessoas que intervenham de forma modificadora em sua realidade. Dentre esse contexto Cortella (1999) aponta para necessidade da escola contribuir na formação de sujeitos que transformem a sociedade em que vivem, segundo o autor a escola precisa apontar a contradição das injustiças sociais, assumindo como uma função de servidora, atuar em prol da formação de sujeitos críticos, conscientes e participativos. Para Alcarão (2003), o ambiente educacional deve ser uma comunidade educativa e pensante, conduzindo um sistema de aprendizagem e formação, constituída por alunos sendo os professores e pais encarregado de educar.
Podemos entender que a função social da escola é desenvolver potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, para se tornar um cidadão, influente na sociedade em que vivem. O ambiente educacional é onde indivíduo está sujeito a oportunidades de aprendizagem, construído por alunos, professores, é um conjunto de fatores que cercam o indivíduo que nele estão inseridos quando vivencia os processos de ensino.
O ambiente educacional pode ter impacto no seu rendimento acadêmico, na satisfação com o processo educativo assim como para sua vida inteira, é necessário dar atenção necessária para o espaço físico pois serão nesses espaços que a elaboração do conhecimento, criatividade e objetivos do professor tomarão forma.
5. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EM BUSCA DO PROFESSOR IDEAL.
Segundo (Costa 1992) o mundo atual caracteriza-se pela velocidade das mudanças e pelo progresso, derivado das inúmeras descobertas no campo cientifico que ocasiona um avanço tecnológico. Dentro deste contexto, o educador tem a incumbência da capacitação de recursos humanos para área de educação. Autores como Pereira (1994) atribuem a grande importância do professor, a sua responsabilidade pedagógica e capacidade didática.
Para Xavier (1995) a concepção do que é ser um bom professor já passou por diversas fases durante a evolução das pesquisas sobre eficácia pedagógica.
Para Pimenta (1997) não é uma questão apenas, de condições pessoais, o conhecimento das diversas e contraditórias realidades escolares vai possibilitando que se coloquem as bases do que é ser bom professor.
A postura do professor de Educação Física deve variar em função das características de seus alunos, o bom professor ajuda seus alunos a aprender e entender e mostrar a importância de sua disciplina.
O professor de Educação Física jamais pode ter como principal objeto deixar seus alunos com o corpo mais bonito, musculoso pensar somente no lado da estética.
Assim como todo professor primeiramente deve estar preparado para lidar com pessoas, algo que todos nós sabemos que não é uma missão simples, por isso comunicação, paciência são essências para o profissional ideal.
O professor ideal tem que possuir plena ciência que a sua profissão envolve riscos de vida humana, assim como medicina, enfermagens. Uma displicência de um doutor na hora de fazer uma operação pode custar a vida assim como o professor de educação física pode causar serias lesões, danos físicos ou também a vida com exercícios inadequados. É de extrema importância, clareza, sabedoria e seriedade para lidar com educação física principalmente com a responsabilidade de outra vida em suas mãos, não existe segunda chance em muitos erros, causadas por falta de conhecimento da área de atuação.
O bom professor é aquele que em sua atuação cotidiana mostra como características didáticas, domínio do conteúdo, sendo criativo, respeitador e gostando do que faz.
6. CONCLUSÃO
Concluímos que a Educação Física é de extrema importância para vida de todas as pessoas, se exercitar regularmente pode ser um dos maiores remédios para manter uma vida saudável e prolongar o seu tempo de existência. 
O profissional de Educação Física possui inúmeras áreas para atuação, porem todos sabemos o grande desafio que é a busca para encontrar o profissional ideal, honesto, inovador, ético e que possa fazer a diferença na vida das pessoas.
Podemos citar o exemplo de um professor do ensino fundamental que simplesmente, deixa seus alunos jogando bola da maneira como querem, sem dúvidas nessa exata ação os alunos podem enxergam a Educação Física como uma simples recreação, não se importando e não sabendo que assim como outra matéria qualquer, é cheia de conhecimentos que podem trazer inúmeros benefícios.
O estímulo do exercício deve ser trabalhado desde criança, para formação do indivíduo, por isso tamanha importância da Educação Física e seu profissional.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
http://www.educacaofisica.com.br/carreiras2/empreendedor-individual/educacao-fisica/
Educação Física Escolar Desafios e Propostas I / Evandro Carlos Moreira (2009)
Didática e Formação de Professores / Selma Garrido (2000)
Formação Profissionalidade e Prática Docente/ Isabel Melero Bello

Continue navegando