Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE FARMACOLOGIA 
QUESTÃO 1: Dois pacientes apresentaram intenso efeito sedativo ao fazerem uso do ansiolítico DIAZEPAM. Sabendo-se que o primeiro sofre de hepatite e o segundo sofre de insuficiência renal, como explicar estes efeitos potencializados?
QUESTÃO 2: A ISONIAZIDA é uma droga que tem a capacidade de bloquear o metabolismo de qualquer droga associada a ela. Diante disso, o que esperar do efeito anti-hipertensivo do propranolol, caso o mesmo seja tomado juntamente com a ISONIAZIDA? 
QUESTÃO 3: Paciente, ao fazer uso de uma substancia entorpecente proibida, fez uso de um diurético chamado furosemida. Desta forma, qual a estratégia usada pelo paciente?
QUESTÃO 4: Paciente fez uso de um ansiolítico chamado BROMAZEPAM, cuja resposta apresentada foi de um intenso quadro de insônia e agitação. Diante dos conceitos em farmacodinâmica, qual o fenômeno apresentado pelo paciente?
Tolerância
Intolerância
Taquifilaxia
Idiossincrasia
hipersensibilidade
QUESTÃO 5: Quais situações abaixo representam, respectivamente, aumento e redução da meia vida farmacológica?
Doença hepática e febre alta
Diarreia e cirrose
Insuficiência renal e inverno
Febre alta e diarreia
Cirrose e insuficiência renal
QUESTÃO 6: Por que em jejum, ao consumirmos bebidas alcoolicas, aceleramos o processo de embriaguez? 
QUESTÃO 7: Paciente apresentou um efeito antipsicótico intenso, porém pouco duradouro, ao fazer uso de um antipsicotico chamado amplictil (clorpromazina). Sabendo-se que este paciente está com níveis reduzidos de albumina, como explicar este processo?
QUESTÃO 8: Na família, pai e filho apresentam crises convulsivas. O pai faz uso de GARDENAL 100mg, o filho faz uso de GARDENAL GOTAS (40mg). Desta forma, apresente duas justificativas para que a dose da criança seja inferior à dose do pai.
QUESTÃO 10: Como a presença do álcool pode reduzir o efeito das medicações?
QUESTÃO 11: Como diferenciar droga de fármaco e medicamento?
QUESTÃO 12: O que esperar da biodisponibilidade da ASPIRINA, caso seja associada a umadroga que inibe o efeito de primeira passagem da mesma?
QUESTÃO 13: Sabendo que o cigarro retarda o esvaziamento gástrico, o que esperar da absorção do cetoprofeno, droga alcalina?
Respostas
Nas condições apresentadas, não houve o efeito de primeira passagem, ou seja, o fármaco não foi metabolizado pelo fígado do paciente devido ao dano fazendo com que a droga chegue em uma maior quantidade no organismo. 
Para o segundo paciente, devido a insuficiência renal, há uma menor taxa de eliminação do fármaco, gerando assim um aumento de sua concentração no organismo.
 CORRETO
Sendo uma droga de inibição enzimática, a isoniazida vai impedir o metabolismo do propranolol, diminuindo o metabolismo e a excreção tendo maior concentração do propranolol.
CORRETO, FALTOU FALAR QUE, COMO É UM ANTI-HIPERTENSIVO, O AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DO PROPRANOLOL DESENCADEARÁ UMA HIPOTENSÃO
O paciente optou em tomar um diurético por proporcionar uma ação onde as substâncias ingeridas são eliminadas de forma mais rápida.
CORRETO
Taquifilaxia
CORRETO
Doença hepática e febre alta;
CORRETO
Em jejum, o álcool chega no estômago e logo é transferido para o intestino delgado onde há a absorção para a corrente sanguínea. 
POR QUE? FALTOU DIZER QUE, O ALCOOL ALCALINO NO INTESTINO ALCALINO, ELE FICARÁ NÃO IONIZADO, SENDO MELHOR ABSORVIDO
O paciente que se encontra com baixos níveis de Albumina, o fármaco se encontrará livre no organismo, em maior quantidade, então terá um tempo de permanência menor, já que, quanto maior o percentual de um fármaco ligado a albumina, maior será o tempo de permanência no sangue.
FALTOU FALAR O PQ DO EFEITO INTENSO...NESTE CASO, O AUMENTO DO FARMACO LIVRE FAZ COM QUE ELE VÁ EM MAIOR QUANTIDADE PARA O ORGAO ALVO, OCASIONANDO EFEITO POTENCIALIZADO...POREM POUCO DURADOURO CONFORME VC JÁ EXPLICOU ACIMA
Justificativa 1: A idade. Crianças apresentam o fígado imaturo, logo, ocorre diminuição do metabolismo e excreção do fármaco e aumento da sua concentração no sangue.
Justificativa 2: Peso corporal
CORRETO
O álcool é um indutor metabólico, ou seja, irá aumentar o metabolismo de substâncias no sangue e excreção, diminuindo consequentemente a contração da droga.
CORRETO
 Droga é toda substância capaz de produção efeito no organismo. 
O fármaco é a substância química extraída e isolada de uma droga capaz de produzir efeito farmacológico.
Medicamento é um fármaco com propriedades benéficas, e tem obrigatoriamente princípios ativos. 
CORRETO
 Inibindo o efeito de primeira passagem da aspirina, uma maior concentração dessa droga alcançará a corrente sanguínea. 
CORRETO
 Uma droga alcalina como o cetoprofeno, em ambiente ácido, não é bem absorvida. 
PQ AMBIENTE ACIDO? FALTOU FALAR QUE O CIGARRO, POR RETARDAR O ESVAZIAMENTO GASTRICO, APRISIONOU A DROGA NO ESTOMAGO...DROGA ALCALINA NO ESTOMAGO ACIDO SOFRE IONIZAÇÃO, SENDO POUCO ABSORVIDO
VC ESTÁ ESQUECENDO DE LEMBRAR DROGA IONIZADA E NÃO IONIZADA

Mais conteúdos dessa disciplina