Buscar

Aula 5 Educação profissional A matriz teórica das propostas emancipatorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Profissional
Aula 5 A matriz teórica das propostas emancipatórias
		1.
		Marque V ou F em relação aos aspectos relacionados ao conceito de competência
(   ) está centrada no indivíduo
(   ) possui propriedades estáveis
(   ) está centrada no desempenho
(   ) refere-se à capacidade real de chegar a resultados
(   ) é dada apenas pelo saber resultante da experiência e da formação
 
Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta das suas respostas:
	
	
	V, F, V, V, F
		2.
		Philippe Perrenoud defende a ideia de que a competência surge na escola como resposta ¿a um problema antigo: o de transferir conhecimentos¿. Nessa afirmação, ele critica a escola porque esta não faz uma ligação dos conhecimentos transmitidos com a própria vida do educando. Nesse contexto, o conceito de competências significa:
	
	
	É o saber prático voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias à resolução de problemas cotidianos, bem como àqueles saberes valorativos relacionados ao saber conviver;
		3.
		Em relação ao conceito de competência é possível afirmar que:
I) Competência é inseparável da ação
II) Competência envolve a capacidade de resolver problemas em uma dada situação
III) Competências têm propriedades instáveis
IV) Competências devem ser submetidas à prova
 
Assinale a opção correta:
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
		4.
		A organização tradicional dos currículos de educação profissional divide o estudo da profissão em dois momentos: o primeiro de natureza teórica, de formação básica ou geral, e o segundo de formação específica, vinculado à área de atuação profissional, marcando diferentes níveis de aprendizagem e deslocando a dimensão da prática profissional para o segundo momento da formação. Em uma perspectiva emancipatória, defende-se um currículo que
	
	
	estreite a articulação entre conhecimentos teóricos e práticos
		5.
		A adoção do conceito de competência de uma forma acrítica traz alguns riscos para a formação profissional dos trabalhadores. O principal risco é o desenvolvimento de uma visão adequacionista da formação, voltada para o atendimento exclusivo das necessidades:
	
	
	do mercado e das empresas
		6.
		A adoção do conceito de competência de maneira acrítica pode implicar em alguns riscos, entre eles: I. Visão adequacionista da formação, voltada para o atendimento exclusivo às necessidades da reestruturação econômica e às exigências empresariais. II. Abordagem individualizada e individualizante que se faz dela. III. Preocupação com o produto (resultados) e não com o processo de construção das competências. Estão CORRETAS as alternativas:
	
	
	I, II e III;
		7.
		É característica do ¿Modelo Japonês¿:
	
	
	Requer a participação do cérebro do trabalhador, que passa a ter mais participação em todo o processo de trabalho, com tarefas diversificadas.
		8.
		Como formações históricas determinadas, que articulam de diferentes modos os processos produtivos e as relações sociais, definindo padrões de racionalidade específicos, aqui se ressalta as concepções e racionalidades no mundo de trabalho que atuam como pano de fundo nas questões presentes hoje no rumo da Educação Profissional. Assinale a alternativa INCORRETA, que não define a concepção Racionalista:
	
	A capacidade inata de aprender é vista como variável, porque, dependendo do seu sistema mental, o indivíduo pode tê-lo desenvolvido muito bem ou não.
	
	
	
	Nesta concepção, o papel do professor e da sociedade em si, nos diversos campos de atuação, é de organizar o conteúdo e as ações.
	
	
	Indica a possibilidade de revalorização do trabalho a partir das brechas de participação mais autônomas e criativas em seus espaços.
	
	
	O sujeito já traz uma capacidade inata para aprender. Quando não aprende, é considerado incapaz.
	
	Sua aprendizagem também estará relacionada à maturação biológica, só podendo aprender determinados conteúdos quando tiver a prontidão necessária para isso.
		1.
		Na atualidade, num contexto de desemprego crescente e de redução das possibilidades de influência nas decisões políticas, cabe defender para a educação profissional nova agenda curricular. Cabe assim propor um currículo orientado para a construção de uma proposta de educação profissional efetivamente emancipatória, que inclua: I. A discussão das formas de poder manifestas no capitalismo contemporâneo, tais como as ligadas: à etnia, à raça, ao gênero, à sexualidade. II. Uma visão abrangente e crítica do trabalho e da sociedade capitalista. III. O acesso democrático às novas (e velhas) tecnologias e ao seu conhecimento IV. A garantia de uma formação integral, que articule conhecimentos científicos, técnicos, tecnológicos, desenvolvendo as potencialidades do sujeito. Assinale a opção correta:
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
		2.
		Entende-se por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para:
	
	
	o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.
		3.
		Para a realização de um trabalho de educação profissional baseado numa concepção da nova pedagogia, denominada de pedagogia das competências ou toyotista, que tem por finalidade formar profissionais flexíveis, capazes de dinamismo, eficiência e de lidar com as incertezas. Para essa pedagogia outras características também são fundamentais, são elas: I) Centralidade na idéia do esforço individual. II) Mudar do eixo da memorização para o desenvolvimento de competências cognitivas superiores. III) Fraccionar as etapas do processo produtivo de modo que sejam desenvolvidas tarefas memorizadas e repetitivas. IV) Adotar métodos como os projetos e o método de solução de problemas, que estimulam o aluno a pensar, a pesquisar, a resolver situações desafiadoras. Assinale a opção correta:
	
	
	V, V, F, V
		4.
		A partir da década de 70 devido as crises econômicas decorrentes da elevação do preço do petróleo e da matriz energética, o Brasil procurou produzir os produtos necessários substituindo as importações. Necessitou de mão de obra especializada e cada vez mais competente para o desempenho das atividades. Esse fenômeno impactou na predominância do sistema:
	
	
	
	
	
	Neoliberal
		3.
		O trabalho é uma atividade social central para garantir a sobrevivência de homens para garantir a sobrevivência de homens e mulheres e para a organização e o funcionamento das sociedades(Manfredi, 2002).¿ 1.Sobre o capitalismo, o trabalho e os trabalhadores na era industrial, assinale com um X as afirmativas corretas:
	
	nos anos 90, ocorreu a passagem da dinâmica industrial centrada no mercado interno para a inserção competitiva na economia mundial.
	
	os trabalhadores assalariados podem ser divididos em grupos: nível elevado de escolaridade; dirigentes e postos subordinados. Esses grupos estão relacionados com as diferentes ocupações econômicas.
	
	os processos produtivos passam a ser orientados ao invés do caráter qualitativo das tarefas manufatureiras para um processo encaminhado para economia de tempo.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	a passagem do século XVIII para o XIX favorecem o aparecimento da grande indústria, do trabalhador livre e assalariado.
		5.
		O fordismo entendido como um paradigma tecnológico caracterizou-se pela presença da grande empresa e pela estrutura oligopólica, e foi marcado pelo uso da máquina em grandes unidades produtivas e pela incorporação de grandes massas de trabalhadores A estrutura produtiva fordista que se consolidou no pós-guerra apresentou algumas características, COM EXCEÇÃO DE:
	
	crescimento internacional daprodução e da produtividade
	
	aumento da participação do emprego industrial e nos serviços
	
	presença da indústria como centro que se irradia para os demais setores da economia
	
	
	incorporação das fontes sólidas de energia como o carvão
	
	queda da participação do emprego agrícola
		7.
		A globalização e o processo de reestruturação produtiva colocam em questão o conceito de qualificação do trabalhador para desenvolver tarefas para o posto de trabalho. Agora trata-se de adotar o conceito de qualificação real do trabalhador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades oriundas de várias instâncias. Entre elas estão presentes as competências provenientes:
I) da formação geral (conhecimento científico)
II) da formação profissional (conhecimento técnico)
III) da experiência de trabalho e social (qualificações tácitas)
Assinale a opção correta:
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
		8.
		(FGV-2015) - Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:
	
	
	
	Habilidade = saber fazer / Atitude = ser.

Continue navegando