Buscar

Resposta estudo de caso módulo B Fase II


Prévia do material em texto

DISCIPLINAS Estética PP: Artes Visuais - Digital TEMA Vídeo arte 
PROBLEMA Em uma sala de aula de segundo ano do Ensino Médio, o professor de Arte, apresenta à sua turma, o tema a ser desenvolvido: “vídeo arte”. Expõe pequenos vídeos de Gary Hill e vinhetas da MTV para apreciação dos alunos e promove uma conversa de forma contextualizada sobre esta linguagem artística. Para surpresa do professor, alguns alunos mostram se resistentes quanto a aceitação desse trabalho como uma forma contemporânea e criativa de se fazer arte. Para alguns, trata-se apenas de execução técnica de recursos tecnológicos. Faltava a eles a compreensão desta linguagem como a justaposição de objetos, sons, movimentos e luzes e de que esta forma de fazer arte vai além da publicidade e de imagens meramente televisivas. A professora apresenta então outro vídeo, um documentário, sobre o tema proposto.
 QUESTÃO ORIENTADORA
 •. Quais estratégias poderiam ser utilizadas para os alunos pudessem perceber a vídeo arte como ampliação do pensar a representação? 
•. Como fazê-los compreender a riqueza e a importância dessa linguagem artística numa sociedade tão ligada à tecnologia? *Responda as questões em uma única resposta texto.
R: A tecnologia não necessariamente é ou deve ser um obstáculo para isto, faze-lo por meio de mídias virtuais não é um obstáculo, ajudando no processo de pesquisas de imagens. No que diz respeito à abordagem das imagens em movimento no âmbito específico do ensino da arte, o que predomina são as práticas com animação, integrando as tecnologias digitais. Sabemos que a visualidade é, na atualidade, um espaço de significação que confere ao ser humano maior poder de atuação e transformação na sociedade, considerando, por exemplo, uso da fotografia e do vídeo nas redes sociais, no jornalismo e nos aparelhos eletrônicos integrados a vida cotidiana. A percepção da produção imagética como uma possibilidade de contestação, descoberta de novos olhares e subjetivação e tem levado a arte educadores a defesa da inclusão das imagens tecnológicas e dos produtos da cultura visual no espaço escolar.