Buscar

SIMULADO AULA 03

Prévia do material em texto

(MP/SP 83º) É correto reconhecer, que na falta de ascendentes e descendentes, a sucessão será deferida totalmente ao cônjuge sobrevivente, se ao tempo da morte do outro a sociedade conjugal não estava dissolvida. Diante de tal assertiva será acertado afirma que:
		
	
	se o cônjuge sobrevivente vier a concorrer com o genitores do de cujus, tocar-lhe-á metade da herança, se apenas com um descendente do primeiro grau, um terço; se com ascendentes de grau maior, também a metade.
	
	separado apenas de fato o casal quando da morte de um dos cônjuges, e estando cada um deles convivendo com terceiro na época do falecimento, essa circunstância mostra-se como sendo intransponível obstáculo para a obtenção do direito sucessório.
	
	no regime da separação obrigatória, o cônjuge sobrevivente figurará como meeiro e poderá, outrossim, ser herdeiro concorrente, por não haver impedimento legal nesse sentido.
	
	na hipótese de o casamento ter sido celebrado sob o regime da comunhão parcial, e não possuindo o morto bens particulares, o cônjuge sobrevivente participa da herança, sem direito à meação.
	 
	quando em concurso com descendentes, o cônjuge sobrevivente só participará da herança do outro se o regime de bens for o da separação voluntária, ou da comunhão parcial de bens quanto aos bens particulares do morto, ou seja, aqueles que não entram na comunhão.
	
Explicação:
DIAS, Maria Berenice. Direito das Sucessões. São Paulo: Revista dos Tribunais.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(TJ/MS 2015) É correto que no direito de representação, considerado como instituto do direito das sucessões,
		
	
	quando houver mais de um representante concorrendo à sucessão por estirpe, a herança caberá ao mais velho.
	 
	há direito de representação na linha reta descendente, mas nunca na ascendente.
	
	não há direito de representação na linha transversal.
	
	o renunciante à herança de uma pessoa não poderá representá-la na sucessão de outra.
	
	o descendente do herdeiro excluído da sucessão não poderá herdar representando o excluído.
	
Explicação:
há direito de representação na linha reta descendente, mas nunca na ascendente.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a vocação hereditária, preceitua o Código Civil:
		
	
	Não podem ser nomeados herdeiros nem legatários, entre outros, a concubina do testador casado, salvo se este, sem culpa sua, estiver separado de fato do cônjuge há mais de um ano.
	 
	Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da morte do ¿de cujus¿.
	
	São anuláveis as disposições testamentárias em favor de pessoas não legitimadas a suceder, quando simuladas sob a forma de contrato oneroso, ou feitas mediante interposta pessoa.
	
	Na sucessão legítima podem ainda ser chamados a suceder os filhos, ainda não concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivo este ao abrir-se a sucessão.
	
	Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da abertura do testamento cerrado.
	
Explicação:
d) (Errada, o correto são 5 anos). e) (Errada, são nulos, não anuláveis).
Questão correta:
A legitimação pra suceder esta expressa no artigo 1.798 do Código Civil, verbis:
¿Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da abertura da sucessão¿.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A respeito da sucessão legítima, assinale a opção INCORRETA (OAB/RJ 37º Exame da Ordem) (Adaptado)
		
	
	O cônjuge sobrevivente, casado pelo regime da separação obrigatória, concorre com os ascendentes na herança do cônjuge falecido.
	
	A existência de herdeiros na classe dos descendentes afasta da sucessão os ascendentes;
	
	O consorte supérstite herdará a totalidade da herança na ausência de descendentes e ascendentes;
	 
	Os herdeiros colaterais são herdeiros necessários;
	
	Na união estável, não tendo o de cujus descendentes, mas somente ascendentes, o convivente sobrevivo concorrerá, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da convivência, a um terço do montante hereditário.
	
Explicação:
Os herdeiros colaterais são herdeiros necessários;
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O art. 1.846 do Código Civil prevê que pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima. São herdeiros necessários:
		
	 
	os ascendentes, os descendentes e o cônjuge.
	
	os ascendentes, os descendentes e os colaterais.
	
	apenas os ascendentes e descendentes.
	 
	os ascendentes, os descendentes, o cônjuge ou companheiro.
	
	os ascendentes, os descendentes, o cônjuge ou companheiro e os colaterais.
	
Explicação:
Art. 1.845. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Porém o art. 1.790 do CC foi declarado inconstitucional pelo STF, determinando que ao companheiro sejam garantidos os mesmos direitos deferidos aos cônjuges.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(2008 ¿ CESPE - PGE-PB) Quanto ao direito de sucessão, assinale a opção correta.
		
	 
	Os herdeiros necessários, objetivando garantir o princípio da intangibilidade da legítima, têm o direito de exigir colação, só se operando a dispensa desse dever por expressa e formal manifestação do doador, que pode determinar que a doação ou ato de liberalidade recaia sobre a parcela disponível de seu patrimônio.
	
	Ocorre o direito de acrescer quando, realizada a renúncia da herança, são chamados parentes do renunciante a sucederem em todos os direitos em que ele sucederia se não houvesse renunciado à herança. Não havendo descendentes, serão chamados os herdeiros da classe seguinte, isto é, os ascendentes, o cônjuge ou companheiro sobrevivente, ou os colaterais.
	
	Os bens de uma pessoa que falece e deixa avô materno e filhos do avô paterno premorto serão herdados unicamente por estes, por serem eles descendentes de parentes da mesma classe.
	
	Na sucessão legítima, o cônjuge ocupa a condição de herdeiro necessário e, qualquer que seja o regime matrimonial de bens, concorrente com os descendentes do falecido.
	
	O autor da herança só pode excluir de sua sucessão herdeiro colateral, por meio de testamento e em virtude de comprovada indignidade desse herdeiro.
	
Explicação:
Questão que abrange regras de sucessão, a despeito da legítima, aceitação
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo o Código Civil de 2002, em relação à ordem da vocação hereditária na sucessão legítima, assinale a assertiva INCORRETA.
		
	
	A sucessão legítima defere-se ao cônjuge sobrevivente, casado no regime de comunhão parcial de bens, em concorrência com os descendentes do cônjuge falecido somente quando este tiver deixado bens particulares. A referida concorrência dar-se-á exclusivamente quanto aos bens particulares constantes do acervo hereditário do de cujus.
	
	No regime de separação legal ou obrigatória de bens, o cônjuge sobrevivente não tem direito à sucessãocausa mortis em concorrência com os descendentes do autor da herança.
	
	No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre na sucessão causa mortis com os descendentes do autor da herança.
	 
	O Código Civil assegura ao cônjuge sobrevivente, casado sob o regime da comunhão universal de bens, o direito à herança do de cujus em concorrência com os descendentes do falecido.
	
	No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre na sucessão causa mortiscom os descendentes do autor da herança.
	
Explicação:
Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte
I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafoúnico); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(FCC - TJMS 2010) Quanto a sucessão legítima, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Na classe dos ascendentes, o grau mais próximo exclui o mais remoto.
	
	Havendo diversidade de graus, os ascendentes da linha paterna herdam na integralidade.
	
	O grau mais remoto exclui o mais próximo, na classe dos ascendentes.
	
	Havendo igualdade de linhas, os ascendentes da linha paterna herdam na integralidade.
	
	Há direito de representação na linha ascendente.

Continue navegando