Buscar

Anatomia patológica métodos diagnósticos

Prévia do material em texto

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS MAIS COMUNS NA PATOLOGIA
Paciente com derrame pleural
Causas: pneumonia, tuberculose, doença cardiovascular, neoplasia.
Na tuberculose, o liquido drenado da pleura contem macrófagos, linfócitos. Se for neoplasia, teremos células do parênquima (células cancerígenas). O liquido retirado através de toracocentese vai ser encaminhado para a citologia oncótica de derrame pleural, porque se trata de células. Se fosse em outra situação na qual é retirado o tecido para análise, o exame solicitado seria a biopsia.
Paciente com ascite
É feita uma paracentese e encaminhada para citologia oncótica da ascite.
OBS: existe um exame chamado citologia esfoliativa, na qual as células são colhidas. Ex: preventivo ginecológico, no qual as células são coradas com corante Papanicolau.
Papanicolau: realiza-se a colposcopia (raspo e espalho em uma lâmina) citologia esfoliativa.
Paciente com nódulo na mama
Realizo a P.A.A.F (citologia (exame de célula) aspirativa). É permite saber se é benigno ou maligno. Se for maligno, o próximo passo é biópsia. Biópsia de agulha grossa (Core Biopsy) guiada por USG.
Paciente com aumento de PSA
Faço biópsia (Core Biópsia) por via transretal guiado por USG.
OBS: existem casos em que a citologia define conduta, como o nódulo de tireóide. 
OBS: a maioria dos canceres de colo uterino são provenientes do epitélio escamoso. 
Não tem queratina no colo uterino. Na coloração de Papanicolau, as células superficiais apresentam o citoplasma rosa e as intermediarias ficam azul. 
IMAGEM
Temos células normais, mas perto das células normais temos um grupo de células que não são tão normais assim. Nessas células temos aumento da relação núcleo-citoplasma, hipercromasia nuclear, discreto pleiomorfismo celular (variação de forma e tamanho das células e seus núcleos).
IMAGEM. Em uma citologia que é encontrado neutrófilos, indica citologia de inflação aguda. 
Neoplasia epitelial in situ: que ainda não ultrapassou a lâmina própria.
Os epitélios de revestimento são avasculares. Se a neoplasia nasce no epitélio e continua no epitélio, não teve contato com vaso nem linfático nem sanguíneo. Se a neoplasia é in situ e tá dentro do epitélio, ela não teve contato com o vaso, logo não existe chance de ter dado metástase. Então o tratamento cirúrgico é conservador, eu retiro a parte que eu enxergo do colo uterino e deixo o colo uterino lá. Ao passo que a doença evolui e atinge a lamina própria, começa a possibilidade de atingir vaso e, consequentemente, de haver disseminação. Quando ele deixa de ser in situ, passa a ser invasivo. Sendo invasivo, o tratamento passa a ser histerectomia total com anexectomia bilateral.
 Se é in situ, eu tiro o cone. Se é invasivo, eu tiro o útero, os ovários e as trompas. 
 Mando o cone para o patologista. Se tiver tirado o tumor todo, o laudo vai vir: margens cirúrgicas livres.
TIREOIDE
Nódulos da tireoide podem ser hiperplásicos (bócio) ou neoplásicos. Sendo neoplásicos, podem ser malignos ou benignos. Se for benigno é um adenoma, se for maligno é um carcinoma da tireoide, sendo o mais frequente o carcinoma papilífero, depois o folicular e por último o medular.
Bocio: aumento do volume da glândula tireoide. O bócio pode ser com hipertireoidismo, com hipotireoidismo e com eutireoidismo. O bócio pode ser difuso (quando a glândula toda cresce) ou pode ser nodular. O bócio nodular pode gerar dúvida quanto a possibilidade de ser nódulo neoplásico. Então, pede-se a PAAF.
 Cancer de próstata é multifocal. Faz-se biopsia sextante. Não é aconselhável fazer com mais pontos por conta do risco de contaminação. é por agulha grossa.
Endoscopia digestiva alta vai até o duodeno e endoscopia digestiva baixa vai até o íleo distal. 
A principal causa de úlcera atualmente é o H. pylori.
BIÓPSIAS DE PELE
Principais neoplasias de pele: melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma escamocelular. O mais frequente é o basocelular, depois o escamocelular e por último o melanoma.
Biopsia incisional é aquela que eu tiro um pedacinho para analisar e decidir a conduta. 
Já a biopsia excisional é usada quando já tenho ideia do que é, então faço a retirada da lesão toda. Se clinicamente, eu suspeito de melanoma, eu faço a biopsia excisional com margem menor, mas se o resultado confirmar o melanoma, eu tenho que aumentar as bordas.
Biopsia Punch: lesão pequena. Pode ser usada para retirada da lesão, se for em pequena (nesse caso seria um panch excisional. Ex: nevo). O punch pode ser incisional, já que na verdade, o punch é o nome do aparelho.
Biopsia shaving: é uma maneira superficial. Quando você sabe, clinicamente, que é benigno, você tira um tampo. Manda para a patologia, se for maligno, você amplia a cirurgia.
TUMOR DE MAMA
Retira o órgão e manda para a patologia.
Estadiamento é o estágio da doença e é feito com a análise patológica. 
Gradação: toda neoplasia benigna é bem diferenciada e toda neoplasia maligna pode ser diferenciada, moderadamente diferenciada, pouco diferenciada ou indiferenciada. É o grau de diferenciação da neoplasia. Quanto mais diferenciada, melhor o prognóstico. 
OBS: é muito mais comum um tumor recidivar quando tem infiltração perineural do que quando não tem. Infiltração perineural é quando temos células neoplásicas na bainha de um nervo.
A infiltração linfática no tumor aumenta a chance de metástase.
BIOPSIA TRANSOPERATÓRIA POR CONGELAÇÃO: durante a cirurgia, o material é retirado e enviado para a patologia e o patologista tem que responder rapidamente a conduta a se tomar. Ex: linfonodo sentinela de mama.
OLHAR O SLIDE DA AULA QUE TÁ NO AVA!!!!!

Continue navegando