Buscar

Prova Discursiva Logistica empresarial e Modais de Transporte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Logística Empresarial
Modais de Transporte 
Questão 1/4 - Modais de Transporte
Os modais de transporte devem ser definidos corretamente conforme suas utilidades de tempo, de espaço e de uso, pois a condução de mercadorias é vital em uma cadeia logística, nenhuma empresa pode funcionar sem movimentar as matérias-primas.
Discorra sobre a perspectiva de integração estratégica dos processos ao longo da cadeia de suprimentos, conforme conteúdo trabalhado na disciplina.
	O transporte é um elemento de ligação entre empresa e clientes, cujo objetivo é movimentar bens e pessoas.
 
Questão 2/4 - Logística Empresarial
Sobre a escolha de um fornecedor para a empresa, a literatura explica que a escolha adequada dos fornecedores de uma empresa é fundamental para a garantia de eficiência da cadeia logística. O resultado dessa escolha vai garantir um bom nível de serviço, portanto, a empresa deve ser criteriosa na escolha de seus fornecedores. O relacionamento com os fornecedores é essencial para o alcance dos objetivos da empresa, e deve fazer parte da estratégia da empresa estabelecer bons relacionamentos com os seus fornecedores.   (Fonte: rota nº 3, p. 10).
Com base nessas informações, responda o que se pede:
a) Quais os principais critérios que devem ser levados em conta para uma adequada seleção de fornecedores.
	a) Alguns pontos devam ser analisados: (i) desempenho em qualidade, preço e serviço; (ii) flexibilidade; (iii) carteira de clientes; (iv) pro atividade e cooperação; (v) investimentos; (vi) capacidade instalada; (vii) localização geográfica; (viii) solidez financeira e; (ix) histórico.
Questão 3/4 - Modais de Transporte
Para descobrir qual é o melhor modal para determinado negócio, é preciso ponderar vários aspectos do seu sistema logístico. Essa escolha deve ser feita mediante uma análise profunda dos custos, serviços, velocidades e eficiências do negócio e, com base nesses contextos, várias possibilidade de transportes podem ser cogitadas.
Cite para que tipo de serviço o transporte rodoviário é mais adequado, conforme conteúdo abordado na disciplina.
	é o mais flexível de todos, atende pequenas, médias e longas distâncias e propicia a combinação de várias mercadorias diferentes.
 
Questão 4/4 - Logística Empresarial
As plataformas logísticas oferecem muitos benefícios as empresas que fazem uso dos seus serviços. Os principais benefícios são a prestação de serviços especializados, o espaço físico adequado, a flexibilidade das operações, grande concentração de atividades no mesmo espaço físico entre outros. O fato de ter um espaço único, próximo a rodovias, ferrovias ou até mesmo portos e aeroportos, com possibilidade de transição e deslocamento rápido e eficaz, faz das plataformas uma ótima opção.  (Fonte: rota nº 6, p. 15).
Com base nessas informações, responda a questão abaixo:
a) Cite e explique outros dois benefícios da utilização de uma plataforma logística.
	a) A redução de custos com atividades que consomem muito tempo e espaço, além do fato de que a plataforma pode fazer pedidos diretos aos fornecedores ficando mais próximo dos produtos da cadeia de produção. Outro benefício, é a troca de tecnologias e o constante aprendizado podem ser considerados como grandes benefícios dessa pratica de utilização de plataformas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando