Buscar

Benfeitorias: Conceito e Classificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Benfeitorias :
- Conceito : De maneira geral podemos dizer que as benfeitorias são um bem acessório, que partem de uma ação do homem que busca a conservação, o melhoramento, e até mesmo o embelezamento de alguma certa coisa. 
As benfeitorias são denominadas como um tipo de Instituto que busca tratar sobre o direito do devedor em guardar seu bem, ate que o mesmo seja indenizado diante das melhorias prestadas.
Conforme diz a lei, um indivíduo que realizar benfeitorias passa então a possuir o direito de ser indenizado com o valor dos melhoramentos feitos. E caso o proprietário do bem se recusar a pagar, o possuidor do bem terá o direito de retenção, ou seja, o mesmo continua com a posse do bem até que seja pago.
Tanto os bensmóveis quanto os imóveis podem sofrer as ações das benfeitorias e estas podem ser classificadas como:
• Necessárias :São as que se tem como objetivo conservar o bem ( coisa ), para que o mesmo não venha a se deteriorar ou se perder. Está é uma benfeitoria que independente de anuência prévia do proprietário, elas sempre serão indenizadas.
• Úteis : Esta ação irá desencadear um aumento na utilidade do bem, ou também terá um aumento em seu valor. Contudo o possuidor do bem será indenizado, desde que a ação tenha sido aprovada pelo proprietário antes de ser realizada. 
• Voluptuárias : São aquelas que resultam no embelezamento ou então que deixam a utilização do bem mais agradável. Porém mesmo que faça ter um aumento no valor do bem principal, é comum que neste caso o proprietário não deverá pagar uma indenização ao possuidor, e nem surgirá o direito de retenção. No entanto , o possuidor perante a lei, terá permissão de remover as coisas até então adicionadas, desde que não prejudique o bem principal.

Outros materiais