Buscar

Bebidas e Infusos: Kombucha, Malefícios do Refrigerante, Abacaxí com Hortelã e Chá Verde


Prévia do material em texto

Relatório referente a apresentação da semana da nutrição.
Tema: Bebidas e Infusos
 (KOMBUCHA)
O Kombucha trata-se de uma bebida probiótica, gasosa, ácida e adocicada, feita a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras (fungos). Teve origem na China e é uma bebida milenar, existe há mais de 2 mil anos. 
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico.
O SCOBY, é uma sigla inglesa que significa “COMUNIDADE SYMBIÓTICA DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS”. Ele é a mãe do kombucha. Para produzir mais de 30 microorganismos diferentes, a colônia de bactérias e leveduras precisam viver em estreita associação, em harmonia, já que são dois organismos diferentes.
Para o preparo pode ser usado qualquer tipo de chá, dentre eles os mais utilizados estão o chá branco, chá mate e hibisco. Vai açúcar também, como o demerara, açúcar branco ou cristal. Para acontecer o processo de fermentação, o SCOBY se alimenta do açúcar e do chá. Na segunda fermentação pode-se acrescentar frutas e especiarias do sabor desejado.
É conhecido por suas propriedades terapêuticas.
Os benefícios são inúmeros: Fortalece o sistema imunológico, contribui para emagrecer, Combate a gastrite, a hipercolesterolemia, previne infecções urinárias e intestinais, atua como detox, alivia e previne problemas como gota, elimina o ácido úrico alto do sangue, melhora o funcionamento do intestino, equilibra o phdo sangue, reduz o stress, a dor de cabeça, combate a insônia, melhora o funcionamento do fígado, previne doenças como diabetes e câncer, normaliza a pressão arterial, diminui os sintomas da menopausa etc.
(Malefícios do refrigerante)
Refrigerante, inclusive o light, zero, diet... causam problemas para a saúde que são sentidos tanto a curto como a longo prazo.
Nutricionistas e especialistas na área de saúde vem alertando sobre o uso ao longo dos anos, sobre as consequencias de beber refrigerantes. Dependencia é uma delas por exemplo.
Por ser refrescante e apresentar um sabor gostoso e agradável, a bebida acaba sendo consumida além do que se deve por justamente nos dar prazer, certo? Porém, os compostos dos adoçantes presentes no refrigerante levam o nosso cérebro ao vício pela substância, querendo sempre mais.
Além do fato do refrigerante ser um produto que leva muita gente ao vício do consumo, ao sobrepeso e à pressão alta, vale destacar que a bebida é extremamente pobre de nutrientes, ou seja, é um produto que nos oferece apenas calorias vazias e nada de benefícios, e pior: o seu consumo destrói os nutrientes que estão presentes no nosso corpo.
As quantidades de açúcar e adoçante nos refrigerantes comuns e light são os responsáveis pela destruição dos nutrientes, pois queimam e eliminam as vitaminas e minerais que nós ingerimos. Se consumido em excesso então, o refrigerante aumenta as taxas de triglicerídios, o que eleva os riscos de infartos cerebrais, aneurismas e outras doenças graves.
Consumir refrigerante também faz com que o nosso organismo produza mais adrenalina – principalmente os refrigerantes que apresentam mais cafeína em suas composições. Isso leva o cérebro a sentir a necessidade de consumirmos mais açúcar e carboidratos para manter os níveis de adrenalina controlados. Ou seja, nós consumimos refrigerante e sentimos mais vontade de ingerir açúcar.
O refrigerante também possui ácido fosfórico, que é um dos responsáveis pelo comprometimento da saúde dos ossos, uma vez que ele ajuda a reduzir a absorção do cálcio pelo nosso organismo.
O refrigerante, mesmo nas versões light e diet, possui ácido fosfórico, diversos componentes químicos responsáveis pela descalcificação dos ossos e corantes prejudiciais à saúde. Além disso, ele é um dos responsáveis pelo aumento da pressão alta. O seu consumo não precisa ser totalmente cortado, mas é fundamental que seja controlado. Substituir o refrigerante por água, sucos naturais de frutas e chás é o mais indicado e a saúde agradece.
 (Abacaxí com Hortelã)
O abacaxí, pertence a família das bromélias, oriundo da América do Sul e pode ser cultivado em qualquer região quente do mundo. O sabor ácido da fruta combina perfeitamente com a refrescância da erva.
Benefícios: Melhora a digestão;
Previne a anemia;
Melhora o funcionamento do intestino;
Alivia os sintomas da gripe;
Ajuda a emagrecer por ser um antioxidante e diurético, mas lembre-se que a bebida em si não faz milagres, deve ser combinada a uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas.
 (Chá Verde)
O chá verde é originado das folhas Camellia Sinensis, essa planta tem origem chinesa.
Benefícios: Tem propriedades terapêuticas, cosméticas e digestivas;
Fortalece o sistema imunológico por conter substâncias mais eficaz que a vitamina C;
Tem ação antioxidante que estimula a produção de colágeno e bloqueia os radicais livres;
Tem ação hidratante na pele sendo mais eficaz que os carotenos e vitaminas C e E;
Tem ação termogênica que acelera metabolismo e ajuda no emagrecimento, queima de calorias e perda de gorduras;
Tem efeito diurético eliminando as toxinas e retenção de líquidos;
Previne câncer e tumores malignos;
Ajuda na boa circulação sanguínea.
 (Beterraba com Laranja)
Os benefícios da beterraba estão relacionados ao seu alto teor de ferro, sódio, potássio e magnésio. A presença da betaína em sua composição também pode ajudar na saúde cardiovascular. Por possuir boas quantidades de fibras, ainda ajuda na digestão.
É rica em antioxidantes que ajudam no combate a radicais livres e retardam o envelhecimento. Contém licopeno, mesma substância bastante presente no tomate, que ajuda a manter a elasticidade na pele. Os carotenoides e os flavonoides presentes na beterraba são poderosos antioxidantes que ajudam na redução de colesterol mau (LDL) nas artérias.
A betaína, metionina e betacianina da beterraba ajudam no bom funcionamento e desintoxicação do fígado. Sabe-se que a beterraba também ajuda na prevenção do câncer, previne anemia, controla diabetes, melhora constipação, previne a perda de memória e demência, contém ácido fólico que ajuda no desenvolvimento do feto na gestação, No que se refere à perda de peso, a beterraba tem apenas 40 calorias em 100 gramas e também traz energia ao corpo, dando mais disposição para o treino.
Já a laranja trata-se da fruta mais procurada quando estamos com gripes, resfriados e imunidade baixa. Isso se deve ao fato de que a fruta contém boas quantidades de vitamina C, que serve de reforço para o sistema imunológico. Também contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, ácido fólico e potássio que podem atuar em outras frentes.
Podemos ressaltar que a laranja ajuda nas seguintes situações: controla pressão sanguínea, combate colesterol, melhorar a digestão, estimula o intestino, previne gripes e resfriados, reforça defesas do corpo, combate acidez do organismo e estimula a circulação.
(Água Aromatizada)
Na apresentação foi abordado a água aromatizada que é uma bebida feita com ingredientes naturais frescos, geralmente frutas e ervas aromáticas, muito usada para pessoas que não tem o costume de beber água, sendo uma forma criativa para a hidratação de tais pessoas e para regular a temperatura corporal.
Servindo também para decoração de festas e dependendo da composição, tem outros benefícios para nós. Além de tudo, é de fácil preparo e qualquer pessoa consegue fazer.

Mais conteúdos dessa disciplina