A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação 1 (corrigida) Educação e Diversidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:393953) ( peso.:1,50)
	Prova:
	6397736
	Nota da Prova:
	9,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Leia o poema a seguir, de Murilo Mendes:
Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas.
Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas,
Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás,
Há estrelas que veem, que ouvem,
Outras surdas e outras cegas.
Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários: Quase que só há estrelas.
Este poema apresenta uma narrativa poética por meio de parábola. Qual a mensagem que este poema traz?
FONTE: Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3921070> Acesso em: 24 jul. 2014.
	 a)
	As diferenças são imperceptíveis, somos todos seres humanos constituídos de carne e osso.
	 b)
	As diferenças que existem entre os seres humanos são o motivo para a falta de compreensão e respeito uns com os outros, pois não há afinidades.
	 c)
	Os seres e suas múltiplas culturas constituem este planeta, repleto de harmonia e compreensão.
	 d)
	Somos seres humanos com características muito parecidas, somos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes na forma de nos expressar, compreender o mundo e de nos relacionar.
	2.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação; portanto, a partir de indivíduos diferentes étnica e culturalmente. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e o pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo,  23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	A diversidade deve ser compreendida sob a ótica relacional, com ênfase nas distinções, nas qualidades ou nas formas ?idealizadas? pela cultura. Para entender o sujeito quanto ao grupo a que ele está inserido, precisamos abranger o lugar por ele ocupado na sociedade e a relação que sustenta entre si e com os outros. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade cultural varia de contexto para contexto.
(    ) A diversidade cultural, frente a nossa realidade racialmente miscigenada, exige um posicionamento crítico.
(    ) A diversidade cultural possui sempre a mesma interpretação nas diferentes sociedades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	4.
	Ao projetarmos uma visão mais ampla sobre a desigualdade social, temos uma ideia de que ela não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência e o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Garantir a inclusão significa abrir a possibilidade de incluir não apenas as pessoas com alguma deficiências, mas todas as pessoas independente de sua origem, contexto social ou econômico. Nesse sentido, as primeiras tentativas da inclusão iniciaram-se na segunda metade dos anos 1980, mas foi no início da década de 1990 que o mundo da educação passou a entender esta perspectiva. Sobre o paradigma da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para atender a uma educação inclusiva não é necessário alterar o espaço físico. 
(    ) Todos, sem exceção, têm direito a uma educação numa concepção inclusiva.
(    ) A heterogeneidade é um dos princípios que regem a educação inclusiva.
(    ) O respeito ao tempo de aprender de cada um deve ser uma atitude não só do professor, mas dos colegas, agentes educativos e comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	As diferentes culturas foram e vêm sendo construídas por um processo histórico e político. Nesse sentido, segundo Aquino (2002, p. 16), ?[...] somos todos iguais como seres humanos. Por isso, devemos combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros.? Isto PORQUE todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre o exposto nesta questão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 b)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 c)
	Na sua forma de agir com relação ao outro, o ser humano pode fazê-lo de maneira a não permitir que a discriminação exista.
	 d)
	A maneira de agir do ser humano com relação ao outro se dá de um modo que a discriminação se concretize em todos os seus atos.
	7.
	A globalização tem contribuído para a expansão do conhecimento e informação. Por outro lado, promove a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca também a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, segurança, habitação, emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença