avaliação parcial psicologia nas organizações
115 pág.

avaliação parcial psicologia nas organizações


DisciplinaPsicologia nas Organizações9.134 materiais133.260 seguidores
Pré-visualização31 páginas
Ref.: 201503275532
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Os indivíduos se constroem através do outro e nas interações em diferentes aspectos da sua vida. Está é uma máxima utilizada para afirmar em psicologia que consideramos o homem como um ser:
		
	 
	Bio-psico-ativo
	 
	Bio-psico-social
	
	Bio-psico-afetivo
	
	Bio-psico- espiritual
	
	Bio-psico-sexual
	
Explicação:
O homem é um ser biopsicossocial, isto é, que se constitui nos aspectos biológicos e corporais, psicológicos e sociais, nas diferentes interações consigo, com o outro e com o meio em que está inserido.
	
	 
	Ref.: 201502854046
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações. A Psicologia, ciência em pleno desenvolvimento e expansão, tem despertado o interesse nas pessoas leigas quanto à sua aplicabilidade em suas próprias vidas. A esta utilização chamamos:
		
	 
	psicologia social
	
	parapsicologia
	 
	senso comum
	
	psiquiatria
	
	psicanálise
	
Explicação:
O aluno terá que saber a definição de senso comum. É  conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações.
	
	 
	Ref.: 201502849444
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para a eficiência de uma organização, contamos com um diferencial competitivo, os colaboradores, que chamados hoje do capital intelectual das organizações. Gestão de Pessoas está entre as principais estratégias, desta forma a atuação do Psicólogo em uma empresa é um diferencial. Indique nas opções abaixo qual item não indica responsabilidades da psicologia:
		
	 
	Implementar planos de motivação, remuneração e resultados, avaliar cargos, salários e benefícios, fornecer atendimento individual ou coletivo.
	
	Avaliar desempenho, elaborar, implementar e conduzir ações de treinamento e desenvolvimento humano, bem como de chefias e estilos de liderança.
	 
	Gerenciar conflitos, confeccionar entrevistas de desligamento, organizar estoque, produção, identificar contingências de estresse e promover o controle de qualidade.
	
	Implementar e conduzir ações de treinamento e desenvolvimento humano, identificar contingências de estresse, confeccionar entrevistas de desligamento.
	
	Eleger estratégias assertivas de recrutamento de pessoal, aplicar, elaborar, validar e executar ferramentas para seleção dos melhores candidatos aos cargos.
	
Explicação:
Não constitui tarefa da psicologia organizacional  organizar estoque, produção  e promover o controle de qualidade. As tarefas da psicologia organizacional estão relacionadas às pessoas que atuam na organização e no seu bem-estar, bem como contribuir para o processo de escolha dos profissionais que atuarão na organização e seu crescimento na mesma.
	
	 
	Ref.: 201505226606
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na Antiguidade, filósofos como Sócrates (469/ 399 a.C.), Platão (387 a.C.) e Aristóteles (335 a.C) foram os pioneiros na investigação da alma humana, instigados pela razão, atitudes, crenças, diferenças de comportamento, capacidade criativa e a loucura. Mas cada um desses filósofos, tinham visões diferentes de perceber o ser humano. Qual a principal característica do ser humano na visão de Aristóteles?
		
	 
	Razão - permitiria ao homem sobrepor-se aos instintos e deixar de ser um animal irracional.
	
	Definiu um lugar para a razão no corpo humano - a cabeça.
	 
	Postulava que tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui alma.
	
	Desenvolveu o método da coerção associativa, levando os pacientes a recordar situações traumáticas passadas.
	
	Operações mentais resultam da organização de sensações elementares que se relacionam com a estrutura do sistema nervoso.
	
Explicação:
O aluno terá que saber principal característica do ser humano na visão de Aristóteles. Resposta: Postulava que tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui alma.
	
	 
	Ref.: 201502966229
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia, quando atuando nas organizações, pode focar diversas áreas. Quando ela se ocupa no estudo sobre a formação e funcionamento dos grupos ou dos estudos de liderança e padrões de liderança está focando a especialidade:
		
	 
	Psicologia de pessoal.
	
	Desenvolvimento organizacional.
	
	Ergonomia.
	 
	Comportamento organizacional.
	
	Relações industriais.
	
Explicação:
Como destacado na web aula 2, o autor Muchinsky divide a área da psicologia organizacional em seis sub especialidades e aquela que estuda a formação e o funcionamento dos grupos, os estilos de liderança, o comprometimento com os objetivos da organização, os padrões de comunicação entre outros assuntos é a área do comportamento organizacional.
	
	 
	Ref.: 201502482031
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam o uso do senso comum pela população em geral. Este uso reforça a ideia de previsão da conduta. O que não nos permite ter controle total sobre os eventos são as chamadas condições variáveis. Variáveis que afetam a conduta humana constituem fatores, conforme estudado, tais como:
		
	 
	Percepção; Fatores ambientais; Estado de saúde, Mobiliário.
	 
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Motivação; Estado de saúde; Etc.
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Equipamentos; Instalações.
	
	Motivação; Estado de saúde; Instalações; Sensação; Edificações, Etc.
	
	Fatores ambientais; Motivação; Edificações; Estado de saúde; Instalações.
	
Explicação:
Embora a ciência busque explicar a individualidade, a subjetividade humana não permite a previsão de cem por cento da conduta humana,
	
	 
	Ref.: 201503243777
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	 As pessoas em geral têm a sua psicologia .Esta é uma colacação do senso comum.Entretanto, a definição científica e histórica da psicologia  atual , neste caso, aponto para uma ùnica resposta certa. Assinale:
		
	 
	Estudo do comportamento e dos processos mentais
	
	Estudo das Percepções humanas
	
	Estudo da Alma humana
	
	Estudo dos processos sociais
	
	Estudo do comportamento Psicossomático
	
Explicação:
A evolução histórica da Psicologia como Ciência caracteriza o estudo do comportamento e dos processos mentais. Inclui o estudo do comportamento e processos mentais dos animais considerados superiores, que são os humanos, e dos demais animais inferiores. 
	
	 
	Ref.: 201505209915
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Aristóteles (335 a.C) filósofo considerado o pai da psicologia pré-científica. Entendia corpo e mente de forma integrada. Esta premissa postulava que:
		
	 
	Aspecto que permitiria ao homem sobrepor-se aos instintos e deixar de ser um animal racional. A verdade encontra-se no devir e não no ser.
	
	As pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornarem conhecimentos verdadeiros.
	
	Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta é considerado irracional.
	
	Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta é considerado racional.
	 
	Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui a sua psiquê.
	
Explicação:
Aristóteles (384 a 322 a.C) traz uma importante contribuição, considerada um avanço para a época. Os pensadores anteriores acreditavam que a alma era separada