Buscar

Exercícios Nutrição Humana I

Prévia do material em texto

Exercícios Nutrição Humana – Carboidratos, Proteínas e Lipídeos
CARBOIDRATOS
Qual a composição química dos carboidratos?
São moléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio
O que são carboidratos simples e complexos?
Carboidratos simples são compostos por uma ou duas moléculas de carboidrato, são chamados de refinados, tem digestão e absorção mais rápida. E os complexos são compostos por 10 ou mais moléculas de carboidrato são chamados de integrais (presença das fibras dificulta a hidrólise do amido pelas enzimas digestórias)
Cite as pentoses e hexoses mais importantes para o nosso organismo.
Pentose – ribose e desoxirribose
Hexose – glicose, frutose, galactose
O que e quais são os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos?
Monossacarídeos (glicose, frutose e galactose) – uma molécula de CHO
Dissacarídeos (maltose, sacarose, lactose) – duas moléculas de CHO
Polissacarídeos (amido, glicogênio, fibras) – 10 ou mais moléculas de CHO
Cite cinco funções dos carboidratos.
Reserva energética (amido nos vegetais e glicogênio no ser humano – fígado e músculos);
Sustentação (celulose, hemicelulose, ácido hialurônico);
Sistema imunológico (glicoproteínas, imunoglobulinas)
Fonte energética para neurônios;
Regulação do metabolismo de lipídio (evitam cetose – acidez metabólica);
Motilidade intestinal e formação das fezes;
Homeostase glicêmica.
Qual a diferença entre Índice Glicêmico e Carga Glicêmica?
Índice glicêmico classifica os alimentos de acordo com a velocidade com que são digeridos e absorvidos no período pós-prandial (pós refeição), mensurando seu efeito na glicemia.
Carga glicêmica acrescenta o aspecto quantitativo ao IG, refletindo variações relacionadas à porção do alimento que será efetivamente consumido. Nem sempre alimentos com elevado IG possuem grandes quantidades de glicose em sua porção. Cálculo de CG: multiplica a quantidade de carboidratos disponíveis na porção pelo IG do alimento e divide-se por 100.
O que é glúten e em quais cereais podemos encontrá-lo?
O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio.
Onde começa a digestão dos carboidratos e quais as principais enzimas envolvidas?
A digestão começa na boca com a enzima amilase salivar que quebra o amido, no duodeno participam as enzimas α-amilase (amilase pancreática), as sacaridases (maltase, frutase e lactase), a α-glicosidase (oligossacarídeos) e a α-dextrinase (ligações α1,6).
De que maneira ocorre a digestão dos monossacarídeos (glicose, frutose e galactose)?
No duodeno, a borda em escova secreta as sacaridases: maltase, frutase e lactase que quebram a maltose frutose e galactose.
Descreva as três fases do catabolismo da glicose.
Glicólise ocorre no citoplasma, Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial e Cadeia transportadora de elétrons (ou fosforilação oxidativa) ocorr na membrana mitocondrial.
Quais são as duas etapas da glicólise? Qual o objetivo de cada etapa?
Fase de investimento (preparatória): a glicose é fosforilada e quebrada em 2 moléculas de gliceraldeído-3-fosfato, utiliza 2 ATPs para sua ativação. O objetivo é preparar a molécula para a quebra, deixando-a instável.
Fase geradora de energia (compensatória): 2 moléculas de gliceraldeído-3-fosfato são convertidas em 2 moléculas de piruvato, com geração de 4 ATPs. O objetivo é quebrar a molécula para produção de energia eficaz.
Quando ocorre a glicólise anaeróbica?
A glicólise anaeróbia gera energia emergencial, quando há pouco oxigênio. Ocorre nos eritrócitos (pois não possuem mitocôndrias), no músculo esquelético ativo (quando não supre a demanda de energia muscular) e no cérebro (glicose é o principal combustível).
Quais os possíveis destinos do lactato produzido a partir da glicólise?
Fígado: recebe o lactato e o transforma em glicose a partir da gliconeogênese
Coração: consome o lactato, pois possui LDH-h, enzima que facilita a transformação de lactato em piruvato para a ressíntese de ATP
Músculo inativo: utiliza o lactato para ressintetizar o ATP
Músculo ativo: as fibras do tipo II (rápidas) produzem lactato e as fibras do tipo I (lentas) consomem lactato
Urina e suor: excreção
O que é Ciclo de Cori?
Consiste na conversão da glicose em lactato, produzido em tecidos musculares durante um período de privação de oxigênio, seguida da conversão do lactato em glicose, no fígado.
Em quais condições ocorre a glicogênese e a glicogenólise?
Glicogênese ocorre no período pós prandial, serve para armazenar a glicose na forma de glicogênio
Glicogenólise ocorre no jejum, serve para liberar glicose a partir da degradação do glicogênio
O que é gliconeogênese? Em quais condições ocorre?
É a síntese de glicose a partir de outros substratos. Ocorre no fígado e nos rins (pouco ativa). Ativada no exercício físico intenso ou jejum prolongado. É o “inverso” da via glicolítica. Iniciada a partir do piruvato.
Quais os principais hormônios que participam da regulação de glicose no organismo?
Insulina e Glucagon são os principais. Também participam: adrenalina, hormônio tireoidiano, hormônio do crescimento e glicocorticoides (cortisol).
Explique a função da insulina e do glucagon e a relação entre estes dois hormônios.
Insulina é estimulada quando há hiperglicemia e inibida quando há hipoglicemia; facilita o transporte de glicose para dentro da célula, principalmente no músculo; estimula o armazenamento de glicose no fígado na forma de glicogênio (ou seja, promove glicogênese) e inibe a gliconeogênese; diminui a glicemia.
Glucagon é inibido quando há hiperglicemia e estimulado quando há hipoglicemia; age nos hepatócitos, promovendo glicogenólise e ativando a gliconeogênese a partir de aminoácido e lactato; aumenta a glicemia.
Esses dois hormônios são antagônicos, quando um é ativado, o outro é desativado.
PROTEÍNAS
O que são proteínas? Do que são formadas?
São macromoléculas compostas por cadeias longas de aminoácidos ligados por ligações peptídicas. São compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio; quase todas possuem enxofre e algumas ainda contém fósforo, cobalto e ferro.
O que diferencia um aminoácido do outro? E o que diferencia uma proteína da outra?
O que diferencia os aminoácidos são as suas cadeias laterais (R) e o que diferencia uma proteína da outra é a sequência dos aminoácidos.
Quais as estruturas existentes?
Primária, secundária, terciária e quaternária
Quais principais funções?
Proteínas estruturais: matriz extracelular, carreadores de membrana, colágeno, queratina, elastina;
Proteínas contráteis: actina e miosina;
Proteínas transportadoras: hemoglobina, albumina, mioglobina, lipoproteínas;
Proteínas de defesa: anticorpos, fibrinogênio;
Enzimas: ribonuclease, tripsina, lipase, amilase (toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima);
Hormônios: hormônio do crescimento (GH), insulina, glucagon, tiroxina, calcitonina, paratormônio, antidiurético;
Substrato energético.
Qual a diferença entre AA essenciais e não essenciais?
Os essenciais não podem ser sintetizados pelo organismo ou são sintetizados em quantidade insuficientes, portanto, devem ser obtidos pela dieta. Os não essenciais são sintetizados pelo organismo a partir de outros aminoácidos ou metabólitos de complexos nitrogenados. Em algumas situações tornam-se condicionalmente essenciais.
Quais os AAs essenciais? 
Isoleucina, lisina, metionina, leucina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina, histidina
Cite exemplos de AA condicionalmente essenciais.
Glutamina: situações catabólicas
Cisteína, taurina, tirosina: bebê prematuro
Fenilalanina (essencial) produz tirosina (não essencial). Se a dieta for insuficiente ou se o corpo não conseguir realizar a conversão (Fenilcetonúria), a tirosina passa a ser um aminoácido condicionalmente essencial.
Por que combinações como arroz e feijão são tão importantes?
Porque o arroz (cereal) contém 2 aminoácidos essenciaise o feijão (leguminosa) contém outros 2 aminoácidos essenciais, portanto, juntos eles se completam, contribuindo com 4 aminoácidos essenciais.
Como ocorre a digestão?
Na boca: ocorre a trituração e a umidificação;
No estômago: as células G são estimuladas a secretar gastrina que atua sobre as células principais estimulando a secreção de HCl, o HCl desnatura proteínas e ativa o pepsinogênio, que se transforma na enzima pepsina, a pepsina quebra polipeptídeos em peptídeos menores e aminoácidos livres;
No duodeno: a presença do quimo ácido estimula a liberação de secretina para neutralizar o pH, a presença de proteína estimula a liberação do hormônio colecistocinina (CCK), que estimula a secreção de zimogênios (proenzimas / enzimas inativas), a enzima enteroquinase, presente na borda em escova, ativa o tripsinogênio em tripsina, o quimotripsogênio em quimotripsina e a procarboxipeptidase em carboxipeptidase, estas enzimas quebram as ligações peptídicas ainda existentes em aminoácidos para serem absorvidos pelo enterócito.
Como acontece a absorção das proteínas?
Os aminoácidos livres são absorvidos por transporte ativo dependente de sódio para o interior da mucosa. Di e tripeptídeos são assimilados intactos por sistema de transporte ligado ao H+ e sofrem hidrólise até aminoácidos no citoplasma dos enterócitos, antes de serem liberados para o sistema porta. Após absorção, os aminoácidos caem na circulação entero-hepática, percorrendo até o fígado por meio do sistema porta.
O que é turnover proteico?
É a contínua síntese e degradação das proteínas necessárias para manter o pool metabólico e atender a demanda de aminoácidos para síntese de novas proteínas celulares. Depende da disponibilidade de aminoácidos na circulação sanguínea, níveis de hormônios catabólicos e anabólicos e atividade física. 
Importante: a quantidade total de proteínas de um adulto saudável é constante, pois a taxa de síntese proteica é igual à de degradação.
Quais os possíveis destinos dos aminoácidos após absorção?
Na veia porta temos somente aminoácidos livres que serão metabolizados pelo fígado ou liberados na circulação, podendo então ter dois destinos:
- via anabólica: síntese de proteínas e polipeptídes
- via catabólica: degradação para produção de energia ou síntese de compostos
Por essas vias os aminoácidos atuarão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, regulação de processos metabólicos e fornecimento de energia.
Importante: aminoácidos não são estocados!
O que é balanço nitrogenado? Quando pode ser positivo/negativo?
Balanço nitrogenado = nitrogênio consumido – nitrogênio excretado
BN positivo: anabolismo. N ingerido é maior que o N excretado. Ex: gestantes, bebês, crianças (crescimento).
BN = 0: equilibrado. N ingerido = N excretado. Ex: adultos saudáveis.
BN negativo: catabolismo. N ingerido é menor que N excretado. Ex: queimaduras, infecções, febre, inanição.
Para que serve o ciclo da ureia? 
Para eliminar a uréia da nosso organismo, pois ela é tóxica pra nós.
Cite 2 aminoácidos cetogênicos.
Triptofano, fenilalanina, tirosina, treonina e isoleucina
Qual a recomendação diária de proteína para um adulto saudável?
0,8 a 1gr de proteína por kg de peso corporal na dieta normoproteica.
Como ocorre a anemia falciforme?
É uma doença genética em que ocorre um problema na síntese de proteínas: difere a ordem de um aminoácido.
LIPÍDIOS
Qual é a principal característica bioquímica dos lipídios?
Insolúvel em água (hidrofóbico)
Como é a composição química dos triglicerídeos?
São moléculas de triésteres de ácidos graxos acoplados a um álcool: o glicerol.
O que difere os ácidos graxos saturados dos ácidos graxos insaturados?
Saturados sem duplas ligações, insaturados pelo menos uma dupla ligação. Insaturados podem ser: monoinsaturados (uma dupla ligação) ou poli-insaturados (mais de uma dupla ligação)
O que significa quando um lipídio é escrito na forma “(18:3 3)”?
Significa que ele tem 18 carbonos e uma dupla ligação no 3º carbono, sendo assim ele é denominado de ômega 3.
O que são ácidos graxos essenciais? Quais são eles e quais as fontes que podemos encontrá-los?
São lipídios poli-insaturados que não podem ser sintetizados pelas células dos mamíferos e precisam ser obtidos através da alimentação. 
Ômega 3: óleo de fígado de bacalhau, cavalinha, salmão, sardinha, arenque, anchova, bagre, atum, truta
Ômega 6: óleo de milho, soja e girassol
Que substâncias são formadas a partir do metabolismo do ômega-3? E do metabolismo do ômega-6?
Ômega 3: EPA e DHA
Ômega 6: ácido araquidônico
O que é gordura hidrogenada?
É transformado o óleo vegetal em gordura sólida desfazendo as ligações insaturadas com adição de hidrogênio nessas moléculas.
Quais os principais motivos pelo qual o organismo prioriza o armazenamento de energia na forma de triglicerídeos?
Porque a oxidação do TG rende 2,25x mais energia/g que o carboidrato e seu armazenamento na forma de gordura não necessita carreamento de um peso extra na forma de água, pois o glicogênio implica em maior hidratação tecidual (cada 1gr: 2 a 4gr de água são armazenados no tecido)
Onde são encontrados os fosfolipídios? Por que são considerados moléculas anfipáticas? 
São os principais componentes das membranas celulares. São anfipáticos porque possuem a cabeça hidrofílica (polar, para fora da membrana) e cauda hodrofóbica (associada a outros constituintes apolares: proteínas, colesterol, glicolipídios)
Cite cinco funções dos lipídios.
Estocagem de energia na forma de triglicérides;
Formação das membranas celulares: fosfolipídios;
Regulação do funcionamento do organismo (hormônios, transporte de nutrientes): esteroides;
Transporte de lipídios: lipoproteínas;
Manutenção da temperatura corporal: isolante térmico.
Onde a bile é produzida e armazenada? O que estimula a liberação de bile?
Produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Quando o alimento gorduroso chega no duodeno libera CCK que faz contrair a vesícula biliar liberando a bile no duodeno.
Qual a principal função dos sais biliares?
Responsável pela emulsificação das gorduras: aumenta a superfície de contato do lipídio para facilitar o trabalho da enzima lipase para degradar o lipídio.
Quais as principais enzimas que participam da digestão dos lipídios?
Lipase pancreática, fosfolipase e colesterol esterase
Qual a função dos quilomícrons e das demais lipoproteínas?
Transportar lipídios no sangue
Como é a composição das lipoproteínas (Quilomicron, VLDL, LDL e HDL)?
Quilomícron: 90% de TG no seu interior e moléculas apolares na superfície (apoproteína B-48, fosfolipídios, colesterol livre);
VLDL: Elevada concentração de TG e moderada de colesterol e fosfolipídios
LDL: Pracicamente sem TG e com alta concentração de éster de colesterol e fosfolipídios
HDL: principalmente ésteres de colesterol em seu miolo
Por que o LDL é popularmente considerado “colesterol ruim” e o HDL, “colesterol bom”?
Porque o LDL transporta o colesterol do fígado para os tecidos periféricos eo HDL faz o contrário, dos tecidos periféricos para o fígado, para ser metabolizado e excretado.
Descreva onde e como ocorre a lipólise e a β-oxidação.
Lipólise ocorre basicamente em 3 etapas:
Na falta de ATP, glucagon/epinefrina se ligam a receptores específicos na membrana do adipócito -> Proteína quinase A (PKA) ativa Lipase Hormonio Sensível (LHS) -> TG são quebrados a AGL (liberados no sangue, carreados pela albumina) + glicerol (vai para o fígado para ser transformado em intermediário da via glicolítica)
Ativação dos AG (acoplamento do grupo CoA = acil-CoA
Subsequente transporte à mitocôndria (reage com carnitina)
β-oxidação ocorre na matriz mitocondrial
Onde é realizada a síntese de colesterol? Qual enzima é a principal responsável pela síntese?
É realizada
Principal enzima: Hidroxi-metil-glutaril (HMG) CoA redutase
Em que momento ocorre a cetogênese (síntese de corpos cetônicos)? Porque isto pode ser maléfico ao organismo?
Quando o organismo está com déficit de glicose, em caso de jejum prolongado. Pode ser maléfico porque acidifica o organismo: acidose metabólica
O que pode causar esteatorreia? Quais as possíveis consequências?
Causas: elevada motilidade, alterações na mucosa intestinal, insuficiência pancreática e ausência de bile.
Consequências: promove deficiência de lipídios como fonte de energia, de AGE e vitaminas lipossolúveis.

Continue navegando

Outros materiais