Buscar

GABARITO FGV Contexto e importância dos recursos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO FGV - Contexto e importância dos recursos humanos
O recurso estratégico reúne propriedades como valor, raridade e difícil imitação. Essas são qualidades presentes e insubstituíveis nas pessoas, tornando-as um recurso distintivo da competitividade empresarial.Sobre valor, raridade e imitação, é correto afirmar que:
as organizações devem desenvolver, explorar e transformar competências, levando desempenhos profissionais
A análise Swot ajuda a mapear forças e fraquezas internas, bem como ameaças e oportunidades externas à organização, auxiliando no desenvolvimento de um mapa estratégico, instrumento de comunicação presente na técnica de balanced scorecard (BSC). O BSC apresenta indicadores para quatro eixos: finanças, clientes/mercado, processos internos, aprendizagem e crescimento.O optar pelo desenvolvimento e uso de um balanced scorecard, a empresa de engenharia WD SET precisará definir metas e objetivos estratégicos que devem compreender os eixos financeiro, de mercado e de processos.Considerando a necessidade estratégica da empresa WD SET, a gestão de recursos humanos (GRH) será importante, pois:
ajudará a mapear as competências requeridas por meio da análise do BSC e, dessa forma, auxiliará no alcance dos objetivos e das metas da empresa.
Cláudio está realizando um curso para valorizar competências gerenciais no seu trabalho. Na aula de ontem, o professor apresentou técnicas de gestão aplicadas às empresas e uma visão que Claudio ainda não conhecia: a estratégia baseada em recursos.A opção que apresenta um afirmativa correta quanto à estratégia baseada em recursos é:
Os gestores devem associar recursos a competências essenciais ao negócio e desenvolver essas competências nas pessoas, ganhando competitividade.
Em uma das mais importantes obras sobre competitividade empresarial, Competindo pelo futuro (1994), Prahalad e Hamel abordam, de forma ampla, as competências essenciais das organizações.Levando em conta a visão de Prahalad e Hamel (1994), a opção que apresenta uma afirmativa INCORRETA acerca da competitividade empresarial é:
As competências essenciais estão associadas à imitação e, por isso, são facilmente copiadas por outras organizações.
Fernando acaba de iniciar o seu estágio em uma empresa familiar. Ricardo, assistente direto do dono da empresa, ficou encarregado de apresentar os colaboradores e as áreas da empresa à Fernando.Durante o tour que fizeram pela empresa, quando saíam da salas, Ricardo passava a Fernando a sua visão das pessoas. Um exemplo disso foi a fala de Ricardo ao saírem do setor de vendas: “Adalberto é introvertido e, por isso, não 'serve' para o setor de vendas. Deveria lidar com Contabilidade."Acerca das competências no âmbito das interações sociais, é correto afirmar que Ricardo, ao emitir a sua opinião sobre as pessoas, agiu de forma:
parcialmente correta, pois, apesar de as interações sociais não estarem ligadas às competências, a introversão de Adalberto serve como medida para avaliar o seu desempenho no setor de vendas.
Roberto está entusiasmado, pois decidiu criar uma pequena empresa que fornecerá doces e salgados para festas. Ele já definiu a missão da sua empresa, mas sabe que deve definir, também, a sua visão de negócio, antevendo as oportunidades de realização econômica.Roberto desenvolve então uma análise a partir de alguns cenários possíveis, considerando concorrência, localização, existência de recursos físicos, material de consumo e pessoas qualificadas. Dessa forma, pretende criar objetivos estratégicos e indicadores que o permitirão monitorar o desenvolvimento do seu negócio.A correta identificação de competências também será importante para a visão de futuro da empresa de Roberto, pois tais competências:
auxiliarão no cumprimento das metas estabelecidas e, como consequência, no alcance dos objetivos futuros.
Ao estudarem a gestão no Brasil, alguns autores dividem a evolução da gestão de recursos humanos nas seguintes fases:
extrativismo – considerado o período em que havia abundância de recursos naturais. Nesse período, havia uso intensivo de mão de obra;
fabricação – caracterizado pela industrialização. Nesse período, havia mais disponibilidade de energia e uso intensivo de capital e
processamento – caracterizado pelo uso intensivo do conhecimento para processar informações, o que altera a natureza da competitividade.
A partir do período de processamento, foi necessário buscar e reter profissionais talentosos, bem preparados em termos de educação formal e com complementação acadêmica em áreas diferenciadas, pois:
profissionais bem preparados podem gerar competitividade.
Responsável pelo cadastro de pessoal, pela distribuição e pelo controle de vale-refeição e vale-transporte, o departamento de RH concentrava tarefas extremamente burocráticas nas suas atividades. Nos últimos anos, no entanto, a área de RH ampliou a sua atuação, passando a realizar, também, atividades estratégias.É correto afirmar que essa mudança foi ocasionada pela
globalização, que gerou maior competitividade, mais opções de fornecedores e um foco maior no mercado, que passou a determinar o preço de produtos e serviços.
Ao longo do tempo, a empresa reage a estímulos de origem tanto interna quanto externa. Dessa forma, no longo prazo, a gestão estratégica de recursos humanos deve acompanhar os movimentos da empresa de forma sistêmica e abrangente.Entre as opções a seguir, aquela que NÃO apresenta um processo fundamental considerado pela perspectiva estratégica é:
Identificar oportunidades e transformar ameaças em oportunidades.
Ao estudar estratégia, um consultor identificou três definições relacionadas por Nickols (2000):
Estratégia é “a arte de distribuir e aplicar meios militares para atingir objetivos e políticas” (HART, 1967);
“Estratégia responde à pergunta: que objetivos procuramos e como devemos atingi-los” (STEINER, 1979) e
“Estratégia é um plano, um ‘como’, uma forma de ir daqui até ali” (MINTZBERG, 1994).
Após estudar as definições apresentadas, esse consultor conclui que a estratégia:
não é um fim em si mesma, mas um meio de se atingirem os objetivos.

Continue navegando