Buscar

pensamento e linguagem

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO FAL
CURSO DE PSICOLOGIA
IZABELLA CORREIA DA SILVA PEREIRA
JOSÉ HUMBERTO DE LIMA CAVALVANTE
MARÍLIA MORAES MOREIRA ROCHA 
RANIELLE ALVES DE ANDRADE
SARA DE FARIAS COSTA
TRABALHO DE PSICOLOGIA: observação sobre a perspectiva de Vigotsky
Maceió-AL
2017
IZABELLA CORREIA DA SILVA
JOSÉ HUMBERTO DE LIMA CAVALVANTE
MARÍLIA MORAES ROCHA PEREIRA
RANIELLE ALVES DE ANDRADE
SARA DE FARIAS COSTA
OBSERVAÇÃO SOBRE A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY
 
Trabalho de psicologia entregue a faculdade Estácio Fal, como requisito a obtenção de conceito na disciplina Psicologia do Pensamento e da Linguagem.
Professor: Me. Luciana Carla Lopes de Andrade
Maceió-AL
201
INTRODUÇÃO
Diariamente, as crianças observam o que as pessoas dizem e o que fazem e por que fazem isso. Depois, elas assimilam o que vêem, transformando-o em sua propriedade. Recriando, pela sua própria perspectiva, uma espécies de conversações e de outras interações observadas em seu mundo. Segundo Vygotsky, a grande parte da aprendizagem das crianças ocorre pelas interações infantis no ambiente, que determina amplamente o que a criança internaliza.
“A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL É UM DOS MAIS NOTÁVEIS CONCEITOS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, VISTO QUE PODE CAPACITAR-NOS A INVESTIGAR ALÉM DO DESEMPENHO OBSERVADO DE UMA CRIANÇA”
A segunda maior contribuição de Vygotsky para a psicologia foi o desenvolvimento constructo da zona de desenvolvimento proximal(ZDP).
ZDP e uma amplitude de capacidade observável do desempenho de uma criança e a capacidade latente, quando paramos para observar uma criança e observamos e a capacidade que as mesmas desenvolveram pela a herança hereditária e os estímulos do ambiente, porém e muito mais observado o potencial delas. 
Antes de Vygotsky propor sua teoria, existia uma certa insegurança de como realmente poderia ser avaliado essa capacidade latente,
Ele sustentava que era preciso reconsiderar não só como avaliar as capacidades cognitivas infantis, mas também como era avaliados. 
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Vygotsky e o conceito de aprendizagem mediada
Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender. Ela se diverte ao ouvir os sons das teclas de um piano, pressiona interruptores e observa o efeito, aperta e morde para examinar a textura de um ursinho de pelúcia e assim por diante. Essa lista de atividades, entretanto, pode dar a impressão de que, para adquirir saberes, basta o contato direto com o objeto de conhecimento. Na realidade, boa parte das relações entre o indivíduo e seu entorno não ocorre diretamente. Para levar a água à boca, por exemplo, a criança utiliza um copo. Para alcançar um brinquedo em cima da mesa, apoia-se num banquinho. Ao ameaçar colocar o dedo na tomada, muda de ideia com o alerta da mãe - ou pela lembrança de um choque. Em todos esses casos, um elo intermediário se interpõe entre o ser humano e o mundo
Elementos mediadores: os instrumentos e os signos
O exemplo também é útil para distinguir os dois tipos de elementos mediadores propostos por Vygotsky. O primeiro são os instrumentos. Ao se interpor entre o homem e o mundo, eles ampliam as possibilidades de transformação da natureza: o machado permite um corte mais afiado e preciso, uma vasilha facilita o armazenamento de água etc. Alguns animais, sobretudo primatas, podem até utilizá-los eventualmente, mas é o homem que concebe um uso mais sofisticado: guarda instrumentos para o futuro, inventa novos e deixa instruções para que outros os fabriquem. 
O segundo elemento mediador, o signo, é exclusivamente humano. Na definição do dicionárioHouaiss, signo é "qualquer objeto, forma ou fenômeno que representa algo diferente de si mesmo". A linguagem, por exemplo, é toda composta de signos: a palavra cadeira remete ao objeto concreto cadeira. Perceba que você certamente pode imaginar uma agora mesmo sem a necessidade de vê-la. Para o homem, a capacidade de construir representações mentais que substituam os objetos do mundo real é um traço evolutivo importante: "Ela possibilita libertar-se do espaço e do tempo presentes, fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, fazer planos e ter intenções", escreve Marta no livro Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio-Histórico
Trecho de livro
"O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer." 
Lev Vygotsky no livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores 
Comentário 
 O trecho destaca, para gerar desenvolvimento, que o aprendizado precisa ser organizado - pelo professor, por exemplo, que na interação com os alunos tem o conhecimento específico para mediar o acesso a diferentes saberes. Os estudantes, por sua vez, devem construir suas próprias ideias baseados no que foi trabalhado em aula com os colegas e o docente.
Observaçao 
A observação se passa através de um casal de surdos que se conheceram pela rede social, se encontraram fisicamente e se apaixonaram e resolveram formar uma família tendo uma filha mesmo em meio as dificuldades pela deficiência dos dois em não poder escutar. O Pai adquiriu a deficiência por causa de uma doença chamada meningite com 1 ano de idade e a Mae já nasceu com a deficiência, já a filha nasceu normal escuta e se comunica normalmente. 
A filha tem um ano e já se comunica através de libras que foi adquirido através do aprendizado com os seus pais. Os pais fazem questão de pode sair com ela para diversos lugares e deixar ela interagir com o mundo para ela poder adquirir a linguagem, também planejam coloca-la numa escola bilíngue para ela interagir com crianças que tem a mesma deficiência dos seus pais na visão deles querem inclui-la neste ambiente para mostrar que ela não é melhor que ninguém porque ela consegue ouvir e falar. Os pais tem todo um esquema para poder suprir as necessidades da filha. Infelizmente este caso é uma menoria na maioria dos casos a família não tem boas condições financeiras e emocialmente para poder criar uma criança com deficiência ou os pais com deficiência de cuidar de uma criança normal. Como deficiente auditivo tive muitas dificuldades para poder a ler e a escrever precisei repetir de ano para os meus pais me matricular em aulas particulares para poder aprender, eu sabia as vogais, as consoantes e ate uma parte do alfabeto mas não conseguia juntar as letras e formar uma palavra com base nessas aulas puder realmente aprender a linguagem da escrita e da leitura.
REFERENCIAS
http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-lev-vygotsky/

Continue navegando