Buscar

Avaliando e aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201308905459)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, no dia 2 de janeiro de 2015, praticou um crime de apropriação indébita majorada. Foi, então, denunciado como incurso nas sanções penais do Art. 168, §1º, inciso III, do Código Penal. No curso do processo, mas antes de ser proferida sentença condenatória, dispositivos do Código de Processo Penal de natureza exclusivamente processual sofrem uma reforma legislativa, de modo que o rito a ser seguido no recurso de apelação é modificado. O advogado de João entende que a mudança foi prejudicial, pois é possível que haja uma demora no julgamento dos recursos. Nesse caso, após a sentença condenatória, é correto afirmar: que o advogado de João
		
	
	não deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, em razão do princípio da irretroatividade da lei prejudicial e de o fato ter sido praticado antes da inovação;
	 
	deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, pois se aplica ao caso o princípio da imediata aplicação da nova lei;
	
	NDA
	
	não deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, em razão do princípio da ultratividade da lei;
	
	deverá respeitar o novo rito do recurso de apelação, pois se aplica ao caso o princípio da extratividade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309125246)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a opção correta:
		
	
	a) a confissão se presume;
	 
	c) os jurados no tribunal do júri julgam por íntima convicção;
	
	o réu pode ser obrigado a fornecer padrão de voz para a realização de perícia.
	 
	a prova testemunhal não poderá suprir a falta de exame de corpo de delito.
	
	b) o juiz criminal não pode rejeitar o laudo pericial;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309041970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em tema de prova penal, é CORRETO afirmar que:
		
	
	não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem, desaparecido os vestígios, a confissão poderá suprir-lhe a falta;
	
	as provas requeridas pela Defesa deverão ser deferidas pelo juiz independentemente da pertinência que guardem com o objeto do processo;
	 
	em crime que deixa vestígios, o juiz não ficará adstrito ao laudo, podendo aceita-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte;
	
	em regra vigora o sistema da íntima convicção, pelo qual o juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova, estando dispensado de motivá-la;
	
	são inadmissíveis no processo as provas produzidas por meios ilícitos, salvo quando servirem para esclarecer dúvida sobre ponto relevante.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309041927)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em blitz de rotina realizada em uma rodovia, policiais federais pararam um motorista que dirigia acima da velocidade permitida. Os documentos apresentados pelo motorista tinham indícios de falsidade. Ao fazerem uma busca no veículo, os policiais encontraram escondida, embaixo do banco, uma mala contendo dez quilos de cocaína. Os policiais levaram o motorista até o posto rodoviário e, em conversa informal, obtiveram uma confissão do motorista, que também informou quem era o dono da droga. A conversa foi gravada sem o conhecimento do motorista, que não havia sido informado de seu direito de permanecer calado. Logo após, os policiais conduziram o motorista à delegacia de polícia mais próxima, para lavratura do auto de prisão em flagrante. Interrogado pela autoridade policial, o motorista não confirmou seu depoimento, passando a negar que soubesse que estava conduzindo a droga, pois o carro era emprestado. Com base nesse caso, é CORRETO afirmar que a gravação da confissão do motorista é
		
	
	prova lícita, pois ele não pode invocar seu direito de privacidade, já que estava cometendo um crime;
	
	prova ilícita, em função de não ter sido colhida pelo Ministério Público;
	
	prova lícita, pois o interesse público na apuração da verdade real se sobrepõe ao exercício do direito de defesa no caso.
	 
	prova ilícita, pois ele não foi informado do seu direito de permanecer calado;
	
	prova lícita e válida para condená-lo , mas não é válida para condenar a pessoa que ele delatou;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201308197048)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	"A" foi denunciado pela prática de furto, tendo a denúncia narrado que ele abordou a vítima e, após desferir-lhe socos e pontapés, subtraiu para si a bolsa que ela carregava. Nesse caso:
		
	 
	o Juiz poderá dar aos fatos classificação jurídica diversa, condenando o réu pela prática de roubo.
	
	o Juiz poderá dar ao fato classificação jurídica diversa da que constou da denúncia, dando ao Ministério Público e à Defesa oportunidade para se manifestarem e arrolarem testemunhas.
	
	o Juiz não poderá condenar o réu por roubo, por ser a pena desse crime mais grave que a do furto.
	 
	o processo será nulo se o Juiz condenar o acusado por roubo, porque violado o princípio da correlação entre a sentença e o pedido.
	
	como o fato foi classificado erroneamente, o Juiz poderá condenar o réu por roubo, devendo, antes, proceder ao seu interrogatório.
	
	03. Marque a alternativa CORRETA:
		
	
	c) O Código de Processo Penal não permite ao Juiz, de oficio, determinar diligencias.
	
	e) nenhuma das alternativas anteriores
	 
	a) O Código de Processo Penal permite ao Juiz determinar diligencias apenas antes do encerramento da instrução.
	 
	b) O Código de Processo Penal permite ao Juiz determinar diligencias, de oficio, no curso do processo ou antes de proferir sentença, desde que seja para dirimir duvida sobre ponto relevante ao julgamento da causa.
	
	d) Excepcionalmente o Juiz pode determinar diligencias antes da ação penal, contudo é imperioso o requerimento exclusivo da autoridade policial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201308686616)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJ-RS - 2009 - TJ-RS ¿ Juiz) Acerca da suspensão condicional do processo penal, prevista no art. 89 da Lei nº 9.099/1995, assinale a assertiva correta.
		
	 
	Quando, em consequência de definição jurídica diversa, em razão da emendatio libelli, houver possibilidade de proposta de suspensão condicional do processo, mesmo já tendo sido recebida a denúncia e produzida a prova, o juiz deve viabilizá-la.
	
	As condições são propostas pelo Ministério Público na ação penal pública, sem que o magistrado possa especificar outras condições a que fica subordinada a suspensão.
	
	Durante o prazo de suspensão condicional do processo, a prescrição correrá normalmente, pois a lei determina somente a suspensão do processo silenciando acerca do que ocorre com a prescrição.
	
	A suspensão condicional do processo aplica- se somente no Juizado Especial Criminal.
	
	Nos crimes em que a pena máxima cominada não for superior a um ano, preenchidos os demais requisitos legais, o Ministério Público poder· propor a suspensão condicional do processo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201308704702)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A" foi denunciado pela prática de furto, tendo a denúncia narrado que ele abordou a vítima e, após desferir-lhe socos e pontapés, subtraiu para si a bolsa que ela carregava. Nesse caso:
		
	
	como o fato foi classificado erroneamente, o Juiz poderá condenar o réu por roubo, devendo, antes, proceder ao seu interrogatório
	
	o Juiz poderá dar ao fato classificação jurídica diversa da que constou da denúncia, dando ao Ministério Público e à Defesa oportunidade para se manifestarem e arrolarem testemunhas
	
	o processo será nulo se o Juiz condenar o acusado por roubo, porque violado o princípio da correlação entre a sentença e o pedido.
	
	o Juiz não poderá condenar o réu por roubo, por ser a pena desse crime mais grave que a do furto
	 
	o Juiz poderá dar aos fatos classificação jurídica diversa, condenando o réu pela prática de roubo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201308683824)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP- 2013 - TJ-SP - Escrevente Técnico Judiciário) Com relação aos processos em espécie, é correto afirmar:
		
	
	aplica-se a todos os processos o procedimento sumário, salvo disposições em contrário do Código de Processo Penal ou de lei especial.
	 
	o procedimento comum será sumário, quando tiver, por objeto, crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.
	
	o procedimento comum será sumário para as infrações penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei.
	
	o procedimento comum será ordinário quando tiver, por objeto, crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.
	
	nos procedimentos ordinário e sumário, no caso de citação por edital, o prazo para a defesa começará a fluir a partir da data da publicação do Edital.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309041931)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Jonas, réu em processo criminal instaurado pela suposta prática de peculato, encontra-se residindo em Portugal mas em local desconhecido. Com base nisto, qual será a forma de citação cabível no caso?
		
	
	Citação por carta rogatória;
	 
	Citação por edital;
	
	Citação por hora certa;
	
	Citação por carta precatória;
	
	Citação por AR (via postal).
	
	Quando, após tomarem ciência de uma decisão condenatória, defensor e acusado divergirem sobre interpor ou não o recurso cabível, qual das vontades deve prevalecer?
		
	
	A do acusado.
	
	O juiz decidirá o impasse.
	 
	Deverá prevalecer a vontade de quem deseja recorrer.
	 
	A do defensor, pois responsável pela defesa técnica.
	
	Se não houver comum acordo, o recuso não será admitido.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309148203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Antônio foi denunciado e condenado pela prática de um crime de roubo simples à pena privativa de liberdade de 4 anos de reclusão, a ser cumprido em regime fechado, e 10 dias-multa. Publicada a sentença no Diário Oficial, o advogado do réu se manteve inerte. Antônio, que estava preso, foi intimado pessoalmente, em momento posterior, manifestando interesse em recorrer do regime de pena aplicado. Diante disso, 2 dias após a intimação pessoal de Antônio, mas apenas 10 dias após a publicação no Diário Oficial, sua defesa técnica interpôs recurso de apelação. O juiz de primeira instância denegou a apelação, afirmando a intempestividade. Contra essa decisão, o advogado de Antônio deverá apresentar
		
	
	Recurso Ordinário Constitucional.
	 
	Recurso em Sentido Estrito
	
	Habeas corpus
	
	Carta Testemunhável.
	
	Recurso de Agravo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309129214)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2015 ¿ CESPE - TJ-PB - Juiz Substituto) Assinale a opção correta a respeito de provas no CPP.
		
	
	Por ser uma peça técnica, o laudo pericial deve ser aceito pelo juiz, sendo-lhe vedado inclusive rejeitá-lo em parte.
	
	Em respeito ao princípio acusatório, é vedado ao magistrado ordenar de ofício a produção antecipada de provas.
	 
	No processo penal, a prova do estado de casado deve obedecer às restrições referentes ao estado de pessoas previstas no ordenamento civil.
	
	Em caso de divergência entre os peritos, a controvérsia será resolvida internamente pelo diretor da repartição de lotação dos peritos, que elaborará laudo a fim de apresentar uma versão consensual.
	
	O assistente técnico atuará no exame de corpo de delito juntamente com o perito oficial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309159573)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(2017-CESPE-TJPR-JUIZ-adaptada) Considerando os princípios que norteiam o interrogatório do acusado e os requisitos para a realização desse ato, assinale a opção correta.
		
	 
	d) O exercício do direito ao silêncio não gera presunção de culpabilidade para o acusado, tampouco pode ser interpretado em prejuízo da defesa.
	
	e) nenhuma alternativa anterior.
	 
	b) Se o interrogado não souber escrever, não puder ou não quiser assinar, o juiz nomeará curador e este, após a leitura do interrogatório, assinará o termo.
	
	a) É válido o interrogatório do acusado que dispensa a presença do advogado e permanece em silêncio, pois, se o silêncio não puder ser interpretado contra a defesa, não haverá prejuízo, considerando-se o princípio pas denullité sans grief.
	
	c) Por não contar com as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório, a confissão extrajudicial, ainda que indireta, não é admitida como meio de prova.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201308875761)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Juiz de Direito - Goias - 2012/FCC) Em relação as testemunhas, e correto Direito - Goiás - 2012/FCC) Em relação a prova no processo penal, é correto afirmar que
		
	 
	será permitida a testemunha breve consulta a apontamentos.
	
	as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente a testemunha, exceto se não tiverem relação com a causa.
	
	as pessoas com dever de sigilo são proibidas de depor mesmo se desobrigadas pela parte interessada.
	 
	se o juiz reconhecer que alguma testemunha fez afirmação falsa remeterá cópia do depoimento para o Ministério Público, para instauração de inquérito.
	
	as pessoas impossibilitadas por enfermidade ou velhice serão dispensadas de depor.
	
	
	1a Questão (Ref.:201308713070)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o procedimento do tribunal do júri, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Reconhecida inicialmente ao júri a competência por conexão ou continência, o juiz, se vier a desclassificar a infração, impronunciar ou absolver o acusado de maneira que exclua a competência do júri, remeterá o processo ao juízo competente.
	 
	O conselho de sentença será questionado sobre matéria de fato e de direito e se o acusado deve ser absolvido.
	
	Ao elaborar a sentença, o juiz presidente poderá acrescentar qualificadora que não foi quesitada.
	
	Durante a instrução em plenário, os jurados poderão formular perguntas ao ofendido e às testemunhas, por intermédio do juiz presidente, assim como poderão requerer acareações, reconhecimento de pessoas e coisas, esclarecimento dos peritos, leitura de peças que se refiram, exclusivamente, às provas colhidas por precatória e às provas cautelares, antecipadas ou não repetíveis.
	
	Se, da decisão dos jurados resultar a desclassificação da infração para outra, de competência do juiz singular, ao presidente do Tribunal do Júri caberá proferir a sentença, o mesmo ocorrendo em relação aos crimes conexos não dolosos contra a vida.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201308708503)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP/2013 ¿ MPE/ES ¿ Promotor) Encerrando a discussão sobre a renúncia ao direito de apelação, a matéria foi tratada por uma das súmulas do Supremo Tribunal Federal (Súmula n.º 705). Assinale a alternativa correta com relação ao tema.
		
	
	Com fundamento na ampla defesa, concede-¬se legitimação especial ao réu para arrazoar pessoalmente recurso de apelação para suprir a omissão de seu advogado.
	
	A apelação interposta pelo réu, seu procurador ou defensor será admitida desde que não haja colidência nas teses apresentadas pela defesa.
	 
	A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta.
	
	A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, impede o conhecimento da apelação por este interposta.
	
	A apelação interposta por defensor dativo será conhecida ainda que dela discorde o réu. Todavia, a mesma hipótese processual não ocorre se se tratar de defensor constituído.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201308699105)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2009 - OAB) Acerca das normas aplicáveis ao processo e ao julgamento dos crimes de calúnia einjúria, previstas no CPP, assinale a opção correta.
		
	
	O juiz, antes de receber a queixa, oferece às partes oportunidade para se reconciliarem, fazendo-as comparecer em juízo para serem ouvidas, separadamente, na presença, obrigatória, dos seus advogados, lavrando-se o termo respectivo.
	
	No caso de reconciliação, depois de assinado pelo querelante termo de desistência da queixa, esta será suspensa pelo prazo de dois anos, e o juiz fixará as condições a serem respeitadas pelo querelado para que se opere a extinção da punibilidade após o decurso do referido prazo.
	 
	Caso seja oferecida a exceção da verdade ou da notoriedade do fato imputado, poderá o querelante contestar a exceção, podendo ser inquiridas as testemunhas arroladas na queixa.
	
	É pública incondicionada a ação penal por crime contra a honra de funcionário público em razão do exercício de suas funções.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201308896110)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FCC-2013-PE- - No que se refere a procedimento no Tribunal do Júri, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Contra a sentença de impronúncia caberá apelação
	
	Estão isentos do serviço do júri aqueles que o requererem, demonstrando justo impedimento
	
	O jurado que tiver integrado o Conselho de Sentença nos 12 (doze) meses que antecederam à publicação da lista geral fica dela excluído
	
	Poderão ser jurados os cidadãos maiores de 18 anos.
	 
	O juiz, fundamentadamente, impronunciará desde logo o acusado quando provado não ser ele o autor ou partícipe do fato.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201308703293)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPE ¿ RS ¿ 2014 ¿ Promotor) Num júri de alta complexidade por envolver 5 réus com advogados diferentes, a sessão foi suspensa para que os jurados pudessem jantar. Numa das mesas, sentaram 3 jurados e 2 oficiais de justiça. Durante a janta, um dos juízes de fato perguntou o nome de uma testemunha ouvida em plenário para outro jurado, que respondeu prontamente, antes que o serventuário pudesse intervir. A conversa não foi além. O ocorrido foi levado ao conhecimento do Juiz e do Promotor. Nesse caso deve haver:
		
	
	A exclusão dos dois jurados, com a convocação de substitutos e a renovação dos até então praticados.
	
	A reabertura do julgamento para que os demais jurados decidam a controvérsia.
	
	A exclusão dos dois jurados e a continuação do julgamento.
	
	A anulação do júri por quebra da incomunicabilidade entre os jurados.
	 
	A continuação do júri por não ter havido nulidade.

Continue navegando