Buscar

Mediação de Conflitos

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	No que diz respeito à resolução de conflitos através da mediação é necessário :
		
	
	uma maior ênfase na utilização da arbitragem
	
	uma atuação maior do Judiciário, buscando acelerar o processo
	
	um encaminhamento do conflito para a conciliação
	
	uma atuação do mediador decidindo o acordo entre as partes
	 
	uma mudança de paradigma nas atuações do indivíduo
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Cláusula de Mediação em um contrato:
		
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação extrajudicial
	 
	Obriga as partes a comparecer em uma primeira reunião de mediação e não a permanecer no processo de mediação.
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação judicial. 
	
	vincula as partes
	
	Não vincula as partes.
	
Explicação:
GABARITO A = Obriga as partes a comparecer em uma primeira reunião de mediação e não a permanecer no processo de mediação.
Previsão da Lei 13.140/15 
Art. 2o,
§ 1o Na hipótese de existir previsão contratual de cláusula de mediação, as partes deverão comparecer à primeira reunião de mediação. 
§ 2o Ninguém será obrigado a permanecer em procedimento de mediação.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Helena adquiriu um secador de cabelos, nas Lojas A & B. Cerca de uma semana após a compra, o aparelho passou a apresentar uma série de defeitos, tornando-se impróprio ao uso. Dirigiu-se, então, a loja, relatou o problema ao gerente, que informou a consumidora que não poderia efetuar a troca sem um laudo da assistência técnica autorizada, que atestasse que o defeito era de fabricação e não de mau uso. Dias depois, portando o laudo técnico e o aparelho defeituoso, a consumidora voltou à loja e o gerente do estabelecimento cumpriu o prometido. O conflito estabelecido pelas partes foi solucionado pela método de resolução de conflito denominado
		
	
	conciliação
	
	arbitragem
	
	mediação
	 
	negociação
	
	judicial
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação à conciliação e à mediação,
		
	
	o conciliador atuará somente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, podendo sugerir soluções para o litígio, mas não impor a conciliação
	
	as partes podem escolher, de comum acordo o conciliador e o mediador, desde que estejam cadastrados no registro do tribunal competent
	
	em razão do dever de sigilo inerente às suas funções, o conciliador e o mediador não poderão divulgar os fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação, mas deverão depor se notados pelo juiz, pelo dever de colaboração para com o judiciário
	 
	o mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
	
	os conciliadores e mediadores judiciais devidamente registrados no cadastro do Tribunal de Justiça, se advogados, não terão qualquer restrição ou impedimento para o exercício de suas atividades, uma vez que as atividades de solução consensual dos conflitos caracterizam múnus público e de interesse social.
	
Explicação:
GABARITO: D - o mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
 
 Art. 165 § 3º NCPC​: O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Suzana possui em sua pequena casa 15 gatos. Sua vizinha, Norma, tem sofrido com os animais, pois estes além de caminharem de madrugada pelo telhado, fazendo muito barulho, constantemente quebram as telhas, isso sem falar no forte odor de urina e nos incessantes miados madrugada a dentro. Norma entende que diante da convivência que possuem, vizinhas há mais de 30 anos, bem como do carinho e dedicação de Suzana com os gatos, que tomar qualquer atitude muito drástica acarretaria sérios problemas de saúde à Suzana, uma senhora com 80 anos. Para Norma, a colocação de tela em toda a residência de Suzana, a castração dos gatos, bem como o uso de caixas de areia, já seriam, num primeiro momento, suficientes para amenizar o incômodo. Depois de muitas tentativas, Suzana aceitou conversar sobre o assunto, mas com a presença de uma terceira pessoa, que seria escolhida pelas duas e que atuaria como um facilitador, permitindo que elas (partes) possuíssem total controle sobre o procedimento, mantendo a autonomia para decidir os aspectos do conflito. Analisando o caso, qual dos métodos de resolução de conflitos abaixo foi o sugerido por Suzana ?
		
	 
	Mediação
	
	Negociação
	
	Arbitragem
	
	Conciliação
	
	Jurisdição
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Cláusula Compromissória é um dos instrumentos utilizados na Arbitragem. É incorreto afirmar sobre a Cláusula Compromissória:
		
	
	Está inserida em um contrato
	
	É redigida antes do início do conflito
	
	Estabelece um compromisso de submeter à arbitragem os litígios que surgirem.
	
	Não há esta cláusula na Arbitragem
	 
	Está inserida em um contrato e é redigida após o início do conflito.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa incorreta: Arbitragem é (SENASP/MJ,2009)
		
	 
	Forma de resolução de disputas, cuja decisão é produzida pelo poder judiciário.
	
	A criação e promoção de mecanismos alternativos de tratamento de conflitos.
	
	Forma de resolução pacífica de disputas, realizada por um árbitro.
	
	Forma de resolução de disputas, determinada por um terceiro.
	
	Forma de resolução de disputas, cuja decisão não é produzida pelo poder judiciário.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada
		
	
	contenda 
	
	arbitragem
	 
	Mediação.
	
	resolução
	
	conciliação.
	
Explicação:
Mediação: é o processo de gestão de controvérsias no qual um profissional - o mediador - intervém de forma imparcial e neutra, ou seja, sem poder de decisão, facilitando a comunicação entre os envolvidos, com vistas à solução da disputa.
O Mediador não decide, ele ajuda as partes a chegarem a um consenso.

Continue navegando