Buscar

Estruturação de uma Estória

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Considere as seguintes informações:  
“A forma como os acontecimentos são narrados chamamos de enredo; outros autores preferem o nome trama [...] o enredo, portanto é relativo às estratégias discursivas do narrador para apresentar o narrado de modo a obter determinados efeitos de sentido”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERRA, Ernani. O conto na sala de aula. [livro eletrônico] Ernani Terra, Jessyca Pacheco. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 186. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, o enredo pode ser estruturado em partes e depende de alguns elementos para a sua formação, relacione corretamente os elementos importantes para a formação e as partes do enredo apresentados com as suas respectivas características: 
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Conflito
Premissa dramática 
(   ) Apresenta o assunto do filme.
(   ) Maior parte do enredo onde os conflitos se desenrolam.
(   ) Nesta parte são apresentadas as personagens e os acontecimentos.
(   ) Apresenta a solução e o desfecho.
(   ) Componente da estória responsável por gerar tensões na estória. 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 5 – 2 – 1 – 3 – 4. Conforme o texto-base tem-se as seguintes proposições que justificam a resposta:
“A introdução (apresentação, exposição ou situação inicial) é a parte do enredo que situa o ouvinte / leitor / espectador diante da narrativa. Nela são apresentadas as personagens, os acontecimentos até o momento em que a estória tem início [...]” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
“O desenvolvimento (ou complicação) é a parte em que a estória toma forma, sendo normalmente a parte mais extensa do enredo. É durante o desenvolvimento que o conflito (ou conflitos, uma vez que é possível existir mais de um conflito ou mais de um enredo em uma mesma narrativa) se desenvolve em direção a uma resolução” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145, 146).
“A conclusão é a parte do enredo que apresenta a solução do conflito, revelando por completo, ao final a essência da obra, sua mensagem, moral ou subtexto. Fazem parte da conclusão o clímax (momento culminante da estória) e o desfecho. Costuma apresentar o final da estória” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 146).
“Segundo Gancho, a organização das partes de um enredo, bem como dos acontecimentos que o compõem, é determinada pelo conflito, o componente da estória gerador da tensão que faz o enredo evolver e prende a atenção do apreciador à matéria narrada” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
“[...] a premissa dramática, ou seja, os componentes da estória de que trata o curta que servirão de fio condutor ao enredo e que darão origem ao conflito, que por sua vez iniciará a parte do desenvolvimento” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 145).
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 2/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Uma história é um todo, e as partes que a compõem — a ação, personagens, cenas, seqüências, Atos I, II, III, incidentes, episódios, eventos, música, locações, etc. — são o que a formam. Ela é um todo. Estrutura é o que sustenta a história no lugar. É o relacionamento entre essas partes que unifica o roteiro, o todo. Esse é o paradigma da estrutura dramática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico / Syd Field. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 02,03 
Após a leitura da passagem de texto e dos conteúdos do texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, analise as etapas para a estruturação de uma estória propostas por Doc Comparato e as relacione corretamente às suas devidas definições e características: 
Ideia.
Personagens.
Ação dramática.
Tempo dramático.
Unidade dramática. 
(   ) Aqueles que vivem e agem na estória .
(   ) É o que dá início ao roteiro e ao trabalho do roteirista.
(   ) Guia para a construção das cenas.
(   ) Determina a duração das cenas.
(   ) Forma como o conflito é contado ao espectador.
 
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 2 – 1 – 5 – 4 – 3. Conforme o texto-base têm-se os seguintes parágrafos que abordam todas as respostas:
“A primeira delas, a ideia, é o ponto de partida do roteirista. Um roteiro sempre começa a partir de uma ideia que provoca o escritor a relatar determinado fato”.
“A terceira etapa compreende os personagens, a peça que viverá o conflito. O personagem é quem sustenta a ação, pois é o ponto de atenção imediata do espectador […]”.
“A ação dramática é a maneira como é contado o conflito vivenciado pelos personagens, e esta etapa corresponde a formação da estrutura do roteiro”.
“Na quinta etapa, o tempo dramático, define-se qual a duração das cenas. É nesta etapa que se forma a estrutura do diálogo, o drama dos personagens, ou seja, é o primeiro rascunho do roteiro, o qual será ainda corrigido e retocado”.
“Por fim, a unidade dramática é o ponto final do roteiro, quando este está pronto para ser executado. Também conceituado como roteiro final, este será o guia para a construção das cenas e formalização do produto audiovisual”.
Todos os textos citados pertencem ao texto-base: (texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, p. 42,43).
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 3/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Não podemos esquecer que a emoção de uma personagem tem que coincidir com seu intelecto. A um caráter altamente racional, de emotividade nula, é claro que não podemos pô-lo para dançar o can-can, já que (a menos que tivesse enlouquecido, ou estivesse bêbado) não seria um comportamento de acordo com sua forma de ser pouco expansiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Ed. rev. E atualizada com exercícios práticos. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. p. 130.
 Após a leitura do fragmento de texto e dos conteúdos do texto-base Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, sobre a geração do perfil expressivo do personagem, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
 
I. ( ) As vertentes anatômicas e de atuação psicológica são configuradas separadamente e de forma independentes.
II. ( ) Ambas as vertentes expressivas estão inter-relacionadas no processo de criação dos personagens.
III. (  ) Estruturas de corpo de personagens formadas por ângulos ou pontiagudas estão ligadas a personagens com características psicológicas intrigantes ou sinistras.
IV. ( ) Personagens com crânios maiores são normalmente relacionados com personagens tímidos ou com menor capacidade intelectual. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F 
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentários: Alternativa correta: letra c. Seguem os trechos que justificam cada resposta:
I: Falsa /  II: Verdadeira: a segunda questão é verdadeira e, por isso, a primeira é falsa conforme o texto: “Evidentemente, não podemos deixar de registrar que ambas as vertentes (aspecto anatômico e atuação psicológica) mantem uma trajetória inter-relacionada no processo de criação do personagem, sobretudo devido à necessidade de compatibilizar a aparência física com desempenho”. 
III: Verdadeira e IV: Falsa conforme o parágrafo seguinte: “A este respeito, podemos exemplificar que, em geral, se levar em conta que estruturas de crânio de maior volume correspondem a personagens com maior capacidade intelectual, enquanto que estruturas menores, normalmente correspondem a tipos menos inteligentes. Além disso, estruturas ovais, angulosa e pontiagudas são características de personagens intrigantes ou sinistros [...]” (texto-base, O Acting do personagem animado: evolução, singularidades e planejamento, p. 146).
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 4/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Leia a citação de texto a seguir: 
“Toda as histórias têm uma estrutura. Uma história tem um início, um fim e uma linha de eventos colocados sobre uma estrutura que os mantêm juntos. Não importa se o meio é um texto, um filme ou quadrinhos. O esqueleto é o mesmo. O estilo e a maneira de se contar pode ser influenciado pelo meio, mas a história em si não muda”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EISNER, W. Narrativas Gráficas de Will Eisner. Trad. Leandro Luigi Del Manto. São Paulo: Devir, 2005. p. 11. 
Apos a leitura da citação e de acordo com os conteúdos do texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, existem 5 elementos indispensáveis em uma narrativa. Analise os elementos dispostos a seguir e enumere, na ordem sequencial, as definições que se relacionam a cada um dos elementos: 
Acontecimento
Personagem
Tempo
Espaço
Narrador
 (  ) Fato, evento que move a narrativa.
(  ) Local em que o fato ocorre.
(  ) Sujeito que vive o evento.
(  ) Época em que o fato ocorre.
(  ) Aquele que conta a história.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 1 – 4 – 2 – 3 – 5. Conforme o texto-base tem-se o seguinte parágrafo que define e justifica a resposta: “Toda narrativa se estrutura sobre cinco elementos essenciais, sem os quais não pode existir. Sem os acontecimentos não se é possível contar uma estória. Quem vive os acontecimentos são os personagens, em tempos e espaços determinados. Por fim, é necessária a presença de um narrador – elemento fundamental à narrativa – uma vez que é ele que transmite a estória, fazendo a mediação entre esta e o ouvinte, leitor ou espectador” (texto-base Animadas Personagens Brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro, p. 138).
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 5/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Considere o excerto de texto a seguir: 
“[…] Isso porque quanto maior a quantidade de imagens por segundo, melhor a qualidade da ilusão de movimento conseguida. Isso é importante para imagens fotográficas, realistas, e para a qualidade do espetáculo como um todo. Mas os animadores nunca precisam produzir TANTAS imagens se não quiserem; eles sabem que 10 por segundo são suficientes para conseguir simular um movimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marcos Cartilha Anima Escola: técnicas de animação para professores e alunos / texto Marcos Magalhães; [organização Joana Milliet, Marcos Magalhães; ilustrações Marcos Magalhães, Victor Pacheco]. - 2. ed. - Rio de Janeiro: IDEIA - Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação, 2015. p. 52. 
Após a leitura do excerto de texto apresentado e os conteúdos do texto-base O Acting no Design de Animação, sobre a quantidade de quadros e sua relação com a velocidade e o tempo da animação, analise as seguintes proposições: 
I. Dentro de um determinado tempo, a utilização de mais quadros para representar um movimento proporciona a ilusão de movimentação com velocidade mais baixa, ou seja, mais lento. 
PORQUE 
II. A velocidade do objeto independe da quantidade de quadros em um determinado período de tempo. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
Comentários: A proposição um é verdadeira e a II é falsa pois a velocidade depende da quantidade de quadros. Como justificativa segue citação do texto-base: “Assim chegamos numa regra básica dentro do campo da animação: dentro de uma mesma Regulação do Tempo, mais quadros proporcionam ilusão de velocidade baixa; menos quadros proporcionam ilusão de velocidade alta” (texto-base, O Acting no Design de Animação, p. 48).
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando