Buscar

avaliação discursiva online metodologia do ensino de matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 10 Set 2018, 10:22
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 10 Set 2018, 10:22
	Nota
	3,1 de um máximo de 3,5(89%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A 
O conceito central da teoria de Ausubel é o de “aprendizagem significativa”, um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ausubel vê o armazenamento de informações no cérebro humano como sendo organizado, formando uma hierarquia conceitual, na qual elementos mais específicos de conhecimentos são ligados e assimilados a conceitos mais gerais, mais inclusivos.
Desta forma, um indivíduo aprende algo novo se isso puder se relacionar com conceitos anteriores aprendidos. Na Matemática, isso é essencial, já que a disciplina é sequencial. Por exemplo, para se aprender números reais, é necessário conhecer os números racionais, que, por sua vez, depende do conhecimento dos números inteiros.
Considere a aprendizagem de funções trigonométricas. Para aprender este conteúdo o aluno precisa ter conhecimento de conceitos anteriores? Qual conhecimento prévio você considera necessário para a aprendizagem das funções trigonométricas? Como o professor pode trabalhar este conteúdo de forma significativa para o aluno? Você acha que é importante que o professor faça uma revisão antes de ensinar determinados conteúdos? Por que?
Para responder estas questões, escreva um texto argumentativo de 10 a 15 linhas, com base nas aulas e no livro texto.
  
 
Questão B 
Mônica é professora de Matemática de turmas do ensino médio de uma certa instituição. Ela leciona há pouco tempo, ainda é um pouco insegura e acabou se deparando com uma situação inusitada para ela, que a deixou muito pensativa. Fernanda é uma aluna bem quieta, que tem muita dificuldade em matemática, porém não falta a nenhuma aula e presta atenção nas explicações, mas sua dificuldade com a disciplina é grande. O que deixou a professora mais preocupada é o fato da aluna não entregar nenhum trabalho, pois como a aluna tenta ser muito dedicada em sala, esperava o mesmo comportamento com os trabalhos. Mônica ficou mais preocupada ainda com o fato da aluna não conseguir fazer a prova, pois a entregou quase em branco, a professora já havia conversado com a aluna, a qual prometeu se esforçar. Mas sem as entregas de trabalho e quase sem nota na prova Fernanda já está quase reprovada, Mônica está chateada com isso, pois em sala a aluna se dedica bastante, é comportada e não queria reprovar a aluna. Se você fosse a professora, ainda insegura, o que faria? Tentaria ajudar a aluna Fernanda de alguma forma? Qual é a melhor atitude de um professor em casos especiais como este?
Para responder estas questões, escreva um texto argumentativo de 10 a 15 linhas, baseado nas aulas e no livro texto.
Questão A: A abordagem da trigonometria é de fundamental importância, em função de contribuir para a construção e abstração de diversos conceitos. Para tornar mais significativo e efetivo o estudo da trigonometria, um dos recursos que se pode utilizar é a caracterização dos conhecimentos prévios dos alunos. A importância de se caracterizar os conhecimentos prévios dos alunos, relacionados às funções trigonométricas, se deve à contribuição que isso pode oferecer ao docente, para que ele possa conduzir melhor suas intervenções em prol de aprendizagens significativas para os alunos. Circunferência, círculo, ângulo, escala, localização de pontos no plano cartesiano, radiciação e propriedades de fração são conhecimentos prévios que os alunos devem ter para conseguirem aprender de forma satisfatória os conteúdos abordados em trigonometria. Para determinar quais os conhecimentos prévios que os alunos possuem é importante passar algumas atividades que englobem, como por exemplo, a escolha de escala adequada para os eixos de um gráfico; construção de circunferência e de arcos com o uso de transferidor; localização de arcos simétricos; e exercícios de soma, subtração, multiplicação e divisão de números fracionários e com raiz quadrada. Após revisar os conhecimentos prévios necessários, o docente poderá conduzir sua aula de trigonometria com mais fluência, pois o tema da aula terá um embasamento maior e os alunos assimilarão melhor a abstração. 
Questão B: Existem transtornos de aprendizagem responsável pela dificuldade em matemática, há alunos que passam por esse problema e conseguem realizar operações mais não conseguem aplicá-las em problemas, há também aqueles alunos que sequer conseguem realizar as operações, pois invertem números ou a sequência de resolução de algoritmos. Esses alunos que possuem esse tipo de transtorno, têm dificuldade de memorização, dificuldades em escrita de tarefas e as habilidades visuais, espaciais, psicomotoras, dentre outras. Primeiramente procuraria os demais professores da Fernanda e verificaria se ela possuía dificuldade em todas as disciplinas ou apenas em matemática. Se Fernanda apresentasse dificuldade apenas na disciplina de matemática, procuraria realizar um atendimento individualizado, que não deve expô-la e nem a diferenciar dos demais alunos. Explicaria o conteúdo quantas vezes a aluna achasse necessário, para que ela se sinta motivada a aprender e veja que o professor está ali para ajudá-la em suas dificuldades. Também tentaria trabalhar com jogos, pois ao direcionar o conteúdo para uma aula mais lúdica torna-se mais fácil a fixação do conteúdo. Dessa forma, deve-se montar um plano estratégico de metas de ensino aprendizagem para Fernanda, para que a mesma não perca o ano. Um método avaliativo diferenciado dos demais alunos da classe, para avaliar a aluna, adotando técnicas de ensino e avaliação individual, e relacionando as atividades propostas com o cotidiano, se apresentariam como ferramentas importantes para ajudar a aluna.
Parte inferior do formulário

Continue navegando