Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Portifolio 2° semestre.

Pré-visualização | Página 1 de 2

SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE
PEDAGOGIA
VIRIDIANE APARECIDA VANIN MACEDO MASSOTTI
ANÁLISE TEÓRICO-REFLEXIVA DO AMBIENTE ESCOLAR
 
Cascavel
2017
VIRIDIANE APARECIDA VANIN MACEDO MASSOTTI
ANÁLISE TEÓRICO-REFLEXIVA DO AMBIENTE ESCOLAR
Trabalho individual interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média do 2º semestre do curso de Pedagogia, na modalidade 100% online das disciplinas: Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem; Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básica; Teoria e práticas do currículo; Prática pedagógica interdisciplinar: escola e sociedade; Seminário Interdisciplinar II.
Orientadores: Wilson Sanches, Edilaine Vagula, Marlizete Stainle, Raquel Lemos, Cyntia Simioni, Vilze Vidotte, Rosely Montagnini, Fabiane Musardo, Okçana Battini, Sandra Reis e Fabio Luis da Silva. 
Cascavel
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------- 3
HISTÓRIAS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DOS PRAZERES 
NERES DA SILVA----------------------------------------------------------------------------------- 4
DADOS DA INSTITUIÇÃO ----------------------------------------------------------------------- 5
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP) -------------------------------------------------6
ENTREVISTA COM O PROFESSO ------------------------------------------------------------ 7
ANÁLISE TEÓRICO-REFLEXIVA -------------------------------------------------------------- 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS -----------------------------------------------------------------------10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ------------------------------------------------------------11
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre ambiente escolar, onde abordaremos os seguintes assuntos: a história de como foi fundada a escola Municipal Professora Maria dos Prazeres Neres da Silva, também relataremos de forma breve os dados de identificação da instituição. 
Outros pontos mencionados neste trabalho foi à investigação da parte documental da instituição o Projeto Politico Pedagógico (PPP), que nos da uma noção de como a escola trabalha. A partir da entrevista de uma das professoras e as observações realizadas em sala de aula conclui com uma analise da importância que ambiente educativo tem na vida dessas pessoas.
Fundamentei este trabalho com pesquisas bibliográficas de autores que falam sobre a educação, pedagogia e o ambiente escolar.
HISTÓRIAS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DOS PRAZERES NERES DA SILVA
A escola Municipal Professora Maria dos Prazeres Neres da Silva, iniciou as suas atividades em 02/02/2001, após a municipalização da educação infantil e series inicial do ensino fundamental (1º a 4º) series. Antes de entrar em funcionamento a demanda era atendido na escola Horácio Ribeiro dos Reis, fundada em 1998, a partir dai foi inaugurado o conjunto habitacional Jardim União. 
A escola recebeu autorização para funcionar por meio de ata n° 09 do 16/11/2000, a professora Marta Maria dos Santos foi nomeada como primeira diretora em 13/11/2000, pela secretaria municipal de educação para o mandato de 2001 a 2002. Em relação ao nome escolhido foi uma homenagem prestada da comunidade e efetivada pela ata n° 09 do 16/11/2000 a fazer a professora Maria dos Prazeres Neres da Silva, falecida no dia vinte e cinco de julho de 1999.
No período de 2001 a 2003 foram atendidos entre 590 a 636 alunos distribuídos em 16 turmas de 1° a 4° series do ensino fundamental, 3 turmas da educação infantil e 2 turmas de educação de jovens e adultos e foi inaugurado o ginásio de esporte;
No ano de 2004 a 2007 foram atendidos entre 599 a 607 alunos com 17 turmas de ensino fundamental de 1° a 4º series, quatro turmas de educação infantil e duas turmas de educação de jovens e adultos;
Em 2008 a escola passou a oferecer reforço escolar e contra turno nos dois períodos, atendendo aproximadamente 574 alunos dividido em uma turma de educação infantil, 11 turmas de ensino fundamental de 8 anos e 7 turmas de 9 anos, 1 turma da sala de recursos, 1 turma de educação de jovens e adultos;
Em 2009 tinha aproximadamente 614 alunos, onde a escola obteve nota 6,1 no índice de jovens e alunos no desenvolvimento de educação básica IDEB;
No ano de 2010 a 2011 foram atendidos entre 530 a 531 alunos sendo duas turmas de educação infantil;
Em 2012 iniciaram-se as atividades complementares no xadrez período matutino e vespertino, também tiveram atividades no laboratório de matemática e artes no período matutino todos em modalidade de contra turno atendendo 200 alunos juntamente com reforço. No mesmo ano foi inaugurada a biblioteca onde a família Fielder patronesse efetuou a doação de 73 obras literárias de infanto-juvenil;
De 2013 a 2015 foram atendidos entre 545 a 556 alunos, onde foi enviada a proposta de aplicabilidade da composição de jornada de trabalho do professor;
Em 2016 a escola passou a atender uma turma de pré-escola I, pela lei n° 12796, onde o documento ajusta a lei de n° 9394 de 20/12/1996 que torna obrigatório a educação básica a partir dos quatro anos de idade. Atendendo 556 alunos, sendo a diretora eleita atualmente Adriana Aparecida Mendonça.
DADOS DA INSTITUIÇÃO:
Escola Municipal Professora Maria dos Prazeres Neres da Silva 
Rua André de Barros, Bairro Santa Felicidade /LOT Jardim União.
CEP: 85803150 cascavel/pr. 
Telefone (45) 3902 1648, e-mail: mariadasilva@cascavelpr.gov.br
Horário de atendimento: matutino 07h15min às 11h30min, vespertino 13h20min às 17h15min, noturno 19h00min as 22h00min.
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP)
O Projeto Politico Pedagógico é um documento da instituição elaborado com a participação da diretoria escolar, secretaria da educação, corpo docente, pais e outros membros da comunidade. Tem por objetivo assegurar o trabalho dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos aos alunos com base no currículo da educação de cascavel. 
A proposta do (PPP) é composta por ações e planejamentos que auxiliam no desenvolvimento dos projetos interdisciplinares como: organização do trabalho pedagógico, planejamento de ensino, plano de aula, organização da hora atividade, reuniões pedagógicas, divisão do currículo escolar por disciplinas e manutenção da estrutura física da escola. O aluno é avaliado bimestralmente em conselho de classe onde são 200 dias letivos, tendo férias recesso escolares, o método de avaliação institucional é aplicado ao final de cada ano letivo. 
Também são ofertadas as modalidades de ensino segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação LDB n ° 9.394/96 estabelece em seu artigo I e II que a educação escolar é composta de níveis sendo nível I educação básica formada por infantil, ensino fundamental e médio. Onde a escola oferece a educação infantil da pré - escola que totaliza 43 alunos no período matutino e 45 alunos no vespertino, e o ensino fundamental em series iniciam com 220 alunos no período matutino, e no período vespertino 252 alunos. 	Disponibilizando a educação especial que foi regulada pela lei 12.796/23 disponibilizando ensino para pessoas com deficiências, transtornos globais e de desenvolvimento de habilidades de super dotação, o atendimento é direcionado por profissionais com formação especifica tendo uma turma com oito alunos e possui educação para jovens e adultos para que possam dar prosseguimento a seus estudos no período noturno com 13 alunos. 
A escola disponibiliza de 46 funcionários, e a estrutura física da instituição necessita passar por uma adequação, onde serão reformados os banheiros, as rampas de acessibilidade entre outros ambientes,
Página12