Buscar

Princípios e Conceitos do Direito Tributário e Empresarial


Continue navegando


Prévia do material em texto

Sociedade empresária é a pessoa jurídica que exerce profissionalmente atividade econômica, organizada, para circulação de produtos, bens ou serviços e que tem, obrigatoriamente seus atos constituídos no registro público competente.
O convenio é um acordo firmado entre União, Estados e Municípios para praticar certos atos, como por exemplo, executar leis, serviços e decisões. Entre os principais convênios fiscais estão o ICMS.
É verdadeira. A imunidade tributária visa incentivar a cultura do povo, estimulando o pensamento livre o senso crítico.
A retroatividade benigna prevê que a lei não poderá retroagir, salvo para beneficiar o reu, seguindo a norma vigente na data da ocorrência do fato gerador.
O art 106 do código tributário estipula três casos em que a lei poderá retroagir, desde que o ato não tenha sido definitivamente julgado.
- quando deixar de ser infração
- quando a pena for menos severa
- quando for contrário a qualquer exigência, desde que não fraudulenta e que não signifique falta de pagamento.
Os instrumentos são a Analogia, princípios gerais do direito tributário, princípios gerais do direito público e equidade.
A analogia prevê a utilização de norma similar na falta de norma especifica para o ato considerado. A analogia não pode instituir cobrança de tributos não previstos em lei.
O princípio da anterioridade que prevê que nenhum tributo pode ser cobrado no exercício em que foi instituído ou aumentado.
Sendo por sociedade solidaria, Evandro recebe os efeitos jurídicos da falência, sendo condicionado a estar inabilitado de qualquer atividade empresarial até que se cumpra todos os atos determinado em lei.
O princípio de Isonomia oi Igualdade, proíbe a União, Estados e Municípios a tratar com desigualdade contribuintes que se encontrem em condições equivalentes em razão de profissão, função exercida, independente dos rendimentos auferidos. Não é possível discriminar ou favorecer quaisquer pessoas físicas ou jurídicas nas questões tributárias.
Optar pela recuperação judicial visa declarar seu estado de insolvência juntos aos credores, para viabilizar seu estado de crise econômica, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora e o emprego dos trabalhadores.
Fato gerador é um acontecimento previsto em lei, que faz surgir a obrigação de pagar tributos, fazer ou deixar de fazer algo.
Na ausência de lei será utilizado respectivamente: analogia, princípios gerais do direito tributário, princípios gerais de direito público e equidade. 
Leis complementares e lei ordinária, diferenças:
- O legislador preocupou-se em deixar matérias importantes a ser tratadas pela Lei Complementar, exigindo aprovação de maioria absoluta da casa legislativa enquanto a lei ordinária trata das matérias excluídas pela lei complementar considerando aprovação de maioria simples.
Vigência de lei espaço e tempo:
- A vigência no espaço prevê que a lei deve ser vigente no território em que foi editada, sendo federal me território nacional, estadual no estado e municipal no município. Lei estrangeira somente terá vigência no pais se instituído através de convenio ou tratado entre os entes.
- Quanto ao tempo prevê que entrará em vigor 45 dias depois de publicada, salvo se não constar data estipulada para tal. Pode ser temporária se for determinado o prazo especifico ou indefinida até que outra a substitua ou revogue.
Maria, drogada
- Maria não pode exercer a atividade de empresaria porque é considerada relativamente incapaz. Somente os maiores de 18 anos e emancipados, considerados capazes, sem serem legalmente impedidos poderão exercer a atividade de empresaria.
Cheque cruzado e visado:
- Cruzado trata de dois traços no canto superior da cártula que indica que será efetuado pagamento mediante deposito.
- Visado é quando há uma confirmação de fundos por parte do banco ou instituição, no anverso do titulo.
Princípios do título de credito:
- Cartularidade: prevê que deve haver um documento a ser apresentado para dar direito de titulo
- Literalidade: trata de reconhecer o que está escrito no título, validando o que ele contém.
- autonomia: que dá direito ao portador do título, sem considerar a origem