Buscar

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS OCORRIDOS NA CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL E SUAS CAUSAS

Prévia do material em texto

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS OCORRIDOS NA CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL E SUAS CAUSAS
CONTRA A FUTUROLOGIA
Futurologia=usar situação atual para fazer previsões matemáticas para o futuro financeiro.
Bancos ganham dinheiro com os juros cobrados dos empréstimos e financiamentos. Dinheiro que do lucro hoje, em tempos de crise o mesmo não significa nada.O riscos são maiores que parecem.
A Crise Financeira Internacional(2007-2008),que teve origem pelas perdas causadas pelo não pagamento dos empréstimos referente a hipotecas do mercado norte-americano,subprime(maior risco imobiliário).Hipotecas essas que foram distribuídas a investidores do mercado global(CRISE DA GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA).
Avaliando pela teoria de Jonh Maynard Keynes-Teoria Geral do Emprego-que estabelece uma conexão entre os mercados financeiros e a real economia.
John diz ¨a posição é séria quando o empreendimento torna-se uma bolha sobre o redemoinho da especulação.Quando o desenvolvimento de um país torna-se o subproduto das atividades de um cassino,provavelmente o trabalho será mal feito.¨
Crises financeiras não são apenas resultados de comportamentos ¨irracionais¨dos agentes,mas resultado da própria forma de operações dos mercados financeiros globais liberalizados sem um sistema de regulação adequado.
A Crise Financeira Internacional é conseqüência dos processos de desregulamentação financeira,de mobilidade dos fluxos de capitais,as finanças ao invés de potencializarem para a atividade produtiva,passaram a incrementar as operações especulativas,valorizando a riqueza financeira do capital,afetando assim,as atividades econômicas desenvolvidas e emergentes.
No Brasil,a economia entrou em recessão técnica com a queda do PIB de aproximadamente 4,4%.
Algumas medidas foram tomadas pelo Ministro da Fazenda,Guido Mantega e o presidente do Banco Central,Henrrique Meireles,como redução de alíquotas de IPI para setores automotivos e de eletrodomésticos da ¨linha branca¨,ampliação de investimentos relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento e flexibilidade do superávit primário(de 3,75% para 2,5% do PIB),ativando o mercado de credito e reduziu a taxa de juros,Selic.
PIB=PRODUTO INTERNO BRUTO
SELIC=SISTEMA ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA
SISTEMAS DE DECISÃO COMPARTILHADOS ENTRE HOMEM E MÁQUINA
MÁQUINAS - Crise mundial faz crescer a procura por máquinas de costura e bordado no Brasil
Importadoras registram crescimento de até 30% nas vendas no último ano e garantem participação na 3ª Brazil Patchwork Show para alavancar ainda mais os negócios
     Apesar da crise econômica mundial, a procura por máquinas de costura e bordado está a todo o vapor. É o que dizem os representantes das marcas Janome, Bernina e Brother, que estarão reunidos na 3ª Brazil Patchwork Show, feira que acontece em São Paulo de 14 a 17 de abril. As vendas cresceram entre 15% e 30% de 2007 para 2008 e os números continuam subindo nos três primeiros meses de 2009. 
      Segundo a Paulínia Importação e Comércio, representante da suíça Bernina, há uma tendência mundial em customizar e personalizar peças de roupas e acessórios. "Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa seguem essa tendência e isso aumenta o interesse do público em ter máquina de costura em casa", destaca Maurício Takatsuka, proprietário da importadora. O empresário conta que os produtos importados ficaram muito mais caros devido a crise, mas a empresa optou por reduzir a margem de lucro para manter o preço ao consumidor final, o que garantiu o crescimento das vendas em 30% no ano de 2008 na comparação com 2007.
      Já a Serv Maq, especializada em máquinas de bordado, informa que as vendas nesse segmento também aumentaram. "Sempre que o país enfrenta uma crise, cresce o número de pessoas que procuram uma maneira de conseguir fonte de renda extra. Como vendemos máquinas automáticas, que facilitam a vida de quem quer iniciar no bordado, esse é o primeiro produto procurado", conta José Webert Cardoso, proprietário da importadora, representante da marca Brother que registrou aumento de 15% nas vendas no último ano.
A Marbor, empresa que desde 1993 importa e comercializa as máquinas Janome com exclusividade no Brasil, destaca que a alta do dólar privilegia a produção nacional e faz crescer o número de pequenas empresas especializadas em costura. Segundo André Luis Rodrigues, gerente comercial da Marbor, costurar por hobby também tem garantido boas vendas à importadora. "Costurar deixou de ser fora de moda. Antes as pessoas simplesmente costuravam. Hoje elas fazem moda, customizam, reciclam e isso é fashion", garante o executivo. A importadora vendeu 25% a mais nos segmentos industrial e doméstico em 2008.
      Para atrair adeptos do Patchwork, as importadoras apresentarão novidades durante a 3ª Brazil Patchwork Show. Entre elas estão a máquina eletrônica com 100 pontos decorativos da marca Janome, o modelo PE-430 da Brother que faz até 400 pontos por minutos e a Bernina 830, inédita no Brasil.
FONTE http://www.global21.com.br/materias/materia.asp?cod=24244&tipo=noticia

Continue navegando