Buscar

Fichamento de Caso- O lider coach

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Fichamento de Estudo de Caso
Laylane Regina dos Reis Braz
Trabalho da disciplina: O Lider Coach
 Tutor: Profª. Célia Lima Paradela
Nova Iguaçu/RJ
2018
Estudo de Caso de Harvard
O Líder Coach
Foxconn Technology Group (A).
Referência: EACLES, R.G.; SERAFEIM, G.; CHENG, B. Foxconn Technology Group (A). Harvard Business School, 112 – P10, 2012.
Texto do Fichamento:
O presente estudo do caso relata a trajetória e alguns problemas enfrentados pela Foxconn, uma empresa que fabricava produtos eletrônicos, fundada por Terry Gou, em 1974. Era a maior empresa do setor de SEM e a de crescimento mais rápido, Foxconn tinha sido um nome de fantasia da Hon Hai antes de passar a ser uma subsidiária da empresa no ano de 2000. Ela estava inserida entre as principais prestadoras de Serviços de Fabricação de Eletrônicos (SEM), que por meio de contratos, se tornavam parceiros estratégicos na cadeira de suprimento, fornecendo seus produtos aos Fabricantes de Equipamentos Originais (OMS). Prestava serviços de projeto conjunto, desenvolvimento conjunto, fabricação, montagem e pós-vendas a parceiros a montante e estava comprometida com o fornecimento da solução de menor “custo total”. A Foxconn e suas subsidiárias não só fabricavam produtos para a Apple, a Nintendo, a HP e a Motorola, como também produziam telefones celulares e peças para a Nokia, consoles PlayStation 2, para a Sony e peças de computadores para a Dell.
No dia 23 de janeiro de 2010 um jovem operário de 19 anos saltou de um prédio, uma fábrica em Shenzhen, uma cidade no Sul da China. Houve mais de 16 tentativas de suicídios no mesmo local dentro de um ano e o saldo de mortes chegou a 14 ate o final de maio. A série de suicídios imediatamente desencadeou um debate na sociedade chinesa e intensificou o escrutínio das condições laborais e de vida dos trabalhadores de baixa qualificação na China. A fábrica pertencia à Foxconn. No qual sofreu severas críticas por supostos maus tratos aos seus empregados e foi fortemente pressionada a aumentar os salários.
O processo de crescimento da Foxconn, apresentando os planejamentos estratégicos da empresa e buscando oferecer seus produtos a baixo custo e continuar se destacando em relação a seus concorrentes. Apesar de ser um breve relato, ficam evidentes as práticas afirmativas de Cadeia de Suprimento, Armazenagem e Movimentação empregada pela Foxconn ao longo de toda a sua trajetória ascensão.
Apesar da demanda regular e crescente, o ambiente era bastante competitivo entre as empresas de SEM. Todas elas operavam com margens de lucro muito pequenas, onde diferencial para continuar com as vendas era oferecer produtos a preços cada vez menores. Os preços da Foxconn eram os mais atraentes devido aos investimentos em mão de obra barata, a chinesa. O poder de barganha entre os fornecedores e as empresas cliente eram muito alto. Os clientes OMS tinham vantagem de um número crescente de opções de parcerias com outra OMS, o que aumentava a pressão por ofertas de produtos a preços mais baixos. As EMS, por sua vez, se viam obrigadas a aceitas propostas pouco vantajosas para permanecer no mercado.
Com o intuito de redução e otimização dos custos, a Foxconn, apesar de ter sua origem Taiwan, escolheu a China como a sede da empresa no Continente, pois naquela localização a terra e a mão de obra possuíam preços baixíssimos e isso propiciava menores investimentos na cadeira de suprimento, conseqüentemente os produtos eram ofertados a preços abaixo do valor de mercado. Além disso, visando o aumento do nível de serviços aos clientes, os empregados trabalhavam sob forte supervisão, tendiam a duplicar ou triplicar o teto legal de horas trabalhadas por semana, com turnos típicos que duravam de 10 a 12 horas e não eram bem remunerados. Os funcionários da linha de montagem possuíam baixa qualificação profissional, o processo de produção se resumia a tarefas simples de modo que eles se especializavam em uma única tarefa realizando movimentos monótonos. O excesso de pressão no trabalho, associado com os problemas sociais enfrentados pela China, criou uma “crise de identidade” em muitos funcionários da Foxconn, o que levou ao suicídio que estavam ocorrendo.
Com o crescimento da sua fábrica em Shenzhen, a Foxconn em 1995, comprou um lote de terra maior e realizou investimentos maciços criando o Parque de Ciências e Tecnologia de Longhua, praticamente uma cidade-empresa composta de linhas de montagem, dormitórios, restaurantes, bancos, supermercados etc. Apesar da baixa remuneração ofertada aos funcionários, milhares de trabalhadores queriam ir para a Foxconn, pois comparada as demais empresas menores os pagamentos não atrasavam e seus empregados tinham direito a alojamento, alimentação entre outros benefícios gratuitos. Embora todo o esforço da Foxconn em melhorar sua infra estrutura e oferecer certas regalias aos empregados, a insatisfação em relação a carga de trabalho e aos baixo salários permanecia. Após os suicídios e os problemas sociais, o governo Chinês aprovou uma lei de contratos trabalhistas com o objetivo de impedir abusos e maus-tratos, estabelecendo uma jornada máxima de 8 horas por dia e que os empregadores atendessem aos padrões de salário mínimo local. Todas essas mudanças elevaram os preços dos produtos ofertados pela Foxconn, mas os clientes OMS estavam dispostos a abraçar essa causa e continuar com essa parceria com a empresa, essa dúvida ficou no ar.
4

Continue navegando