Buscar

Hipersensbilidade



Continue navegando


Prévia do material em texto

Imunologia: REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE 
Reações de Hipersensibilidade
Alergias ou Reações Alérgicas são reações de hipersensibilidade imunológica mediadas por anticorpos ou linfócitos T contra um antígeno estranho (alérgeno).
Basicamente, o sistema de defesa do organismo reage de uma forma exacerbada a um antígeno estranho, muito além do que deveria, causando a alergia ou reação alérgica e em geral provocando mais danos que o próprio antígeno causaria.
Classificação dos distúrbios de hipersensibilidade
	TIPO I - HIPERSENSIBILIDADE MEDIADA PELA IGE (IMEDIATA)
Hipersensibilidade tipo I é também conhecida como imediata ou hipersensibilidade anafilática. A reação pode envolver pele (urticária e eczema), olhos (conjuntivite), nasofaringe (rinorréia, rinite), tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite). A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (10 - 12 horas). Hipersensibilidade imediata é mediada por IgE. O componente primário celular nessa hipersensibilidade é o mastócido ou basófilo. A reação é amplificada e/ou modificada pelos plaquetas, neutrófilos e eosinófilos. Uma biópsia do local da reação demonstra principalmente mastócitos e eosinófilos. Existem 2 tipos:
	ATÓPICA: 
É o grupo de doenças (rinite alérgica, asma, dermatite, gastroênteropatia alérgica) que ocorre em certas pessoas com uma tendência hereditária a desenvolver anticorpos IgE contra múltiplos órgãos envolvidos com antígenos ambientais.
	ANAFILÁTICA:
Certos alérgenos (especialmente drogas, picada de insetos, látex e alimentos) podem induzir à resposta mediada pela IgE, causando uma generalizada liberação de mediadores pelos mastócitos que resulta numa anafilaxia sistêmica. Esta é caracterizada por hipotensão ou choque pela vasodilatação total, broncoespasmo, contração uterina e gastrointestinal, urticária ou angioedema. É uma condição potencialmente fatal e pode afetar pessoas com alergia atópica ou não. Urticária e angioedema são formas cutâneas da anafilaxia muito comuns, e tem o melhor prognóstico.
	TIPO II - HIPERSENSIBILIDADE MEDIADA POR ANTICORPO (CITOTÓXICA)
A reação citotóxica envolve uma reação entre IgG ou IgM contra antígeno aderido à célula (do órgão afetado). Isso tipicamente resulta em ativação da cascata do complemento e destruição da célula, a qual o antígeno está aderido. Um exemplo é a anemia hemolítica ou doença hemolítica do recém nascido. Tratamento envolve agentes anti-inflamatórios e imunossupressores.
	TIPO III - HIPERSENSIBILIDADE MEDIADA POR IMUNOCOMPLEXO
Hipersensibilidade tipo III é também conhecida como hipersensibilidade imune complexa. A reação pode ser geral ou envolve órgãos individuais. Esta reação pode ser o mecanismo patogênico de doenças causadas por muitos microrganismos.
Anticorpos IgG ou IgM podem formar complexos com o alérgeno e este imunocomplexo se deposita nos tecidos e pode ativar o complemento. Com concentração similar de anticorpo e alérgeno, a reação de Arths, uma resposta inflamatória cutânea e subcutânea, ocorre da mesma forma que doença do soro (uma doença sistêmica caracterizada por febre, artralgias e dermatites). A afinidade do anticorpo e tamanho dos complexos imunes são importantes na produção de doença e na determinação do tecido envolvido. 
	TIPO IV - HIPERSENSIBILIDADE TARDIA MEDIADA POR CÉLULAS T
Hipersensibilidade tipo IV é também conhecida como mediada por células ou hipersensibilidade tardia. O exemplo clássico dessa hipersensibilidade é a reação (Mantoux) tuberculínica (figura 5) que atinge um pico em 48 horas após a injeção do antígeno (PPD ou antiga tuberculina). 
A manifestação mais comum deste tipo é a dermatite de contato, no qual o alérgeno causa inflamação na derme por contato direto com a pele. 
Classificação 
 Anafilaxia -> Ac associado a célula (IgE) 
 Reações citotóxicas -> Ag associado a célula, depende do complemento (IgG e IgM) 
 Reações por complexos imune -> nem Ag, nem Ac estão associados à célula, reação ocorre 
Anafilaxia -> Ac associado a célula (IgE) 
 Reações citotóxicas -> Ag associado a célula, depende do complemento (IgG e IgM) 
 Reações por complexos imune -> nem Ag, nem Ac estão associados à célula, reação ocorre 
Anafilaxia -> Ac associado a célula (IgE) 
 Reações citotóxicas -> Ag associado a célula, depende do complemento (IgG e IgM) 
 Reações por complexos imune -> nem Ag, nem Ac estão associados à célula, reação ocorre I