Buscar

Avaliação Discursiva gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A gestão de recursos humanos inclui toda a gestão de pessoas: alunos, pais, funcionários da instituição e comunidade externa. Das três áreas da gestão escolar, essa é a mais sensível, pois atua diretamente com as pessoas e, por isso, deve considerar as características de cada uma delas. A sincronia entre o desejo dos pais e alunos e o que a escola oferta por meio de seus sujeitos é um fator complexo, que deve ser mapeado pelos gestores que atuam na área de recursos humanos. Nesse ponto, podemos afirmar que temos duas grandes frentes humanas: a interna e a externa.
Com base nos conhecimentos adquiridos durante as videoaulas, elabore um texto, entre 10 e 15 linhas, considerando questões chave que devem fazer parte das análises da frente humana interna e externa da escola.
Resposta Questão 1
A educação requer uma forma de trabalhar dinâmica, na qual se dá por uma gestão democrática, que tem como principal objetivo a participação de todos os envolvidos no processo de aprendizagem, tanto internamente como externamente.
Compreendemos como frentes internas todos educadores, a equipe da direção escolar e todos que estão comprometidos em acolher individualmente os alunos no que for necessário em seu desenvolvimento educacional. Esta é responsável por verificar o rendimento escolar dos alunos, avaliar e adequar às formas de ensino, os meios de avaliação e a grade curricular.
Frentes externas são representadas pelos pais dos alunos, que devem ter uma boa relação com a instituição escolar, tal relação é muito importante para que o ensino ocorra com êxito. 
Os pais dos alunos precisam participar ativamente junto à escola de tudo que diz respeito ao desenvolvimento escolar de seu filho. A escola deve encontrar caminhos que levem os pais a desejarem participar da construção da educação de seus filhos, ouvir as suas sugestões e está disposta a atender suas necessidades. Este é o caminho para se tenha sucesso no ensinar.
Estudo do caso
Em uma escola da capital do estado do Paraná, a pedagoga Sofia é totalmente favorável à gestão democrática. Ela acredita que professores, funcionários, alunos e comunidade devem estar envolvidos e comprometidos em todos os processos escolares. Contudo, o grande desafio que Sofia está enfrentando é fazer com que toda a comunidade escolar se mobilize para a importância da participação na construção de uma gestão democrática, visto que as pessoas demonstram insegurança quando se trata da participação do trabalho coletivo na escola.
Em um texto, entre 10 e 15 linhas, apresente ações que fazem parte da gestão democrática para garantir a participação de todos nos processos escolares.
Resposta Questão 2:
A gestão democrática abrange um dos principais meios de trabalho na educação, pois ela apresenta grandes benefícios através da participação social.
É um grande desafio para o (a) pedagogo (a) conseguir com que toda comunidade escolar participe ativamente das elaborações de projetos e decisões que visam atingir um ensino de qualidade. Para que tal envolvimento aconteça, o pedagogo deve procurar criar um contato mais próximo com os pais, funcionários e professores.
As ações que podem ser feitas para envolver toda essa comunidade são as reuniões periódicas com os professores e funcionários, onde deve haver uma constante interação e espaço para opiniões sobre as melhorias que podem ser inseridas no contexto escolar, para que possam assim compreender a importância do trabalho em equipe na educação.
A participação dos pais é muito importante, a escola pode está fazendo reuniões mais frequentemente e apresentando diversos assuntos pedagógicos, discutindo juntamente com eles o que deve ser acrescentado, alterado ou mantido no sistema escolar.

Outros materiais