Buscar

Aula 07

Prévia do material em texto

Fundamentos Históricos 
e Teóricos Metodológico do Serviço Social II
Vânia Claudia Spoti Caran
Aula 7
*
A Disciplina
 
Na disciplina Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social II vamos entender todo processo profissional no Brasil e na América Latina nas décadas de 60 e 70, seu aspecto cultural e histórico-social, também ligados ao surgimento da profissão, seu caráter influenciado pelo cristianismo, suas correntes filosóficas e ideológicas além das questões em nossa esfera profissional que buscou e ainda busca assimilar o contexto de realidade brasileira e seu enfrentamento, desafios constantes para nossa prática profissional.
*
Objetivos de aprendizagem
Conhecer mais aspectos Históricos e Culturais Do Serviço Social para ter entendimento sobre o contexto da profissão no âmbito acadêmico, teoria e práxis.
*
Influências de correntes ideológicas e filosóficas para o Serviço Social
*
*
A Influência de Augusto Comte 
Considerado pai do positivismo , criou uma das doutrinas filosóficas de maior repercussão no século XIX, o que chamamos de Positivismo ou Física Social, considera a sociedade como exemplo de fenômenos físicos que pode ser controlada por leis sociais para caminhar para equilíbrio e o progresso, baseava-se na tese que a base da sociedade era organização da família, da religião e da propriedade.
(Auguste Comte, Montpellier, 1798 - Paris, 1857) pensador francês, fundador do positivismo e sociologia. Com a publicação de seu Curso de Filosofia Positiva (1830-1842), Auguste Comte patrocinou um novo movimento cultural que seria considerado o iniciador e principal representante: o positivismo. 
*
*
A Influência de Augusto Comte 
Tal corrente iria dominar a maior parte do século XIX, controverso e, por vezes antagônicos compromisso tendência, idealismo. Como todos os grandes movimentos espirituais, o positivismo não é facilmente rotulado nos rótulos de uma definição estrita e precisa. Em um sentido muito amplo, podemos dizer que é uma reavaliação do naturalista e espírito científico e declarou abertamente contra as tendências metafísicas e religiosas de idealismo.
*
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Positivismo;
Auguste Comte tomou o termo positivismo que tinha sido seu professor, SaintSimon, responsável por cunhar a frase da "ciência positiva", que apareceu no século XVIII. Na história da filosofia, essa palavra designa a corrente de pensamento iniciado por Comte; e surgiu na França no início do século XIX, logo seria desenvolvida em todos os países ocidentais durante o resto do século.
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Embora seja entendido positivismo em oposição ao idealismo e filosofia, em particular a figura de Hegel (1770-1831), o positivismo e idealismo hegeliano têm pontos em comum. Ambas as correntes começam a partir de Kant (1724-1804), mas desenvolver diferentes aspectos: o idealismo, a ideia kantiana da atividade criadora da consciência; positivismo, a partir da necessidade de dados e negação do conhecimento metafísico pode superar o cientista. Como Kant, Comte acreditava objeto inatingível da metafísica que o conhecimento humano não pode ir além da experiência e, como Hegel, aborda o conceito de história universal como uma evolução unitária e processo enriquecedor.
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Apesar da constatação de tais pontos de acordo, em dar forma a filosofia do positivismo também influenciaram vários outros fluxos, longe do idealismo: o empirismo Inglês representado por John Locke (1632-1704) e David Hume (1711-1776), materialismo (tais como a negação da substância espiritual e só o reconhecimento da existência de substâncias corporais) e o ceticismo do século XVIII francês.
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Positivismo;
Finalmente, o positivismo de Comte entende os problemas sociais como desordens orgânicas do sistema e propõe, como solução (reformas executadas pelo poder e força, se necessário) para integrar funcionalmente todos os membros da sociedade, para toda a humanidade. Comte acredita que o progresso social é paralelo ao desenvolvimento das ciências positivas, a ciência advertência é uma relação inversa entre o grau de complexidade e abrangência. 
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Assim, a primeira ciência matemática seria aplicável a todos os campos, mas reduziu a complexidade. Em seguida veio a física, química, etc., até a mais complexa de todas as ciências e cujo único escopo seria humano sociedade: sociologia. O objetivo final da sociologia iria controlar o sistema social através do estabelecimento de relações positivas e úteis entre as suas várias forma fenômenos.
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Pelas ideias contidas no parágrafo anterior é considerado Auguste Comte o fundador da sociologia. Para Comte, a criação de uma sociologia independente é regido pela lei da evolução do espírito humano. Ao empreender a famosa classificação das ciências, Comte enumera seis deles, classificados em ordem crescente de complexidade, do mais geral ao mais específico: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia.
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Sua influência
Positivismo se espalhou por toda a Europa Comte vida e depois de sua morte. Deve-se notar o desenvolvimento profusa do positivismo na Inglaterra, onde seu líder era John Stuart Mill (1806-1873). Ao cultivar a "filosofia positiva", ele adotou um aconselhamento Mill, tanto na pesquisa realizada e o método utilizado em conexão direta com o empirismo britânico clássico. Autor de obras de moral, no qual ele se juntou com o positivismo Inglês utilitarismo, dedicou grande parte de seu trabalho para a epistemologia científica e outra muito lógica.
*
A Influência de Augusto Comte 
*
Mais especulativo, mas entusiasta progresso como positivismo de Comte foi Herbert Spencer (1820-1903), defensor convicto da evolução darwiniana aplicado à vida social. Positivismo de Comte frente, o Inglês positivismo Spencer tornou-se a expressão ideológica paradigmático de uma classe social, a burguesia, e, como tal, em uma doutrina individualista, liberal e radical inimigo do socialismo.
*
A Influência de Émile Durkheim
Considerado o pai da sociologia, refere-se a implicações morais nos problemas sociais , e justiçava desta forma o controle do Estado , defendia que o controle moral sobre os grupos ou indivíduos que manifestavam problemas, poderia garantir a organização e funcionamento da sociedade.
*
*
A Influência de Émile Durkheim
(Epinal, 1858 - Paris, 1917) sociólogo, educador e antropólogo francês, um dos pioneiros no desenvolvimento da sociologia moderna. O filho de um rabino, sublinhou logo como um estudante, o que permitiria o acesso em 1879 para a Ecole Normale Superieure, em Paris, para onde se formou em filosofia em 1882. Ele terminou seus estudos no Normal, ele começou sua carreira docente em várias cidades francesas . Durante o curso 1885-1886, mudou-se para a Alemanha, onde se encontrou com os métodos da psicologia experimental de Wilhelm Wundt.
*
*
A Influência de Émile Durkheim
Da Alemanha, ele enviou várias revistas francesas alguns artigos sobre filosofia e ciências positivas; Graças a estas colaborações foi nomeado professor encarregado do tema da ciência social e pedagogia na Universidade de Bordeaux (1887). Em 1896 ele foi premiado com a cadeira de filosofia social e fundou a revista L'annéesociologique. Em 1902, foi nomeado professor do departamento de Ciências da Educação da Universidade de Paris, onde ele exerceu ensino até sua morte.
*
*
A Influência de Émile Durkheim
No âmbito das suas investigações, Durkheim passou de um interesse inicial em educação para uma maior amplitude de visão que o levou para o campo da sociologia, em seguida, no início após a primeira formulação positivista Auguste Comte. A primeira grande obra de Emile Durkheim foi sua tese de doutoradosobre a divisão do trabalho social (1893). Depois de examinar a especialização excessiva e desumanização do trabalho, em trajetória ascendente desde a revolução industrial, Durkheim enfatizado neste estudo que os graves riscos que apresentam para a evolução do bem-estar e do interesse comum da sociedade.
*
*
A Influência de Émile Durkheim
*
Dois anos depois, ele publicou sua obra seminal, as regras do método sociológico (1895), que é um verdadeiro breviário da sociologia; Nela, ele disse Durkheim o campo da ciência e da nova metodologia proposta para seguir. O objeto de estudo da sociologia não pode ser uma coleção de indivíduos (como na mesma configuração das forças sociais envolvidas individuais trabalhando nisso), mas o fenômeno ou fato social, um dos cujas características principais é justamente a coerção exercida sobre o indivíduo.
*
A Influência de Émile Durkheim
*
O fato social também está fora do indivíduo (existe antes do nascimento) e o produto de uma comunidade. "Representações coletivas" e as estruturas da sociedade impostas aos padrões de pensamento individual, regras de conduta, o cânone de uma existência normal, e também as suas aspirações mais altas, mas tudo excluir certa margem de autonomia do indivíduo em o âmbito da comunidade.
*
A Influência de Émile Durkheim
*
Como um objeto de sociologia, fato social não deve ser julgado (por exemplo, está fora da sua área para determinar se os ritos religiosos têm ou improcedente), mas analisado e estudado a partir da observação e de dados e evidência empírica, aplicação de métodos científicos e de acordo com a sua função e as suas causas imediatas. O resultado tem que ser a explicação da consciência coletiva (um termo cunhado por Durkheim), formado por um conjunto de valores compartilhados que é completamente diferente da soma das consciências individuais. Conservação, troca ou perda de tais valores (moral, religioso, etc.) determina a estabilidade ou o desenvolvimento de uma sociedade.
*
A Influência de Émile Durkheim
*
Aplicando uma metodologia própria, Emile Durkheim veio de estatísticas oficiais para preparar a sua próxima estudo: Suicídio (1897). A tese do trabalho é resumida na seguinte frase: "O suicídio varia inversamente com o grau de integração do indivíduo na religioso, família e comunidade política". Seguindo o conceito sociológico apresentadas em seu trabalho anterior, Durkheim parte do pressuposto de que o indivíduo é orientado por uma realidade moral coletivo. A partir da observação de que cada povo tem uma taxa de suicídio, mortalidade mais constante e regulada por regras fixas, parece que os países e instituições são uma força motriz independente do indivíduo.
*
A Influência de Émile Durkheim
*
De acordo com Durkheim, as verdadeiras causas do suicídio são de natureza social (falta de integração) permanecem desconhecidas até para o mesmo suicídio. O autor distingue entre causas e motivos, e considera este último como pretextos decisivos. É precisamente por causa dessas considerações, Durkheim criticado por ter feito uma tese precipitada, com base em dados não-existentes e incompletas, sem calcular a incidência de doença mental e, especialmente, ciclotimia, muitas vezes presente em suicídios. Seus sucessores se esforçou para completar as teorias do professor naqueles pontos feitos por ele incompletamente falta de estatísticas.
*
A Influência de Émile Durkheim
*
Sobre o fenômeno religioso ele tratou uma de suas obras mais significativas, As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912), com base em várias observações antropológicas sobre aborígines americanos e australianos. Teoria da religião de Durkheim deve ser considerada como um fenómeno social e, ao mesmo tempo, como o produto de uma forma de pensamento coletivo. Durkheim interpreta a religião como um símbolo da própria sociedade: o medo que nos inspira sagrado nossa dependência de sociedade simbolicamente expressa. Assim, o conceito de Deus é apenas, na verdade, uma forma de adoração para a sociedade. 
*
A Influência de Émile Durkheim
*
A religião, como a própria sociedade e cultura, exerce controle sobre a consciência individual, e é, portanto, um valioso instrumento de coesão social. Esta interpretação, com foco na função social da religião, seriam recolhidas pelo funcionalismo antropológico.
 
*
A Influência de Émile Durkheim
*
Para Durkheim, o fenômeno religioso implica sempre uma nítida divisão da realidade em duas áreas: o sagrado e o profano. O conjunto de todas as coisas reais ou ideais pertencer a uma destas duas áreas, que, por sua vez, são excluídos radicalmente. Por isso, não é suficiente critério hierárquico que as coisas sagradas seriam aqueles considerados superiores em dignidade e poder de profanar: não para o fato de que uma coisa é subordinado a outro, este é sagrado em relação ao primeiro. A característica do sagrado em relação ao profano é sua heterogeneidade absoluto, sua falta de qualidades comuns. Portanto, as 
 
*
A Influência de Émile Durkheim
*
energias de trabalho em uma área não são os mesmos encontrados na outra, ou alimentada atenuado, mas são de natureza diferente.
Apesar da separação rígida estabelecida entre o sagrado e o profano, o mesmo Durkheim reconheceu que essa distância não pode ser tão grande como para evitar qualquer comunicação entre as duas esferas, uma vez que o sagrado seria inútil se não podia entrar em um relacionamento com ele profano. A comunicação entre os dois universos é possível e necessário, mas exige uma série de precauções, por isso é através de relações de tipo rituais. Esta condição destaca a dualidade essencial das áreas; portanto, sobre estado secular (laico) para o estado sacerdotal (sagrado) é realizada em todas as religiões através de um rito de passagem.
*
A Influência de Émile Durkheim
*
Junto com as obras já analisados incluem filosofia e sociologia (1899) e uma série de estudos, entre os quais os mais importantes são a saúde social e Crime (1895), a proibição do incesto e suas origens (1896), Sobre a definição de fenômenos religiosos (1879-1898), representações coletivas e representações individuais (1898), A determinação da verdade moral (1907) e juízos de realidade e juízos de valor (1911).
*
Dialética do Conhecimento
O Serviço Social como ocupação humana deve ser uma pratica teórica revolucionária no sentido de mudar as estruturas , para isto KOsic define a dialética do conhecimento como fenômenos sociais partindo da atividade prática objetiva do homem histórico , que vai do pensamento abstrato ao pensamento concreto, real através da prática, Piaget , caracteriza três estruturas de conhecimento, adquiridas :
Hereditária
Sensorimotriz
Representativa 
*
*
Dialética do Conhecimento
*
A falta de definição do ponto de vista cientifico para o Serviço Social fez com que possibilidade do conhecimento e dos conceitos caíssem no vazio epistemológico, claro que esta questão muda com a influência de Mary Richmond, mas a teoria do Serviço Social ao contrário das demais disciplinas busca este encontro pela sua práxis.
Epistemologia, vem de episteme, conhecimento e logus vem de estudo, que o autor nos apresenta 3 níveis a saber:
*
Dialética do Conhecimento
*
Fundamentos Históricos 
e Teóricos Metodológico do Serviço Social II
Vânia Claudia Spoti Caran
Atividade 7
*
*
Atividade 
Comentários sobre o Filme Daens um grito de Justiça
*

Continue navegando