Apol dezembro 2016 (1)
7 pág.

Apol dezembro 2016 (1)

Disciplina:Abstrato e Lógica no Ensino9 materiais28 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10 - Prática Profissional: Abstrato e a Lógica no Ensino Médio
Leia a seguinte afirmativa:
A divisão é a subtração de parcelas iguais. Da mesma maneira que a multiplicação representa a repetição de parcelas iguais,na divisão temos a repetição de retiradas sucessivas: 

 
 Fonte: figura e texto elaborados pelo autor desta questão.
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Implicações didático-metodológicas em Matemática: lógica e abstração no Ensino Médio, podemos afirmar que apresentar a divisão de um número por um método não tradicional é uma tendência conhecida como:
	
	A
	Avaliação em educação matemática.

	
	B
	Investigação matemática.

	
	C
	Filosofia da educação matemática.

	
	D
	Etnomatemática.

	
	E
	História da matemática.

Questão 2/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Considere o seguinte excerto de texto:
“Para Gardner, o propósito da escola deveria ser o de desenvolver essas inteligências e ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação adequados ao seu espectro particular de inteligência. Gardner propõe uma escola centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento ótimos do perfil cognitivo do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Inteligencias_Multiplas_1263223756.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino sobre inteligências múltiplas, assinale as afirmativas a seguir:
I. Para Gardner (1983), a inteligência humana está relacionada com a capacidade do homem de resolver problemas e criar produtos em contextos ricos e naturais.
II. Gardner mostrou que nem todos podem desenvolver as inteligências múltiplas e que elas não atuam em conjunto.
III. Para desenvolver as inteligências múltiplas, o professor deve utilizar uma grande variedade de recursos educacionais em sala de aula.
IV. Nas décadas de 1970 e 1980, a inteligência da pessoa era medida por um valor chamado de quociente de inteligência (QI).
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e IV

	
	B
	II e III

	
	C
	I, II e III

	
	D
	I, III e IV

	
	E
	I e II

Questão 3/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Em virtude da necessária vinculação dos métodos de ensino com os objetivos gerais e específicos, a decisão de selecioná-los e utilizá-los nas situações didáticas específicas depende de uma concepção metodológica mais ampla do processo educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 149.
De acordo com os conteúdos do livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino, o método pode ser dividido em três categorias. Quais são elas? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Cognitivo; intuitivo; ativo.

	
	B
	Sensorial; verbal; visual.

	
	C
	Verbal; intuitivo; ativo.

	
	D
	Cognitivo; sensorial; visual.

	
	E
	Intuitivo; associativo; cognitivo.

Questão 4/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Leia o extrato de texto abaixo:
“No final da década de 80, no contexto da Assembleia Nacional Constituinte, após intenso processo de discussão e organização dos mais variados segmentos da sociedade política e da sociedade civil, o Brasil promulgou a sua nova Constituição (1988). Denominada de ‘Constituição Cidadã’, a nova Carta Magna brasileira define em seu artigo 208 que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de ‘ensino fundamental obrigatório e gratuito’, considerado ‘direito público subjetivo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BITTAR, M. et al. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Revista Acta ScientiarumEducation. Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, jul./dez., 2012.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos do livro-base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino, sobre a Constituição Cidadã, analise as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Cidadã definiu que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família.
II. É dever do Estado garantir a educação básica obrigatória dos 6 (seis) aos 17 (dezessete) anos de idade.
III. A Constituição Cidadã não garantiu piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
IV. A Constituição de 1988, no que se refere à educação, baseou-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, buscando o desenvolvimento humano e social, pautado nas políticas nacionais e internacionais para o desenvolvimento humano.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV

	
	B
	I e II

	
	C
	I e IV

	
	D
	I, II e IV

	
	E
	III e IV

Questão 5/10 - Prática Profissional: Abstrato e a Lógica no Ensino Médio
Leia a passagem de texto a seguir:
“A coroação dos esforços dos precursores do movimento da Educação Matemática no Brasil foi concretizada através da criação da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, durante o II ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, em 1988. A gênese da SBEM, segundo o professor Ubiratan D’Ambrosio, foi a 6ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, realizada em Guadalajara, México, em 1985”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema2/0204.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2016.
De acordo com o livro-base Implicações didático-metodológicas em Matemática: lógica e abstração no Ensino Médio, sobre os grupos de trabalho criados na Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os principais temas que surgiram nas discussões dos eventos de Educação Matemática originaram disciplinas que passaram a compor o sistema curricular brasileiro.

	
	B
	História da matemática e cultura; Filosofia da educação matemática e Didática da matemática foram alguns dos grupos que surgiram na Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

	
	C
	Os grupos de trabalho sofreram resistência nas universidades de forma que não exerceram influência sobre a formação de professores.

	
	D
	Pesquisa operacional, Geometria diferencial e Sistemas dinâmicos foram grupos que surgiram com o objetivo de melhorar a ação do professor.

	
	E
	Os grupos de trabalho foram sistematizados de forma que cada região geográfica pesquisou um tema conforme suas necessidades.

0:03:52
Questão 6/10 - Prática Profissional: Abstrato e a Lógica no Ensino Médio
Atente para a seguinte citação:
“[A Epistemologia Genética é] uma teoria sobre as relações entre o sujeito e o objeto no processo de conhecer, formulada por um biólogo de formação e um epistemólogo por interesse, como o próprio Piaget (1966) sugere. Com base em sua formação cientifica em Biologia, ele utilizou o caminho da pesquisa psicológica dos comportamentos cognitivos do indivíduo em sua evolução, para apoiar com dados empíricos de extrema riqueza e significado sua proposição sobre: como surge o conhecer no ser humano? Como o homem passa de uma forma de conhecimento para outra mais adiantada? Enfim, de onde surgem e como se transformam as formas de pensar humanas?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
<http://matematicauva.org/disciplinas2/teorias_aprendizagem/Texto_01_Construtivismo.pdf>. Acesso em 03 jul. 2016.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Implicações didático-metodológicas em Matemática: lógica e abstração no Ensino Médio, podemos afirmar que a epistemologia genética de Piaget busca:
	
	A
	explicar a teoria do conhecimento a partir das interações sociais.

	
	B
	explicar a gênese do conhecimento no ser humano a partir de suas bases biológicas.
Almeida Almeida fez um comentário
  • 1-C 2-D 3-C 4-C 5-B 6-B 7-B 8-B 9-C 10-B
    0 aprovações
    Carregar mais