Buscar

Pesquisa Operacional (EPR03) Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Pesquisa Operacional (EPR03)
	Avaliação:
	 Pesquisa Operacional (EPR03) Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ( peso.:4,00)
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Uma empresa de engenharia está elaborando um projeto inovador de um teatro que possui paredes com blocos pré-moldados de garrafas PET recicladas denominadas POLLIBRICK, desenvolvida pela empresa. A estrutura é metálica, sendo ela 100% reaproveitável e sem soldas. A fundação é tradicional. A área interna possui divisórias em POLLIBRICK. Os seguintes passos para construção com o tempo de execução são: a aprovação do projeto (1 ano); escavação (2 semanas); fundação (5 semanas); estrutura metálica (4 semanas). O teatro possui uma área de fachada de 8000 m² e 2500 m² em divisórias internas. Cada painel de POLLIBRICK possui uma área de 4 m², sendo o tempo médio de instalação por painel de 1 hora, trabalhando com quarenta equipes em turnos de 8 horas (6 dias por semana), instalação da cobertura ecológica (com cobertura vegetal) (2 semanas), colocação das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas (3 semanas), colocação dos leds para iluminação (4 semanas), acabamentos (3 semanas) e instalações dos acentos e palco (3 semanas). A lista de atividades está descrita na tabela a seguir. Elabore uma rede de relações de dependência, indicando o caminho crítico, sendo que o projeto deu entrada no dia 15 de fevereiro de 2015. Qual deverá ser o mês e o ano da data máxima para entrega do projeto sem atraso? Considere 1 ano = 52,1 semanas e que um mês tenha em torno de 4 semanas.
	
	Resposta Esperada:
Cálculo para tempo de fechamento com POLLIBRICK.
Área = 10500 m²
Produção = 160m²/hora 
Tempo= 10500/160*8*6 = 1,367 ou 1,4 semanas.
Start - ABCDEGHI   52,1+2+5+4+1,4+3+3+4= 74,5 semanas
Start - ABCDGHI    52,1+2+5+4+3+3+4= 73,10 semanas
Start - ABCDFHI     52,1+2+5+4+2+3+4= 72,10 semanas   
O caminho crítico é de 74,5 semanas e a obra sem atrasos deverá terminar no mês de agosto de 2016.
	2.
	As primeiras atividades formais da pesquisa operacional foram iniciadas na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta época, um grupo de cientistas decidiu tomar suas decisões referentes ao esforço de guerra com base científica sobre a melhor utilização do material disponível para a guerra. Após o conflito, essas ideias e metodologias foram adaptadas para a vida civil, com aplicações de melhoria de eficiência e produtividade. Por que a pesquisa operacional foi importante para a Inglaterra e para os aliados durante a Segunda Guerra Mundial?
	Resposta Esperada:
Na Segunda Guerra Mundial, durante a Blitzkrieg, a Força Aérea alemã estava submetendo o país a um forte cerco, devido à limitada capacidade aérea britânica em consequência da política de desarmamento, embora suas forças armadas tivessem experiência em combate. O governo britânico, buscando alguma forma para defender seu país, convocou cientistas de diversas áreas para resolver o problema e obter o máximo benefício dos radares que dispunham. Graças ao seu trabalho determinando a localização ideal das antenas e da melhor distribuição de sinal conseguiram dobrar a eficácia do sistema de defesa aérea e dificultar o ataque aéreo alemão. 
Na mesma Guerra, a frota alemã de submarinos começou um bloqueio à Inglaterra atacando os comboios de navios com carregamentos de suprimentos dos Estados Unidos, impedindo que chegassem ao seu destino. Um grupo de pesquisas americano realizou representações matemáticas destes comboios, tendo em conta uma série de restrições e condições impostas pela realidade, como a máxima velocidade dos navios, a quantidade de suprimentos a ser transportado e o combustível necessário para chegar ao seu destino. Eles aplicaram os modelos também sobre os submarinos, a dimensão da sua frota, o alcance dos submarinos, os seus torpedos. Com base nestas informações eles foram capazes de modelar a guerra naval e determinar se era melhor uma estratégia baseada em comboios compostos por um grande grupo de navios de carga escoltados por muitos contratorpedeiros, ou pelo contrário grupos pequenos e mais difíceis de localizar para o inimigo, e até mesmo como causar mais danos ao submarino. Quando a marinha americana implementou essas estratégias reduziu significativamente o número de navios afundados, enquanto aumentou a destruição de submarinos alemães.
Parte inferior do formulário

Continue navegando