A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade de Aprendizagem 3   Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Pré-visualização | Página 1 de 1

1)
Papalia, Olds e Feldman (2006) descrevem o desenvolvimento humano como o estudo científico da mudança e da continuidade durante todo o ciclo humano de vida. Até o começo do século XX, entendia-se que o desenvolvimento acontecia exclusivamente até a infância e, depois disso, o ser humano não se desenvolvia mais. De acordo com os estudos de Psicologia do Desenvolvimento, existem alguns princípios fundamentais quanto ao desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital. Diante disto, analise as afirmativas a seguir.
I - O desenvolvimento é vitalício, porém existem períodos do desenvolvimento que são mais importantes que outros.
II - O desenvolvimento humano depende da história e do contexto.
III - O desenvolvimento é plástico e flexível.
IV - Durante todo o ciclo vital, o desenvolvimento envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio. Ele não é estável nem linear.
Está correto o que se afirma em:
FONTE: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre, Artmed, 2006.
Alternativas:
a)
Apenas I e II.
b)
Apenas II e III.
Alternativa assinalada
c)
Apenas III e IV.
d)
Apenas I, II e III.
e)
Apenas II, III e IV. 
2)
"A variabilidade nas características do desenvolvimento está diretamente relacionada às experiências proporcionadas pela família, pela escola e outros ambientes frequentados pela criança. A diferenciação das capacidades cognitivas é crescente quando comparamos o pensamento de crianças pré-escolares e o pensamento de crianças escolares. Essa diferenciação pode ser resumida em termos de conquistas e refinamentos nas estratégias mentais, capacidade de representação mental, formas de solucionar problemas e de inferir causas" (FREITAS; PINTO; FERRONATO, 2016).
Através dos seus estudos com crianças, Piaget definiu 03 estágios do desenvolvimento da moralidade: fase de anomia, fase de heteronomia e fase de autonomia. Com relação à fase de autonomia, assinale a alternativa correta.
FONTE: FREITAS, M.F.R.L.; PINTO, R.O.; FERRONATO, R.F. Psicologia da educação e da aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p.119). 
Alternativas:
a)
A fase de autonomia moral acontece durante o período da adolescência.
b)
Na fase da autonomia moral, a criança se caracteriza pela moral da desigualdade e da indiferença.
c)
A criança, na fase da autonomia moral, considera o propósito e as consequências das regras, além da obrigação baseada na reciprocidade. 
d)
Na fase da autonomia moral, a criança entende que um menino que quebrou cinco copos enquanto ajudava a mãe é mais culpado do que aquele que quebrou um copo enquanto roubava chocolate.
e)
A criança moralmente autônoma percebe as regras como sendo ordens rígidas que precisam ser obedecidas a todo custo. 
Alternativa assinalada
3)
Foi Erickson (1976) que institucionalizou a adolescência. Apresentou-a a partir do conceito de moratória e a caracterizou como uma fase especial no processo do desenvolvimento, na qual a confusão de papéis, as dificuldades para estabelecer uma identidade própria a marcavam como "...um modo de vida entre a infância e a vida adulta" (Erickson, 1976, p.128). Atualmente, sabe-se que o marco fundamental da adolescência é a puberdade. Acerca da puberdade, analise as afirmativas a seguir assinalando com (V) para as que forem verdadeiras e (F), para as falsas.
(   ) Um período de desenvolvimento acelerado por meio do qual os indivíduos tornam-se capazes de se reproduzir.
(   ) Existem 02 eventos que marcam a puberdade: a menarca, nas meninas e a espermarca, nos meninos. 
(   ) Com relação às características físicas, há o desenvolvimento das características sexuais primárias e secundárias.
(  ) O adolescente insatisfeito e inseguro com sua aparência se torna autoconfiante nas relações com o grupo de pares e em envolvimentos afetivo-sexuais.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
FONTE: Erickson, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
Alternativas:
a)
V, V, V, V.
Alternativa assinalada
b)
V, V, V, F.
c)
V, V, F, F.
d)
F, F, V. V.
e)
V, F, V, F.
4)
Esta etapa do desenvolvimento é vista como uma fase na qual se exige a formação de identidade e a realização de tarefas sociais que aproximam os indivíduos jovens da vida adulta e representam os ritos de passagem, presentes em várias culturas e épocas. Em nossa sociedade, manifestam-se por meio de expectativas em relação à independência, constituição da própria família (ou busca de outro local para morar), procriação e colocação no mercado de trabalho (PAPALIA, OLDS, FELDMAN, 2006). 
A qual fase do desenvolvimento este fragmento de texto faz referência? Assinale a alternativa correta.
FONTE: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre, Artmed, 2006.
Alternativas:
a)
Infância.
b)
Adolescência.
c)
Puberdade.
d)
Juventude.
e)
Vida adulta inicial.
Alternativa assinalada