Buscar

Roteiro de atividade experimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Petróleo
O Petróleo é uma das principais matérias-primas e a mais importante fonte de energia do mundo na atualidade. Por ele, disputas econômicas ocorreram, guerras foram travadas e muito se investiu. Por se tratar de uma fonte de energia não renovável, sua disputa entre as diferentes nações acirra-se a cada dia.
Como se sabe, esse recurso natural é um tipo de combustível fóssil. Isso significa que sua origem remonta à decomposição de fósseis de animais. A pressão das diversas camadas de sedimentos depositados sobre restos orgânicos que acumularam no fundo do oceano transformou os restos orgânicos em uma massa homogênea, de consistência viscosa e de coloração negra, denominada de petróleo. Ao ser extraído, ele precisa ser primeiramente refinado e, só então, utilizado como matéria-prima ou combustível.
Apesar de ter sofrido um decréscimo nos últimos anos, com cerca de 35% do total, o petróleo ainda é a fonte de energia mais consumida no planeta. Estima-se que as reservas atuais ainda sejam suficientes para mais 50 ou 60 anos, considerando os padrões de consumo atuais, que devem diminuir em um futuro próximo. Além de não renovável, essa fonte de energia é má distribuída, concentrando 60% de seu volume no Oriente Médio, o que explica, em partes, a instabilidade política dessa região.
Os principais países exportadores de petróleo, em 1960, uniram-se em um cartel internacional denominado OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Esse cartel estabelece cotas de produção e de fixação de preços, a fim de evitar a concorrência e a queda acentuada dos valores.
Em 1970, diante do apoio de Estados Unidos e Europa, bem como da passividade da ONU com relação à ação bélica de Israel no Oriente Médio, os membros da OPEP (a maioria do Oriente Médio) diminuíram propositadamente a produção de petróleo e elevou o seu preço, dando origem a uma crise sem precedentes, em 1973, chamada de Crise do Petróleo. No Brasil, esta crise coincidiu com o fim do período chamado de “Milagre Econômico”, quando o país, durante a ditadura militar, vivenciou um grande crescimento econômico. Este aumento no preço do barril foi um dos fatores que freou o crescimento do país, pois o Brasil ainda era muito dependente do petróleo importado, o que contribuiu para o aumento da inflação. 
Após o fim do impasse e a queda no preço do barril de petróleo, a década de 2000 assistiu novamente à elevação dos preços, em razão da grande procura internacional pelo produto, que aumentou em função do crescimento econômico de países que, até então, não consumiam muita matéria-prima, como Índia e China. No Brasil, apesar do grande impacto econômico que o aumento do preço do barril de petróleo causou, o país desenvolveu uma alternativa à dependência do petróleo, em especial à gasolina, desenvolvendo o álcool combustível
O Programa Brasileiro do Álcool Combustível demonstrou três vantagens evidentes em relação ao uso de derivados do petróleo. A primeira está ligada ao desenvolvimento tecnológico e à estratégia de abastecimento; a segunda relaciona-se com o desempenho da economia e o nível do emprego; a terceira é de ordem ambiental. Graças a esse programa, o Brasil conquistou uma tecnologia, única no mundo, para a utilização em larga escala de um combustível renovável que independe do mercado internacional do petróleo. Essas três vantagens constituem a lógica do Programa Brasileiro de Álcool Combustível, são reconhecidas até pelos seus inimigos e tendem a se tornar cada vez mais evidentes à medida que crescem as preocupações mundiais com o desemprego, com o meio ambiente e com o aumento da dependência mundial de petróleo extraído em áreas instáveis como o Oriente Médio. 
Petróleo – Texto adaptado de:
PENA, Rodolfo F. Alves. Petróleo. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/petroleo-.html>. Acesso em: 14 jun. 2018.
ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE AÇÚCAR E DE ÁLCOOL DO ESTADO DE SÃO PAULO - AIAA (ED. SEGMENTO). Álcool: História de um combustível sustentável. Disponível em: <http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=894>. Acesso em: 14 jun. 2018.
RODY, Gustavo Carino. O petróleo e sua importância política no Brasil. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/o-petroleo-e-sua-importancia-politica-no-brasil/>. Acesso em: 14 jun. 2018.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Exercícios sobre Lei de Hess. Disponível em: <https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-lei-hess.htm> Acesso em: 04 jun. 2018.

Outros materiais