Buscar

Psicologia da Educação (1)

Prévia do material em texto

Psicologia da Educação
PainelMinhas disciplinasPsicologia da EducaçãoAvaliaçõesAvaliação Objetiva Presencial (A2)
Iniciado em	terça, 26 Jun 2018, 13:48
Estado	Finalizada
Concluída em	terça, 26 Jun 2018, 15:05
Tempo empregado	1 hora 17 minutos
Nota	4,1 de um máximo de 4,5(90%)
Questão 1
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Em 1913, o autor lançou o Manifesto Behaviorista. Influenciado pela concepção de ciência da época, ele afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia. O behaviorismo refere o autor foi denominado posteriormente por Skinner de Behaviorismo Metodológico, pois enfatizava o método de estudo como importante para definir o que deveria ou não ser objeto da Psicologia. Marque a alternativa a qual destaca o autor segundo as características acima mencionadas.
Escolha uma:
a. Gustav Fechner
b. Wilhelm Wundt
c. Millenson
d. John Watson
Resposta correta: John Watson – livro Psicologia da Educação, cap.01 – p. 23.
e. Ernest Weber
Feedback
A resposta correta é: John Watson.
Questão 2
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Se fortaleceu ao final do século XIX, mais precisamente no despertar do século XX, acompanhando e possibilitando a estruturação e o reconhecimento da Psicologia como um saber cientifico. Esse fortalecimento pode ser entendido como resultado da forte influência da Medicina nos estudos psicológicos acerca do desenvolvimento humano, uma vez que métodos reconhecidamente científicos como a observação e a mensuração podiam ser utilizados para a explicação dos fenômenos em questão. A característica acima está direcionada a:
Escolha uma:
a. Psicologia Organizacional;
b. Psicologia do Transito.
c. Psicologia da Educação;
d. Psicologia do Desenvolvimento;
GABARITO: Livro Psicologia da Educação, cap.02 – p. 30. Psicologia do Desenvolvimento.
e. Psicologia Hospitalar;
Feedback
A resposta correta é: Psicologia do Desenvolvimento;.
Questão 3
Incorreto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
A Psicologia do Desenvolvimento e centrada no desenvolvimento infantil e tem seus primeiros estudos caracterizados pela descrição dos comportamentos típicos de cada faixa etária, os quais possibilitaram a criação de escalas capazes de medir e comparar o desenvolvimento das crianças. Diversos estudos da Psicologia do Desenvolvimento foram sendo realizados.
De forma didática, podemos agrupá-los em quatro fases.
Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais abordam as características de cada fase:
( ) Primeira fase - Corresponde ao período de 1920 a 1939, aproximadamente, marcado pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento;
( ) Segunda fase - período compreendido entre 1940 e 1959. Por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas;
( ) Terceira fase - corresponde ao período de 1960 a 1989. As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias Behavioristas e teorias da Aprendizagem Social;
( ) Quarta fase - de 1990 aos dias de hoje. A Psicologia do
Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V, V, F, F
GABARITO: Resposta correta V, V, V, V. livro Psicologia da Educação, cap.02 – pág 36 o aluno encontra todo o contexto que aborda sobre a Psicologia do Desenvolvimento.
b. V, F, F, V
c. V, V, V, V
d. F, F, V, V
e. V, F, V, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V.
Questão 4
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Para Piaget, o _______________________________________é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Assinale a seguir o nome da teoria formulada por Piaget, a partir de seus estudos.
Escolha uma:
a. Desenvolvimento operatório.
b. Desenvolvimento integral.
c. esenvolvimento cognitivo.
A partir de suas investigações com crianças, Piaget formulou o que ele denomina de estágios de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínua e gradualmente.
d. Desenvolvimento operatório.
e. Desenvolvimento motor.
Feedback
A resposta correta é: esenvolvimento cognitivo..
Questão 5
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), confunde-se com a Filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana. O fato é que no final do século XIX, os acadêmicos da época resolvem distanciar a Psicologia da Filosofia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em laboratórios com o objetivo de se controlar o comportamento humano. Nesse sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como ciência (Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/o-que-e-psicologia.htm. Acesso em 13/09/2017). Hoje já sabemos que esta área do conhecimento encontra-se inserida nos mais variados campos, tais como:
Escolha uma:
a. Repartições públicas e privadas, empresas e manicômios.
b. Escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas.
A Psicologia e uma área de conhecimento presente em diferentes contextos. Em nosso dia a dia, podemos ver psicólogos trabalhando em escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas e em muitos outros lugares. A Psicologia e também parte do currículo de estudantes de cursos de graduação distintos, como Administração e Medicina. O conhecimento da Psicologia e muito relevante para profissionais de diferentes campos e não poderia faltar aos profissionais que trabalham com Educação.
c. Manicômios, clubes esportivos, repartições públicas e privadas.
d. Aeroportos, rodoviárias, escolas e empresas.
e. Hospitais de loucos, clínicas particulares, clubes esportivos.
Feedback
A resposta correta é: Escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas..
Questão 6
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
A Psicologia do Desenvolvimento se fortaleceu ao final do século XIX, mais precisamente no despertar do século XX, acompanhando e possibilitando a estruturação e o reconhecimento da Psicologia como um saber científico. Esse fortalecimento pode ser entendido como resultado da forte influência da Medicina nos estudos psicológicos acerca do desenvolvimento humano. No entanto, apesar do consenso acerca da compreensão do desenvolvimento, a pesquisa da Psicologia do Desenvolvimento considera que esse processo é:
Escolha uma:
a. Desgastante por se tratar de crianças em fase de desenvolvimento, e pode levar muito tempo para se chegar a uma conclusão.
b. Contínuo e não restrito a infância, mas é esse período da vida que passa a ter destaque nessas pesquisas.
Esse fortalecimento pode ser entendido como resultado da forte influência da Medicina nos estudos psicológicos acerca do desenvolvimento humano, uma vez que métodos reconhecidamente científicos – como a observação e a mensuração – podiam ser utilizados para a explicação dos fenômenos em questão. No entanto, apesar do consenso acerca da compreensão do desenvolvimento como um processo continuo e não restrito a infância, é esse período da vida que passa a ter destaque nas pesquisas da Psicologia do Desenvolvimento.
c.Contínuo e restrito apenas à fase da adolescência na qual os indivíduos estão em pleno desenvolvimento cognitivo.
d. Lento e inviável de ser pesquisado, mesmo na fase em que a criança se encontra em desenvolvimento.
e. Gradativo e que se dá apenas na fase adulta, não tendo nenhum destaque para esta pesquisa.
Feedback
A resposta correta é: Contínuo e não restrito a infância, mas é esse período da vida que passa a ter destaque nessas pesquisas..
Questão 7
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
De maneira didática, é possível agrupar os estudos da Psicologia do Desenvolvimento em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998): 
(1) Primeira fase: de 1920 a 1939. 
(2) Segunda fase: de 1940 e 1959. 
(3) Terceira fase: de 1960 a 1989. 
(4) Quarta fase: de 1990 até hoje. Leia as características elencadas a seguir sobre cada fase e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira levando em conta as características de cada uma delas por meio da numeração acima. 
( )A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida. Os objetos de estudo permanecem, mas se observa a utilização de novos paradigmas e métodos de pesquisa.
( ) Marcada pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. Apesar de se estudarem, nesse período, o envelhecimento e a adolescência, o estudo sobre a criança era o alvo das atenções e dos investimentos. 
( ) As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias Behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se à chegada dos pressupostos cognitivistas à Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento. 
( ) Por causa das guerras e de suas consequências, essa fase caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. 
Marque a alternativa que tem a ordem de numeração correta:
Escolha uma:
a. 1 – 2 – 3 – 4.
b. 2 – 3 – 1 – 4.
c. 3 – 2 – 4 – 1.
d. 4 – 3 – 2 – 1.
e. 4 – 1 – 3 – 2.
Primeira fase: corresponde ao período de 1920 a 1939, aproximadamente, marcado pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. Apesar de se estudarem, nesse período, o envelhecimento e a adolescência, o estudo sobre a criança era o alvo das atenções e dos investimentos. Segunda fase: período compreendido entre 1940 e 1959. Por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. Terceira fase: corresponde ao período de 1960 a 1989. As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias Behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se a chegada dos pressupostos cognitivistas a Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento.
Quarta fase: de 1990 aos dias de hoje. A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida. Os objetos de estudo permanecem, mas se observa a utilização de novos paradigmas e métodos de pesquisa.
Feedback
A resposta correta é: 4 – 1 – 3 – 2..
Questão 8
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
A abordagem ambientalista é pautada nas ideias empiristas e positivistas de Francis Bacon (1561-1626), John Locke (1632-1704) e Augusto Comte (1798-1857). Ao contrário do que acontece com a visão inatista, na visão ambientalista, a educação ganha um destaque especial, sendo quase capaz de definir os comportamentos do indivíduo a partir da modelação e do condicionamento de seus comportamentos. Já a abordagem sócio-histórica entende o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido. Essa abordagem tem como fundamento os princípios do materialismo dialético de Karl Marx (1818-1883) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831). A respeito dessas duas abordagens, analise as sentenças a seguir, marque V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) A abordagem ambientalista atribui exclusivamente ao contexto a constituição das características e capacidades humanas, destacando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.
( ) Na abordagem sócio-histórica, o desenvolvimento humano é um processo determinado pelo meio, modelado e condicionado historicamente pelos espaços que o indivíduo frequenta.
( ) O processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade (contexto) e o homem, em uma visão ambientalista do desenvolvimento.
( ) A educação teria um papel ativo na construção do homem, em uma perspectiva sócio-histórica, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – F – F – V.
Resposta correta V, F, F, V
b. V – V – F – F.
c. V – V – V – F.
d. F – F – V – V.
e. F – V – V – F.
Feedback
A resposta correta é: V – F – F – V..
Questão 9
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Estamos nos referindo à:
Escolha uma:
a. ZONA DE DESENVOLVIMENTO LONGITUDINAL;
b. ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL;
“ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”
c. ZONA DE CONSTRUÇÃO SOCIAL;
d. ZONA DE DISTÂNCIA REAL;
e. ZONA DE SISTEMA EMOCIONAL;
Feedback
A resposta correta é: ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL;.
Questão 10
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
O livro “Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir” consiste em uma preciosa obra a respeito da relação entre pais e filhos, com ênfase no processo de comunicação entre eles. Um dos aspectos nucleares desta obra consiste nas implicações de diferentes formas de comunicação entre pais e filhos. As formas examinadas são as seguintes: dar ordens, ameaçar, dar lições de moral, dar sugestões, persuadir, negar percepções, consolar e dar falso apoio, distrair, fugir do problema, criticar e ofender, ridicularizar e apelidar depreciativamente, elogiar, fazer perguntas e enviar mensagens contraditórias. Esta obra é de autoria de:
Escolha uma:
a. Maria Tereza Maldonado (1983).
Trata-se do livro “Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir”, de autoria de Maria Tereza Maldonado (1983), consistindo em uma preciosa obra a respeito da relação entre pais e filhos, com ênfase no processo de comunicação entre eles. Apesar de ser da década de 1980 (a primeira edição é de 1981), tal publicação ainda apresenta ideias que, de certa maneira, são bem atuais. Educar uma criança envolve respeitar sua singularidade e compreender sua perspectiva, sem projetar nela expectativas contrárias às suas características.
b. Paulo Freire (1996).
c. Lev Semenovich Vygotsky (2007).
d. Philippe Ariès (1978).
e. Haddad e Di Pierro (2000).
Feedback
A resposta corretaé: Maria Tereza Maldonado (1983)..
DISCURSIVA A
Segundo a autora, a necessidade do diálogo e a importância dos responsáveis no processo de educação, a fim de aplicar um caráter de estímulo ao ensino e descoberta de potencialidades.
Para ser mais exato, não é dever apenas da instituição escolar o ato de educar, o mesmo deve ser feito também no ambiente doméstico sob orientação dos pais, e, sempre que possível a escola deve promover reuniões para dialogar sobre o desempenho dos educandos e as propostas que vem utilizando no ano letivo. 
Por fim, caso exista alguma problemática a ser resolvida, como o comportamento inadequado por parte do aluno, a assistência social, e os profissionais do campo pedagógico que não aduam diretamente como educadores poderão ser acionados.
B
Lidar com alunos hiperativos é comum ultimamente. É preciso fazer um acompanhamento junto ao pedagogo da escola e se necessario encaminha-lo para uma avaliaçao mais detalhada e verificar a necessidade de encaminha-lo para um ensino dedicado a pessoas que apresentam esse disturbio. A participaçao dos pais também é muito importante para que sejam tomadas as atitudes adequadas e nao prejudicar o andamento das aulas

Continue navegando