Buscar

Filosofia e uma nova visao de mundo



Continue navegando


Prévia do material em texto

Filosofia e uma nova visão de mundo
1. A partir da definição de Chaui, diga por que a Filosofia é importante ao ser humano. A filosofia serve de maneira para interpretarmos aquilo que é racional e verdadeiro, levando em conta nossa cultura, ética e valores, fazendo com que entendemos a forma humana de pensar e agir sobre os valores que cada um segue e acredita.
2. Fale sobre o inicio da Filosofia. O inicio da filosofia foi abordado pelos povos da antiguidade para compreender e conhecer o mundo que eles habitavam e a razão de sua existência e os fenômenos naturais.
3. Em que consistia a filosofia pré-socrático? Suas idéias permanecem hoje? Comente. A filosofia pré-socrático consistia em estudar a natureza, seu conceito e sua determinação. Ela inaugura uma mentalidade baseada na razão que tenta abandonar o sobrenatural e a tradição mítica como explicação da ordem natural dos cosmos. 
4. A filosofia pode ser divida em três períodos. Indique-os. 1° pré-socrático: pensamento que buscava uma resposta para as questões sobre a natureza e o universo. 2° Clássico: em que a questão do ente, so der, do que é, constituíam-se como as principais preocupações filosóficas. 3° Ético: suas preocupações se voltavam para questões morais e o saber pratico. 
5. Fale sobre a importância de Thales de Mileto para a filosofia. Thales ao afirmar que tudo era água dá uma nova perspectiva da essência da realidade. Nos estudos da filosofia antiga vemos a passagem do pensamento, por tanto ele abandona o mito para tentar explicar a realidade através da razão. Sua importância se configura com o nascimento da filosofia que a partir daí continuaria até os dias de hoje.
6. O teocêntrismo não existe mais? Reflita criticamente Claramente sabemos que o teocentrimos ainda existe, e pesa significativamente na vida de muitos, aqueles que levam em consideração a religião como seu estudo fundamental e acredita fortemente que tudo aquilo que acontece a uma grande força divina atrás de tudo. Que aquilo so aconteceu pois um ser superior o fez, nesse caso Deus. 
7. Em que consistia a maiêutica socrática e a dialética? Elas estão presentes em nossos dias? Há riscos em seu uso? Maiêutica seria em grego (parto das idéias) que consistia em poder possibilitar o homem do conhecimento de si mesmo, a maiêutica tem como, fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Ela estimula o pensamento a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância. 
Já a dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de idéias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida. Para Platão a dialética é o único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento. Pois a partir do método dialético de perguntas e respostas é possível iniciar o processo de busca da verdade. 
8. É possível sair da “caverna”? Quais seriam os riscos e benefícios de sair da escuridão da caverna e produzir um conhecimento autônomo? Reflita criticamente.
Digamos que pelo ver, será quase meramente impossível alguém conseguir sair dessa “caverna”, pois bem, tudo que hoje tentamos ou imaginamos fazer, logo pensamos no ver em que outras pessoas teriam sobre aquilo e se seria realmente o correto. Conseguir sair da “caverna” no mundo em que vivemos hoje, à pessoa que ter muito intuito, e vontade para consegui-lo, pelo simples fato de que tudo hoje é imposto por uma autoridade superior, e para poder se viver bem, precisamos seguir a risca esses costumes.