Buscar

APLICAÇÃO DE PROTEASES NA MODIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APLICAÇÃO DE PROTEASES NA MODIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS
As proteases são também conhecidas como peptidases ou proteinases. A principal função biológica das proteases é a hidrolise de proteínas e estão envolvidas nos processos de digestão, ativação de enzimas, coagulação do sangue e no transporte de proteínas através de membranas.
Na maioria dos casos, as proteases são essenciais para modificação intencionais das proteínas dos alimentos. E a ação de proteases sobre proteínas de um alimento pode ter como consequência a formação de compostos responsáveis por aroma e textura específicos; 
Na indústria alimentícia, algumas das propriedades características das proteínas, como a solubilidade, a capacidade emulsificante, capacidade de retenção de água e gordura, se reduz com o decorrer do processamento dos alimentos. Essa redução interfere na produção de muitos alimentos que necessitam de proteínas com alto grau de funcionalidade (Wiseman, 1991). 
A hidrolise enzimática de proteínas está sendo muito utilizada na indústria, pois não reduz o valor nutricional e possui a vantagem de ter uma especificidade melhor, além de não possui toxicidade (Bernandi et al., 1991). Umas das aplicações mais promissoras das proteases bacterianas é a hidrólise de proteína de soja, de maneira a torna-la solúvel para sua utilização em bebidas refrescantes, principalmente nos países tropicais, agregando valor nutritivo a estas (Wiseman, 1991).
Assim, a hidrolise de proteínas é uma tecnologia que agrega valor e funcionalidade, além de ampliar as aplicação dos materiais pouco convencionais, como subprodutos e resíduos da indústria alimentícia (Donald et al,. 1994)

Continue navegando