Buscar

Medição de Pressão Anderson

Prévia do material em texto

Medição de Pressão – Métodos de Medição de Pressão
Tensões de compressão no cristal causam uma redução na máxima energia e, consequentemente, no aumento do número de portadores de carga na direção da força de compressão. Tensões de dilatação causam um aumento na energia máxima e, consequentemente, uma diminuição no número de portadores de carga na direção da força dilatadora. Os resistores estão precisamente localizados sobre o diafragma flexível para corresponder com a máxima tensão de compressão e dilatação.
Essa configuração propicia a vantagem de minimização dos efeitos da variação de resistência em relação à temperatura. A variação de resistência com a deformação é pequena, enquanto a variação com a temperatura pode ser grande.
A fim de obter o maior sinal possível com a melhor linearidade, duas condições devem ocorrer: - Os quatro resistores devem ter o mesmo valor nominal; 
- Os resistores opostos na diagonal devem mudar igualmente suas quantidades em valores opostos.
 Em princípio, esta segunda condição pode ser obtida por dois métodos separados.
A aplicação desse tipo de tecnologia, quando comparada a outras formas de medir pressão, permite algumas vantagens tais como:
 - Maior sensibilidade; 
- Baixa histerese de pressão e temperatura; 
- Resposta rápida; - Maior linearidade; 
- Baixo custo; - Sistema compacto; 
- Alta estabilidade no ciclo de carga em função da não ocorrência de fadiga.
Conceitua-se pressão como a força perpendicular e uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de área unitária, e costuma ser representada por uma série de unidades, como psi (libras/polegada quadrada), bar, atmosfera, pascal etc.
A pressão pode ser medida em termos absolutos ou diferenciais.
- Pressão absoluta;
 - Pressão manométrica;
 - Pressão diferencial.
Pressão Absoluta A pressão absoluta é a diferença entre a pressão em um ponto particular num fluido e apressão absoluta (zero), isto é, váculo completo. Também se diz que é a medida feita a partir do váculo absoluto.
A pressão manométrica é a medição da pressão em relação à pressão atmosférica existente no local, podendo ser positiva ou negativa. Tem a letra G.
Pressão Diferencial É a diferença medida entre duas pressões conhecidas, mas nenhuma delas é a pressão atmosférica. *** É de grande importância, ao exprimir um valor de pressão, determinar se ela é absoluta, relativa ou diferencial. **
Pressão Negativa ou Vácuo É quando um sistema tem pressão relativa menor que a pressão atmosférica.
Pressão Dinâmica ou Cinética É a pressão exercida por um fluido em movimento.
A pressão pode ser medida de forma direta ou indireta. Há três métodos principais de medição de pressão:
 - Medição por coluna de líquido (medição direta);
 - Medição de pressão de peso morto; 
- Medição de pressão por deformação, por tensão resultante ou por elemento elástico (de área conhecida)
Medição por Coluna de Líquido Esse tipo classifica-se como medição direta e consiste em um tubo em forma de U contendo um líquido de massa específica conhecida
Em todos os problemas que envolvem manômetros de medição por colunas de líquidos, podem ser observadas as seguintes regras:
Começar em uma extremidade(ou em qualquer menisco se o circuito for contínuo) e escrever a pressão do local numa unidade apropriada (pascal, por exemplo)
Somar a ela variação de pressão, na mesma unidade, de um menisco até o próximo (com sinal positivo se o próximo menisco estiver mais abaixo, com sinal negativo se estiver mais acima).
Continuar desta forma até alcançar a outra extremidade do manômetro (ou menisco inicial) e igualar a expressão à pressão nesse ponto, seja ela conhecida ou incógnita.
Manômetro de Peso Morto Esse tipo de instrumento mede a pressão desconhecida pela pressão que uma força gera quando atua numa área conhecida. As figuras a seguir apresentam duas variantes desse instrumento.
Princípio de funcionamento: O manômetro de peso morto é um instrumento de zero central, figura a, em que massas calibradas são colocadas sobre a plataforma de um pistão,
A força conhecida (peso padrão) é aplicada por m pistão a um fluido confinado em um pequeno reservatório. - A relação entre a força conhecida e a seção transversal do êmbolo vai gerar uma pressão hidrostática, que será transmitida ao manômetro a ser calibrado.
Tubo de Bourdon A maioria dos medidores de pressão em uso atualmente na indústria funciona pelo princípio da deformação. O medidor de pressão por deformação mais conhecido e utilizado é o tubo de Bourdon. 
Tipos de manômetros:
 NMMMMMm
Manômetros digitais 
Manômetro digital com 4 vias com vacuômetro fielpiece SMAN 460.
Membrana ou Diafragma O medidor de pressão do tipo membrana é constituído de um material elástico (metálico ou não), fixo pela borda.
Fole: Já o medidor de pressão do tipo fole, visto abaixo, consiste, basicamente, em um cilindro metálico, corrugado ou sanfonado. Quando uma pressão é aplicada no interior do fole, provoca sua distensão, e como ele tem que vencer a flexibilidade do material e a força de oposição da mola que tende a mantê-lo fechado, o deslocamento do ponteiro ligado à haste é proporcional à pressão aplicada à parte interna do fole.
 
São Paulo, 19 de Março de 2017.
Anhanguera Unidade Vila Mariana.
Aluno: Anderson da Silva. 
RA : 1299121574. 
Aluno:__________________________________
RA: __________________________________
Curso: Engenharia Mecânica , 7 Período .
Disciplina: Instrumentação Eletroeletrônica.
Professor : Prof. MSc. Rogério Bragato Cuenca
São Paulo, 19 de Março de 2017.
Instrumentação 
Eletroeletrônica
Professor : Prof. MSc. Rogério Bragato Cuenca