Buscar

aula 9 -PROFILAXIA DENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROFILAXIA DENTAL
PROFILAXIA DENTÁRIA
São ações para prevenção de cáries, doenças periodontais ou outras doenças dentárias através da limpeza dos dentes no consultório dentário utilizando procedimentos de RASPAGEM DENTÁRIA e POLIMENTO DENTÁRIO.
É incontestável a importância da remoção da placa para o controle da cárie e doença periodontal
Jato de bicarbonato
Sistema para profilaxia, que utiliza um spray formado por pó de bicarbonato de sódio-água-ar. 
A melhor capacidade de limpeza do jato de bicarbonato de sódio em áreas de fossas e fissuras favorece a melhor penetração do material usado no selamento oclusal, além da sua maior retenção.
A eliminação de materiais orgânicos nessas áreas é de fundamental importância para o sucesso do selamento oclusal.
PROFILAXIA COM TAÇA DE BORRACHA OU ESCOVA DE ROBINSON E PEDRA POMES
Pedra pomes é produzida por atividades vulcânicas, é cinza-claro e altamente silicoso. É usado principalmente em forma de pó.
 Em pó é composta por partículas extremamente finas, provenientes de uma rocha vulcânica da Itália e é empregada no polimento de esmalte dentário, ouro coesivo, amálgama e resinas acrílicas.(PHILLIPS. Materiais Dentários
Escova de Robinson, taça de borracha, contra ângulo e micromotor.
EVIDENCIADOR DE PLACA
Os evidenciadores são substâncias corantes que tingem a placa e devem ser totalmente eliminados pela escovação. Mostram onde se localizam as placas bacterianas, auxiliando o ensino da escovação e na determinação da condição de higiene bucal. As substâncias usadas são a fucsina ou a eritrosina. Os evidenciadores(ou reveladores) mais comuns apresentam-se em solução ou em pastilhas. 
As soluções são aplicadas sobre os dentes com cotonetes e, em seguida a boca é enxaguada e as superfícies dentais, com a presença de placa, são identificadas pelo tingimento obtido.
No caso das pastilhas, o paciente mastiga durante 30 segundos e, a seguir, a boca é enxaguada e teremos a coloração da placa bacteriana.
ESCOVA DE ROBINSON
PASTA PROFILÁTICA
COMPOSIÇÃO: Pedra Pomes, Carbonato de Cálcio, Glicerina, Água, Sorbitol, Corante, Aromatizantes, Espessantes, Edulcorantes preservativos.
MODO DE USAR:
Remover da bisnaga e colocar em um pote dappen limpo a quantidade necessária de pasta para uma profilaxia. Fechar imediatamente a bisnaga.
Com um motor de baixa rotação, dirigir a taça de borracha (ou escova de Robinson) contra a superfície da pasta até preenchê-la. Iniciar a profilaxia por vestibular e lingual, evitando pressão excessiva e mantendo a taça de borracha em ângulo de 90º com relação à superfície do dente. 
Para oclusal, recomenda-se o uso de escova de Robinson para sulcos profundos, tomando cuidado para não ferir as margens gengivais. Nos locais de difícil acesso, como nas faces proximais, recomenda-se o uso de fio ou fita dental impregnados com pequenas quantidades de pasta.
NOTA: Durante a limpeza e o polimento, a taça ( ou escova ) deve conter sempre a pasta, para evitar aquecimento excessivo do dente. O controle da salivação deve ser feito para evitar a diluição da pasta e sua deglutição.
ULTRASSOM
O cálculo (tártaro) pode ser removido através de aparelho de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem). 
Instrumentos manuais
Discussão sobre usar raspagem com ultrassom versus a raspagem com instrumentos manuais:
É recomendo aliar as duas técnicas.
ultrassom
ULTRASSOM
Estes aparelhos podem ser mais ou menos sofisticados.
Apresentam pontas que devem ser aplicadas aos dentes atingidos pelo cálculo, removendo-o pela potência da vibração ultrassônica.
ULTRASSOM
para a remoção do cálculo não é necessário aplicar força na peça de mão, ou seja, não é a força do profissional que remove os cálculos e sim a potência da vibração ultrassônica.
ULTRASSOM
Cálculos supra gengivais: geralmente de cores esbranquiçadas nos fumantes e escuros em circunstâncias decorrentes do tipo de alimentação. Usando o “tip.” correto indicado para supra gengival , e aplicando a ponta ativa no limite entre o cálculo e a superfície do dente, o cálculo será removido.
 A superfície do dente não é um plano horizontal. Assim as pontas, para manter a eficiência, têm que alterar sua inclinação conforme as curvaturas do dente.
Importante: Nunca se deve aplicar as pontas em ângulo reto com a superfície do dente. Sempre procurar dar uma inclinação em torno de 45 graus em relação ao eixo do dente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando