Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 2 MECÂNICA DOS SOLOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MECÂNICA DOS SOLOS
	
	1a Questão (Ref.:201603289394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 O entendimento da infiltração da água no solo é muito importante para que possamos estimar a capacidade de drenagem do nosso projeto. Existem algumas formas da água infiltrar no solo através das frentes a umedecimento. Observe a figura abaixo cite e explique quais são essas frentes.
		
	
	Frente Lateral com Microporos, Frentes Uniforme, Frente Homogênea e Frente Lateral com Macroporos.
	
	Frente Lateral com Macroporo, Frentes Uniforme, Frente Homogênea e Frente Lateral com Microporos.
	
	Frente Lateral com Macroporos, Frente Lateral com Microporos, Frentes Uniforme e Frente Homogênea,
	
	Frente Homogênea, Frentes Uniforme, Frente Lateral com Macroporos e Frente Lateral com Microporos.
	 
	Frentes Uniforme, Frente Homogênea, Frente Lateral com Macroporos e Frente Lateral com Microporos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603274361)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o artigo científico "Caracterização geológica - geotécnica de um deslizamento numa encosta em Camaragibe, Pernambuco" (Silva,M.M et al), teve como conclusão final que os estudos geológico-geotécnicos preliminares, indicaram que o deslizamento teve como fator acionante as águas de chuva, a geologia da área e a ação antrópica, com a realização de cortes e despejo de águas servidas como fatores predisponentes. Dada conclusão suporta-se em conceito teórico da mecânica dos solos. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A origem e formação de um solo interfere somente em seu comportamento mecânico relacionado a permeabilidade.
	
	A distribuição granulométrica de um solo não influencia em sua resistência ao cisalhamento.
	 
	O grau de saturação de um solo tem correlação direta com seu desempenho geomecânico de resistência ao cisalhamento.
	
	Todas as alternativas apresentadas estão CORRETAS.
	
	A resistência mecânica de um solo, especificamente a resistência ao cisalhamento, não é influência pelo grau de saturação do solo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603086012)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas em relação à compactação de solos. Justifique as afirmações julgadas falsas, respectivamente. A ( ) O processo de compactação ocasiona a diminuição do índice de vazios do solo, e consequentemente a melhoria das propriedades hidráulicas e geomecânicas, como por exemplo, o aumento da permeabilidade do solo. B ( ) A compactação de solos é função de quatro variáveis principais, as quais são: massa específica seca; teor de umidade; energia de compactação; e tipo de solo ¿ granulometria, presença de argilo-minerais. C ( ) A compactação dos solos consiste no aumento da massa específica através da expulsão da água do solo. D ( ) O teor de umidade ótimo e a massa específica seca máxima tendem a aumentar, à medida que a energia de compactação aumenta. E ( ) A verificação do teor de umidade em campo pode ser realizada de diversas formas, dentre elas: estufa, frigideira e speedy. O método da estufa é o mais utilizado por ser o mais rápido para determinação da umidade.
		
	 
	A - A compactação provoca a diminuição do coeficiente de permeabilidade, ou seja, da permeabilidade.
	 
	B - VERDADEIRO
	 
	C - A compactação dos solos consiste no aumento da massa específica através da expulsão de ar dos solos.
	 
	D - O teor de umidade diminui a medida que aumenta a energia de compactação.
	 
	E - O método da estufa leva em torno de 24 horas para possibilitar a decisão de liberação de camada ou não. Por isso, não é muito utilizado em campo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603173243)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere que o fator de segurança de uma encosta evolui com o tempo. Com base no comportamento esquemático apresentado na figura abaixo, conclui-se que o Fator de Segurança (F.S) dessa encosta natural:​ 
 
		
	
	Diminui naturalmente com o tempo, mas, com o desmatamento, há uma diminuição do Fator de Segurança a curto prazo, ocorrendo a ruptura a longo prazo.
	 
	Diminui naturalmente com o tempo, mas, com o desmatamento, há um aumento da estabilidade a curto prazo, ocorrendo uma instabilização mais acelerada da encosta a longo prazo.
	
	Aumenta naturalmente com o tempo e com o desmatamento, há uma redução do Fator de Segurança a curto prazo, e, a longo prazo, há ruptura.
	
	Aumenta naturalmente com o tempo, mas, com o desmatamento, há uma redução do Fator de Segurança a curto prazo, e, a longo prazo, há ruptura.
	
	Diminui, mas, com o desmatamento, há uma queda do Fator de Segurança a curto prazo, ocorrendo uma estabilização mais acelerada da encosta a longo prazo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603086020)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas, em relação à resistência ao cisalhamento dos solos. Justifique ou comente as afirmações julgadas falsas: .
		
	 
	A resistência ao cisalhamento dos solos saturados ocorre basicamente devido ao embricamento entre as partículas (no caso de solos não-coesivos), e às parcelas de coesão e ângulo de atrito. O ângulo de atrito corresponde a uma resistência oposta a que esta sendo aplicada, proveniente apenas do contato grão-grão. Enquanto que a coesão se assemelha a uma cola atuante entre as partículas, que representa uma ligação cimentada entre estas.
	 
	Pode-se dizer que o ângulo de atrito de um solo é constante em relação ao seu estado de tensões, pois a envoltória de ruptura real de um solo é linear
	 
	Na mecânica dos solos clássica, para solos saturados, pode-se afirmar que um determinado elemento de solo pode alcançar um estado de tensões acima da envoltória de ruptura.
	 
	A resistência ao cisalhamento das areias é diretamente relacionada ao seu ângulo de atrito. Ou seja, teoricamente esse tipo de solo apresenta coesão pequena ou nula. Os principais fatores que afetam a resistência ao cisalhamento das areias são o índice de vazios, forma das partículas (angular ou arredondada), tamanho do grão e granulometria. Provavelmente o índice de vazios é o fator que mais afeta a resistência ao cisalhamento das areias, sendo que quanto maior o índice de vazios, maior o ângulo de atrito
	 
	São vantagens do ensaio de cisalhamento direto em relação ao triaxial: rapidez, praticidade, custos inferiores ao triaxial, observação clara do plano de ruptura (horizontal). Essas vantagens decorrem da medição da força para cisalhar o corpo de prova; medição da variação da altura do corpo de prova durante o ensaio; e controle total da drenagem no corpo de prova (medição da pressão neutra durante o ensaio)

Outros materiais