Buscar

Banner para TCC UNIP - Sistema Peltier

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Daniel Soares
	Fabio Gea
	Felipe Orlando
	Guilherme Rocha
	Gustavo Dantas
	Isaías Dos Santos
	Jó Edgard Pontes
	Márcio Baptista
	Eng. Mecânica
	Eng. Mecânica
	Eng. Mecânica
	Eng. Mecânica
	Eng. Mecânica
	Eng. Mecânica
	Eng. Mecânica
	Eng. Mecânica
	danielrodrigues.eng@hotmail.com
	fabiogea@outlook.com
	fesorlando@gmail.com
	guilherme_rocha79@yahoo.com.br
	gustavodn74@gmail.com
	isaias.cws@hotmail.com
	edgarpontes1987@gmail.com
	marcioalan79@gmail.com
Orientação por: Profa. Mª Juliane Taise PiovaniMetodologia
Utilizando-se um módulo de Peltier com 16 pastilhas instaladas em série conforme na Figura 2, transformando assim energia a térmica captada em energia elétrica, utilizando o efeito Peltier.
Figura 2 – Módulo Peltier 			Figura 3 – Sistema de Turbina
Fonte: Autor, 2017 			Fonte: Autor, 2017
Utilizar uma turbina responsável por impulsionar um rotor para transformar a energia cinética proveniente dos gases quentes do escape em energia elétrica, conforme ilustrado na Figura 3.
Protótipo
Figura 4 – Módulo Peltier
Fonte: Autor, 2017
Figura 5 – Módulo Turbina + Rotor
Fonte: Autor, 2017
Conclusão
O sistema mostrou-se capaz . O gráfico apresentado na figura 6 demonstra a tensão gerada em função da rotação do gerador considerando o acréscimo de 2 volts referente ao sistema termoelétrico que após 16 minutos apresenta uma funcionalidade estável.
Figura 6 – Tensão – Rotação (Módulos de Peltier e Turbina )
Fonte: Autor, 2017
Referencias Bibliográficas:
MASTER POWER. Manual Técnico: Turbo .Rio Grande do Sul: Ben Design e Visograf, 2014. Disponível em: <http://www.masterpower.com.br/2013/downloads/cat/manuais>. Acesso em: 13 out. 2017.
Resumo
O projeto consiste na captação da energia térmica dissipada pelo motor de combustão interna, com o objetivo de convertê-la em energia elétrica. Nesse tipo de motor têm-se acesso a dois tipos de energia: a energia térmica, gerada pelo processo de combustão e a energia mecânica gerada pelo fluxo de gases dissipados pelo motor. Com essa conversão buscou-se gerar o máximo de energia elétrica, com o objetivo de encontrar a melhor aplicação para a mesma. A captação da energia térmica se dá a partir dos módulos de Peltier, que normalmente são utilizados para resfriamento de componentes eletrônicos. No entanto nesse trabalho esse componente foi utilizado tanto para captação quanto para conversão da energia térmica em energia elétrica. Já a energia mecânica fornecida pelo fluxo dos gases expelidos pelo motor, será captada por meio de um turbo compressor convencional e convertida em energia elétrica por meio de um motor-gerador.
Introdução
Nas últimas décadas verificou-se um enorme aumento da procura global por energia, impulsionada pelo crescimento da população e desenvolvimento industrial. O consumo mundial de energia deverá aumentar em até 36% em 2035, impulsionado por uma população que crescerá em 25% no mesmo período. (WAGNER et al., 2014, p.2).
Direcionando o foco desse crescimento de frota ao fator energia, pode-se salientar que de toda energia produzida por um motor de combustão interna, somente um terço fica disponível para a movimentação do veículo, pois toda energia restante pode ser adotada como energia desperdiçada, sendo separadas da seguinte forma: uma parcela se dissipa por meio do sistema de arrefecimento sendo consumido pelo próprio mecanismo de funcionamento do motor e o restante é eliminado como gases de escape, conforme ilustra a Figura 1.
Pensando neste problema, com o auxílio da Física, foi explorada uma maneira de fornecer soluções sócio-ambientais que acompanhem este crescimento da frota e que se tornem compatíveis com a ideologia de desenvolvimento sustentável, sendo esta uma das filosofias mais intrínsecas do nosso século.
Figura 1 – Motor ciclo Otto (rendimento).
Fonte: MASTER POWER, 2014.
Objetivo
Desenvolver um sistema de captação da energia dissipada em um motor a combustão interna, convertendo-a em energia elétrica.
Justificativa
Considerando que um motor de combustão interna possui um rendimento em cerca de 35% e toda energia restante é considerada como desperdício do sistema, sendo estas classificadas da seguinte forma: uma parcela se dissipa por meio do sistema de arrefecimento e é consumido pelo próprio mecanismo de funcionamento do motor e o restante é eliminado como gases de escape e ainda consideram-se as fricções mecânicas (caixa, eixos, rolamentos), acessórios elétricos, ruídos e vibrações que são responsáveis pelos demais aspectos do rendimento de um motor. Com base nessa informação e na crescente preocupação mundial, referente ao consumo desregrado de combustíveis fósseis, propõe-se a adoção de alternativas para reaproveitamento da energia desperdiçada nos motores, aumentando assim sua eficiência. 
7%
33%
30%
30%

Continue navegando