Buscar

Portifólio Fundamentos Psicologicos da Educação

Prévia do material em texto

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
POLO DE CRUZEIRO DO SUL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
JAMISSON RODRIGUES GUIMARÃES
CRUZEIRO DO SUL
Junho/2014
JAMISSON RODRIGUES GUIMARÃES
 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, no curso de PEDAGOGIA, Turma 2014/08, da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
CRUZEIRO DO SUL
Junho/2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................5
3 CONCLUSÃO....................................................................................................................6
REFERÊNCIAS....................................................................................................................7
												
INTRODUÇÃO
	Inicialmente gostaria de lembrar que a educação a distância (EAD), é entendida como prática de ensino ao aprendizado, que propõem, uma discursão analítica sobre as diferenças entre ciência, tecnologia e educação. 
	Segundo Jean Piaget (1896-1980), estudos que designam o aprendizado e o desenvolvimento humano, destaca-se o papel da inteligência em sua teoria, denominada de epistemologia genética. Que atua em estudos relacionados à psicopedagogia no Brasil. 
									
DESENVOLVIMENTO
	A epistemologia genética de Piaget
	A teoria desenvolvida por Jean Piaget, conhecida como epistemologia genética, tem como fontes, deum lado, o conhecimento cientifico (epistemologia), e do outro, a gênese, ou seja, a origem desse conhecimento (genética). Assim, sua teoria possui como foco principal o sujeito epistêmico, o indivíduo no seu processo de construção de conhecimento. 
	Ao refletir sobre esse método no decorrer do processo de desenvolvimento humano, Piaget se baseia na relação entre o sujeito e os meios físicos e sociais, postulando que estes estabelecem continuas relações entre si, nas quais um constitui o outro e ambos transformam-se mutuamente.
	Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. 
	Diante das teorias comportamentais selecionei três crianças em particular: 
- Murrillo Antonio, 7 anos de idade, um menino de cor parda, cabelos arredondados, com uma inteligência extraordinária, aproposito bastante esbelto. Murillo se destaca por sua inteligência aguçada e afrente de seu tempo, com raciocínio lógicos e espontaneidade no falar encanta por onde passa.
- Yasmin Maria, 11 anos de idade, uma menina de cor branca e longos cabelos dourados se destaca por ser meiga e sensível ao mundo identificando o que os outros não conseguem ver ou passam desapercebidos.
- Cailane Oliveira, 13 anos de idade, uma pequena notável apesar de um parto complicado e prematuro Cailane surpreende por sua habilidade com os animais o poder de obediência e tolerância a seus comando mesmo sem curso ou habilidades no assunto mostra grande experiência no assunto.
O que os três tem em comum são crianças com faixa etárias diferenciadas, gostam de brincadeiras coletivas tem opiniões diferentes sobre determinados assunto e cometem sempre os mesmo erros em pro de um divertimento coletivo.
 
			
CONCLUSÃO 
Ao observar por um tempo algumas crianças de faixa etárias diferente pude notar que as mesmas sempre se inclinam para o mesmo gosto e erros.
De acordo com todas as teorias abordadas no processo de desenvolvimento humano para a inteligência e o raciocínio lógico, ambos encontram-se organizados em quatro estruturas de pensamento: o estágio sensório-motor, o estágio pré-operatório, estagio operacional concreto, e o estágio operacional formal.
Conclui-se que a educação tem um papel fundamental na formação e desenvolvimento estrutural de um indivíduo.
													
REFERÊNCIAS
LIVROS: - Markeliny Oliveira, Gomes Nogueira e Daniela Leal, Teorias da 
 Aprendizagem. 1.ed. Curitiba. 2013. 
 - Associação Brasileira de Educação a Distância. Legislação em EaD. 
 - ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2003.
- BELLONI, M. L. Educação a Distância. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2003. v. 1. 135p.
	SITES: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200885025PM.
 http://www.abed.org.br/documentos/A4_Dtcom_whitepaper_Os_formatos
_da_EAD_Ivete_Palange.
		 http://www.ead.com.br/10-melhores-faculdades-com-ensino-a-distancia.

Continue navegando