Buscar

Atividade Diagnóstica 04 Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

Prévia do material em texto

1)
Nos seus estudos sobre o aprendizado da escrita e ortografia, você compreendeu que a escrita não representa a fala das pessoas, de modo que a criança, quando está em período de alfabetização, precisa aprender a relacionar o seu conhecimento linguístico já estruturado e adquirido de forma espontânea na sua primeira infância com um código que pretende explicitar as relações de sua gramática internalizada.
É importante compreender, também, que esse percurso de relacionar grafema-fonema e de dominar plenamente o código escrito:
Alternativas:
a)
passa por diferentes fases e processos.
Alternativa assinalada
b)
depende da maneira que a criança fala.
c)
está relacionado com a fala do entorno da criança.
d)
não é tão difícil como parece.
e)
depende do aprendizado da leitura.
2)
A escrita é apenas um código que tenta representar a língua e suas relações, não sendo uma transcrição da fala e do modo como as palavras devem ser pronunciadas. Embora ela influencie também a fala, a escrita não revela como uma língua é e como ela muda no tempo. Ainda que a escrita tenha uma função social importante, a língua e o uso dela pelos falantes nas situações cotidianas é que determina como de fato o sistema linguístico se caracteriza.
MADRUGA, M. R. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa: Alfabetização e Fonoaudiologia. Unidade 4. Seção 1. Kroton. 2017.
 
Considerando o contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
 
O fato de a escrita possuir uma relação estreita com a língua já adquirida permite que a criança ___________________________________  sobre o funcionamento da escrita no seu ________________________________ de aprendizagem. Nesse sentido, a criança guia-se pela ________________________________ das palavras, porém a diferença entre fala e escrita é muito precocemente percebida por ela à medida que consegue ________________________________ esses dois sistemas no seu percurso de alfabetização.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
compartilhe opiniões / caminho / lógica / relacionar.
b)
estabeleça alternativas / caminho / lógica / dissociar.
c)
compartilhe hipóteses / percurso / pronúncia / dissociar.
d)
estabeleça hipóteses / percurso / pronúncia / dissociar.
Alternativa assinalada
e)
procure caminhos / rota / pronúncia / associar.
3)
Quando falamos, utilizamos unidades de sons disponíveis em nossa língua para nos comunicarmos, a fonologia da língua determina como os segmentos da língua podem se combinar e em quais contextos cada um deles pode ocorrer. Não temos nenhuma dificuldade ao falar nossa língua materna pois é um ato tão comum que não percebemos os aspectos envolvidos na fala. Ao iniciar o estudo de uma língua estrangeira, essa situação inconsciente se modifica pois nos deparamos com alguns sons que não conseguimos pronunciar. A produção de sons em uma língua estrangeira requer o aprendizado de uma gramática internalizada cujo domínio nós não possuímos e cuja composição fônica também desconhecemos. Essa gramática é o conhecimento que os falantes possuem quando falam uma determinada língua e é um processo inconsciente. O aprendizado da língua estrangeira, portanto, caracteriza-se pelo domínio da estrutura gramatical da outra língua, onde devemos aprender as relações contrastivas, não contrastivas e combinatórias da língua em aprendizado.
 
Na aprendizagem da escrita, a criança estabelece inicialmente dois princípios de natureza gráfica para ler:
a) princípio da quantidade mínima de letras, cujo pressuposto é de que a escrita deve possuir um número suficiente de letras;
b) princípio da variedade interna de letras, em que um objeto gráfico deve apresentar caracteres diferentes para constituir-se como um objeto da escrita.
 
MADRUGA, M. R. Fonética e Fonologias da Língua Portuguesa: Ensino de línguas materna e estrangeira. Unidade 4, Seção 2. Kroton. 2017.
 
Considerando o aprendizado da escrita, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Esses dois princípios são extremamente importantes para a reformulação das hipóteses da criança sobre a língua escrita.
 
PORQUE
 
II. Eles evidenciam um fator de equilíbrio no conhecimento construído por elas sobre a escrita.
A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da I.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa assinalada
c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II é uma justificativa da I.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
Utilizada, mais popularmente, para a análise de voz registrada em algum tipo de mídia para identificação de falante, a fonética forense abrange várias outras atividades relacionadas a aspectos da fala, e dos sons em geral, em todos os misteres criminalísticos. Algumas dessas outras atividades são: análise de enunciado, caracterização de perfil vocal, transcrição, adentre outros.
 
Considerando a Fonética Forense, analise as seguintes sentenças.
 
I) Quando um perito em um processo legal é solicitado a emitir um laudo para concluir se duas ou mais gravações são de um mesmo falante, tem-se convencionado chamar de identificação forense de falante ou reconhecimento forense de falante.
II) A diferenciação entre os termos verificação e identificação de falante tem a ver com o contexto em que um e outro se realizam, e com a atitude do falante em relação à produção da linguagem.
III) No caso de verificação, o falante é cooperativo, ou seja, quer ser reconhecido, e a verificação se faz entre membros de um corpus pré-existente para confrontação.
IV) No caso de identificação de falante, envolve algum tipo de distorção, seja do canal de transmissão, seja do próprio falante (nervosismo, por exemplo), ou ainda, pelo uso de algum tipo de disfarce.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
I, II, III e IV, apenas.
b)
I e IV, apenas.
c)
II e III, apenas.
Alternativa assinalada
d)
 I, II e III, apenas.
e)
II, III e IV, apenas.

Continue navegando