Buscar

Exercicio de FILOSOFIA DA CIÊNCIA aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA CIÊNCIA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: SDE0640_EX_A2_201804126861_V1 
	28/08/2018 22:18:11 (Finalizada)
	Aluno(a): NATALY MENDES SANTANA 
	2018.3 EAD 
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	201804126861
	 
	
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	O Positivismo é o movimento de pensamento que dominou parte da cultura europeia em suas expressões não só filosóficas, mas também políticas, pedagógicas e literárias desde cerca de 1840 até os inícios da primeira guerra mundial. Marque a alternativa que NÃO corresponde a uma característica deste movimento: 
		
	
	Os grandes males da sociedade industrial produziram duas respostas distintas: o positivismo e o socialismo. O positivismo entendia que estes males eram transitórios e logo desapareceriam pelo crescimento do saber, da educação popular e da riqueza. 
	
	O primado da ciência: nós só conhecemos aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais.
	
	Visa restabelecer valores morais e a obediência aos princípios cristãos, como forma de assegurar as mínimas condições de bem-estar social. 
	
	A ideia de progresso humano irrefreável e de que já se possuíam os instrumentos para a solução de todos os problemas da humanidade. 
	
	Três dos mais significativos representantes do Positivismo são: Herbert Spencer e John Stuart Mill, na Inglaterra, e Auguste Comte, na França.
	
Explicação: 
"O Positivismo é uma corrente filosófica iniciada pelo francês Augusto Comte (1798-1857) que pretendeu adequar-se às sociedades industriais almejando a reorganização da sociedade através de reforma intelectual. Considerava que era preciso que a população formasse novos hábitos intelectuais, em sintonia com o estado de desenvolvimento do espírito humano. Entendia que o progresso político dependia do progresso geral do saber. Para que esse progresso ocorresse, era necessário estender o método científico objetivo aos estudos dos fenômenos humanos".
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Quando se começa a estudar Filosofia, logo se é levado a buscar o que ela é. A primeira surpresa surge ao se descobrir que não há apenas uma definição de Filosofia, mas várias. A segunda surpresa surge ao se perceber que, além de várias, as definições parecem se contradizer. Eis porque muitos, cheios de perplexidade, indagam: afinal, o que é a Filosofia que sequer consegue dizer o que ela é? Dessa forma, assinale a única resposta que não traz uma explicação plausível:
		
	
	Sem abandonar as questões sobre a essência da realidade, a Filosofia procura diferenciar-se das ciências e das artes, dirigindo a investigação sobre o mundo natural e o mundo histórico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as ciências e as artes ainda não ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos. 
	
	A Filosofia volta-se, também, para o estudo da consciência em suas várias modalidades: percepção, imaginação, memória, linguagem, inteligência, experiência, reflexão, comportamento, vontade, desejo e paixões, procurando descrever as formas e os conteúdos dessas modalidades de relação entre o ser humano e o mundo, do ser humano consigo mesmo e com os outros. Finalmente, a Filosofia visa ao estudo e à interpretação de ideias ou significações gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança, etc. 
	
	Pode se dizer, em outras palavras, que a Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a histórica (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando o senso comum já não sabe o que pensar e dizer e as ciências e as artes ainda não sabem o que pensar e dizer.
	
	A Filosofia necessita de uma comprovação empírica, daí buscar as questões sobre a essência da realidade, a Filosofia procura diferenciar-se das ciências e das artes, dirigindo a investigação sobre o mundo natural e o mundo histórico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as ciências e as artes ainda não ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos. 
	
	A Filosofia, cada vez mais, ocupa-se com as condições e os princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com as transformações históricas dos conceitos, das ideias e dos valores. 
	
	
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A neutralidade das ciências é um tema retomado e seriamente discutido na Escola de Frankfurt. Nasce, então, a teoria crítica, exposta no ensaio Teoria Tradicional e Teoria Crítica, pelo autor ------------------, refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neo-marxista, particularmente associada com o Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt.. 
		
	
	Walter Benjamin 
	
	Max Horkheimer 
	
	Herbert Marcuse 
	
	Felix Weil
	
	Jürgen Habermas 
	
	 
	
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A Sociologia Comteana, caracteriza-se como uma física social, dentre as alternativas abaixo uma delas não é considerada uma característica de sua filosofia: 
		
	
	A sociedade estudada são os núcleos permanentes: a propriedade, a família, o trabalho. 
	
	Abarca todos os homens em todos os tempos. 
	
	É uma visão a história que suprime a descontinuidade do presente. 
	
	Está dividida em estática e dinâmica, respectivamente, ordem e do progresso. 
	
	A positividade é uma estrutura mental da sociedade.
	
	
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Podemos dizer que nesta corrente filosófica, a ciência é apresenta-se como o estado mais evoluído do desenvolvimento da inteligência humana e deve guiar a formação da nova sociedade. Os saberes que, de acordo com essa posição, já alcançaram o estado científico encontram-se classificados e relacionados por uma hierarquia. 
		
	
	Positivismo 
	
	Fenomenologia
	
	Neotomismo
	
	Marxismo
	
	Personalismo
	
	 
	
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Principal representante da filosofia positivista e autor da Lei dos 3 Estados:
		
	
	Herbert Marcuse
	
	Santo Agostinho
	
	Karl Marx
	
	Augusto Comte
	
	Max Weber
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Tal filósofo tem parte de sua obra ligada a sua teoria de ciência e o seu intento é a construção de uma filosofia da história, que se transforma, na segunda fase da sua vida, numa religião da humanidade, isto é, numa divinização da história. O que aos olhos dele a descoberta fundamental e que, na realidade, é o ponto de partida de toda a sua filosofia é a lei dos três estados. Segundo esta lei, que ele declara ter extraído das suas reflexões históricas e não da observação do desenvolvimento orgânico do homem, cada um dos ramos do conhecimento humano passa sucessivamente pelos três estados teóricos: o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstracto, o estado científico ou positivo. Há, portanto, três métodos diversos para conduzir a investigação humana e três sistemas de concepções gerais. O primeiro é o ponto de partida necessário da inteligência humana; o terceiro é o seu estado fixo e definitivo; o segundo é unicamente destinado a servir de transição. Estamos falando de 
		
	
	Marx
	
	Lucáks
	
	São Tomás de Aquino
	
	Adorno
	
	Comte
	
	
	
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Quando tomamos distância da vida cotidiana e de nós mesmos, passamosa indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, inconscientemente, nossa existência. Ao tomar essa distância, estamos interrogando a nós mesmos, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Estamos então começando a adotar o que chamamos de atitude crítica, que também pode ser chamada de um outro tipo atitude. Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA que corresponda à atitude crítica: 
		
	
	Atitude racionalista. 
	
	Atitude científica. 
	
	Atitude pensante. 
	
	Atitude filosófica. 
	
	Atitude esclarecedora.

Outros materiais