A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
GESTÃO OPERACIONAL EM  GOVERNAÇA  HOTELEIRA

Pré-visualização | Página 1 de 6

GESTÃO OPERACIONAL EM GOVERNAÇA HOTELEIRA
	1a Questão 
	
	
	
	01. Segundo Castelli (2006, p. 224), ¿o hotel tem como missão acolher o viajante. Isso significa alojá-lo. Portanto, ao abordar-se o setor de governança, tratar-se-á, sem dúvida, da própria essência da empresa hoteleira¿. Partindo desta afirmativa, vamos adiante e localizamos as áreas de atuação da governança, conforme alternativa abaixo:
		
	
	É o departamento que se ocupa com a arrumação dos apartamentos, com a lavanderia / rouparia e com a limpeza geral. 
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O setor de governança representa uma área de extrema importância nos empreendimentos hospitalares, assim como nos hotéis, pois interage com quase todas as áreas do empreendimento. Assinale a atribuição que corresponde ao cargo de governanta. 
	
	Planejar a limpeza das áreas, evitando o acúmulo de sujeira e a possibilidade de infecções.
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Dentre as atribuições da governanta do hotel, há quatro áreas de responsabilidade sob seu comando. Marque abaixo a única que NÃO corresponde as suas atribuições:
		
	
	Cuidar do check in e check out na ecepção.
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Podemos afirmar que o grupo de cargos abaixo faz parte da governança: 
Faxineiro - Camareira - Atendente de governança 
		
	
	Limpeza - Andares - Escritório da governanta 
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O sistema de fechadura eletrônica nos hotéis é mais uma forma de manter a segurança do hóspede. Castelli (p. 231, 2006) destaca também: "quando o hotel possui o sistema de fechadura eletrônica, é possível ainda, extrair relatórios a respeito da movimentação no apartamento (...)". Marque a opção INCORRETA com relação às informações extraídas deste relatório.
		
	
	Não registra a entrada do hóspede no apartamento 
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a importância do controle de chaves, verifique as alternativas abaixo e responda: 
I - A chave de cada andar ou ala é distribuída no início do expediente, perante assinatura do livro de controle de chaves. 
II - A chave-mestra do andar abre as portas de todos os apartamentos daquele andar, evitando assim que a camareira carregue várias chaves para limpeza dos apartamentos. 
III - A camareira não pode emprestar sua chave a outra pessoa em hipótese alguma. Caso o hóspede tenha esquecido sua chave, não é responsabilidade da camareira abrir a porta, a não ser por orientação superior, mediante checagem prévia (se é o hóspede ou não). 
IV - A chave-mestra geral abre as portas de todos os apartamentos do hotel. 
V - A Governanta utiliza a chave-mestra geral para facilitar o seu acesso às diversas partes do hotel, inclusive nas inspeções nos apartamentos. 
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Castelli (2006, p. 224): o hotel tem como missão acolher o viajante. Isso significa alojá-lo. Portanto, ao abordar-se o setor de governança, tratar-se-á, sem dúvida, da própria essência da empresa hoteleira. Partindo desta afirmativa, vamos adiante e localizamos as áreas de atuação da governança, conforme alternativa abaixo:
		
	
	É o departamento que se ocupa com a arrumação dos apartamentos, com a lavanderia / rouparia e com a limpeza geral. 
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Registro de Objetos Esquecidos (Lost and Found). É um livro onde se registra todo e qualquer objeto esquecido pelo hóspede no apartamento ou qualquer dependência do hotel. Os objetos são registrados diariamente e guardados em um armário trancado com chave. Neste livro de registro constam vários campos. Castelli (p.229, 2006) nos orienta "os itens a que se refere o livro de registro, serve para localizar mais facilmente os objetos que foram guardados, no momento em que solicitados pelos seus devidos proprietários". Os campos de registros descritos acima estão relacionados abaixo, exceto: 
		
	
	Nome da Governanta
AULA 2
	1a Questão 
	
	
	
	Para Cândido (p.123, 2001) "Um dos locais mais importantes do setor de governança de um hotel é a rouparia do andar, local da guarda de roupas de cama, material de limpeza, utensílios, roupas de banho, material para reposição nos apartamentos, etc.". com base na afirmativa acima marque a alternativa INCORRETA com relação a utilização da rouparia do andar. 
	
	A rouparia de andar é um setor utilizado pelos mensageiros para guardar malas
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Com relação aos cuidados com o colchão, aponte a alternativa que apresenta um exemplo de atitude incorreta:
		
	
	Virar o colchão uma vez por ano
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a única alternativa que não faz parte da inspeção de um apartamento
		
	
	Abrir a mala do hóspede para arrumá-la
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	As tarefas, descritas abaixo, são executadas pelas camareiras, EXCETO:
		
	
	Número de pessoas no departamento da recepção;
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Em um hotel de grande porte o setor de governança conta com alguns funcionários para limpeza e supervisão dos serviços. Marque abaixo o cargo do funcionário responsável pela supervisão da limpeza dos apartamentos, liberando-os para a recepção.
		
	
	Supervisora de andar
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Nos corredores do hotel (andares) trabalham as camareiras, arrumadores, supervisoras de andar, sob o acompanhamento e supervisão da governanta. Ao falar na importância desta área encontramos as seguintes considerações apontadas por Castelli (p. 231, 2006), "O apartamento é o principal produto vendido pelo hotel. Se o aposento estiver estragado ou desarrumado, não é negociado. Isso repercute negativamente no faturamento da empresa. Diríamos até que o hotel poderá passar algum tempo sem gerente, mas não sem camareira". Com relação ao serviço realizado pela camareira, podemos afirmar que há uma profissional que verifica se o trabalho foi realizado corretamente, e libera este apartamento para a recepção, que poderá ocupá-lo novamente, esta profissional é: 
		
	
	Supervisora de andares
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O serviço de andares reflete o cuidado que a governanta dispensa aos hóspedes dentro do padrão estabelecido pela diretoria do hotel.  Quando a camareira termina a limpeza de um apartamento, a Supervisora de andares deve fazer uma vistoria no mesmo para liberar como vago e limpo para a recepção. Marque abaixo a alternativa que NÃO condiz com esta inspeção. 
		
	
	Cuidar da troca da decoração dos apartamentos do hotel.
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Martin (p. 53, 2004):"deve ser mantido um controle para garantir o rodízio imparcial e justo de designação de dias de folga extra para membros da equipe". Uma camareira está no meio da execução da tarefa, por exemplo limpando o banheiro de um apartamento e seu horário de trabalho se encerra às 16h e já são 15h e 55min. Analise as informações abaixo sobre a conduta esperada da camareira, levando em consideração o seu horário de trabalho.
I - termina a tarefa iniciada mesmo que passe do horário 
II - deixa o serviço para a colega, pois já passou do horário.
III - deixa para terminar a tarefa no dia seguinte. 
		
	
	apenas a afirmativa I está correta
AULA 3
	1a Questão 
	
	
	
	Para o controle de produtos de limpeza visando minimizar o desperdício, devemos levar em conta: 
I. a diluição correta dos produtos recomendada pelo fabricante dos produtos 
II. a quantidade de produtos que é dado aos colaboradores para limpeza das áreas 
III. a quantidade de produtos