ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
3 pág.

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

Disciplina:Administração de Compras e Suprimentos Av 201827 materiais61 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão

	

	
	

	A distribuição de um produto afeta diretamente a performance, de uma empresa. Temos que ter em mente, que o canal de distribuição pode afetar o produto a ser colocado no mercado. São decisões emblemáticas, que afetam várias áreas e podem ser imperativas, na competitividade organizacional. Marque a alternativa que expressa os canais adequados de distribuição. I- Canal curto: produtor, varejista e cliente. II- Canal médio: produtor, fornecedor e cliente. III- Canal longo: produtor, atacadista, varejista e cliente.

		

	 
	Somente a segunda e terceira estão corretas.

	
	Somente a primeira está correta.

	 
	Somente a primeira e terceira estão corretas.

	
	Somente a segunda está correta.

	
	Somente a primeira e segunda estão corretas.

	

	 

	

	 2a Questão
	

	

	
	

	Podemos afirmar que a cadeia de suprimentos é composta por três elos fundamentais, são eles: Produção, Suprimentos e Distribuição. Sendo assim, marque a opção que conceitue corretamente a ¿Produção¿.

		

	
	Para que esse abastecimento tenha êxito é necessário que os principais fornecedores da empresa, sejam parceiros.

	
	Para que esse abastecimento tenha êxito é necessário que os principais clientes da empresa, sejam parceiros.

	
	É o elo da cadeia em que os produtos acabados e outros materiais serão transformados em um produto final.

	
	Faz a interface direta com os clientes da empresa, podendo ser um distribuidor atacadista, um representante ou, um varejista.

	 
	É o elo da cadeia em que as matérias primas e outros materiais serão transformados em um produto final.

	

Explicação:
Esta opção está correta porque o ciclo da Produção ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista), inclusive a produção dos produtos solicitados, ou seja, a transformação da matéria prima e insumos em produto final. Este ciclo é acionado pelos pedidos dos clientes, pelos pedidos de reabastecimento de um varejista ou pela previsão de demanda dos clientes e pela disponibilidade atual de produtos nos depósitos de produtos acabados do fabricante.

	

	 

	

	 3a Questão
	

	

	
	

	Os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor, podem ser chamados de:

		

	
	Controle físico do produto.

	
	Mapeamento do produto.

	 
	Distribuição física dos produtos.

	
	Levantamento físico do produto.

	
	Armazenamento do produto.

	

Explicação: A figura dos operadores logísticos como uma tendência de logística empresarial moderna suprindo as demandas de forma integrada e personalizada. O operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos integrados (armazenagem, transporte, estocagem e informação), que busca atender com total eficácia as necessidades das empresas nessa área. Para existir esse operador é necessário que haja demanda para esse serviço. Esta demanda acontece quando as empresas decidem ou não terceirizar esses serviços. Esses operadores podem ser baseados em ativos como também em informação e gestão. Os primeiros são aqueles possuidores de investimentos em transportes, armazéns, máquinas e equipamentos diversos. Já os últimos são aqueles que vendem conhecimento, ou seja, tem know how de gerenciamento das operações logísticas. Esse surgimento pode se dar tanto pela ampliação de serviços quanto pela diversificação das atividades.

	

	 

	

	 4a Questão
	

	

	
	

	Considerando-se os fatores chave de desempenho e suas conexões ao processo produtivo, é uma sequência adequada dos estágios de uma cadeia de suprimento típica:

		

	
	Fabricante ¿ Fornecedor ¿ Distribuidor ¿ Varejista ¿ Cliente.

	 
	Fornecedor ¿ Fabricante ¿ Distribuidor¿ Varejista ¿ Cliente

	
	Distribuidor ¿ Fabricante ¿ Fornecedor ¿¿ Varejista ¿ Cliente

	
	Fabricante ¿ Varejista ¿ Distribuidor ¿ Fornecedor ¿ Cliente

	
	Distribuidor ¿ Fornecedor ¿ Fabricante¿ Varejista ¿ Cliente

	

Explicação:
A opção que indica: Fornecedor - Fabricante - Distribuidor - Varejista - Cliente  é a que indica corretamente a sequência dos cinco componentes de uma cadeia de suprimentos típica.
As demais opções os colocam fora do ordenamento normal.

	

	 

	

	 5a Questão
	

	

	
	

	Sob a perspectiva da responsividade e eficiência da cadeia de suprimentos, os fatores chave ou críticos de desempenho da Cadeia de suprimentos são: I. Tecnologia (Informação) e Instalações. II. Gestão de Estoques e infraestrutura de transporte. III. Gestão da demanda e de compras. É correto o que se afirma apenas em:

		

	 
	Apenas I.

	
	(I) e (III) apenas.

	
	(I), (II), (III)

	
	(II), (III) apenas.

	 
	(I) e (II) apenas.

	

	 

	

	 6a Questão
	

	

	
	

	A Internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador, avalie as afirmações a seguir. (Av m) I. Eles podem, por meio da web, facilmente intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas. II. Eles conseguem compartilhar um banco de dados comum, que facilita o rastreamento e a expedição. III. Eles obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes. É correto o que se afirma em:

		

	
	I e III, apenas.

	
	II e III, apenas.

	 
	I, II e III.

	
	I, apenas.

	
	II, apenas.

	

Explicação: Análise da Tecnologia da Informação

	

	 

	

	 7a Questão
	

	

	
	

	A produção puxada pode ser definida como:

		

	
	É uma técnica que visa substituir as ferramentas em até 10 minutos, utilizando-se de conceitos como setup interno e setup externo.

	
	É quando se analisa estatisticamente o processo produtivo para controle de qualidade e taxa de output das máquinas. A ideia é ¿puxar¿ os números diretamente das máquinas para então realizar uma série de testes estatísticos.

	 
	É quando o processo produtivo se inicia quando há uma solicitação do cliente. Dessa maneira o fluxo de produção se inicia com o pedido do cliente e todas as estações vão de certa forma puxando o processo produtivo.

	
	É quando o processo produtivo se encontra em estágios iniciais, sem o uso de máquinas motorizadas. Desse modo a movimentação interna dos produtos é realizada somente por tração humana, ou seja, são os(as) colaboradores(as) que puxam as peças de uma estação para outra.

	
	É quando o processo produtivo se inicia por iniciativa da empresa. O fluxo de ordem de produção começa no almoxarifado e segue por todas as estações até a chegada ao estoque de produtos acabados

	

	 

	

	 8a Questão
	

	

	
	

	Qual estágio abaixo configura a extremidade inicial da Cadeia de Suprimentos ?

		

	
	varejista e distribuidor

	
	atacadista e fornecedor

	
	distribuidor e centro de distribuição

	
	distribuidor e fabricante

	 
	fornecedor e fábrica