Buscar

Gametogenese feminina

Prévia do material em texto

Gametogenese feminina
                      Ovocitogenese
Ovocitogenese é a parte da gametogênese que consiste  no processo de formação do gameta feminino.
A ovocitogênese é  diferente da espermatogênese posto que o espermatogênese é um núcleo móvel e o gameta formado pelo ovocitogênese  é um núcleo imóvel. Os mecanismos dos o ovocitogênese são variaves de acordo com a espécie e sua atividade mitótica prossegue por toda vida dos invertebrados.
                A ovogênese é dividida em três etapas:                                              
	
	Fase de multiplicação : É uma fase de mitoses consecutivas, quando as celulas germinativas aumentam em quantidade e originam ovogônias.
	
	
Fase de crescimento: Logo que são formadas, as ovogônias iniciam a primeira divisão da meiose, interrompida na prófase I.Terminada a fase de crescimento, as ovogônias transformam-se em ovócitos primários (ovócitos de primeira ordem ou ovócitos I). Nas mulheres, essa fase perdura até a puberdade, quando a menina inicia a sua maturidade sexual.
	
	
Fase de maturação:  Quando o ovócito primário completa a primeira divisão da meiose, interrompida na prófase I, origina duas células. Uma delas não recebe citoplasma e desintegra-se a seguir, na maioria das vezes sem iniciar a segunda divisão da meiose. É o primeiro corpúsculo (ou glóbulo) polar.A fase de maturação inicia-se quando a menina alcança a maturidade sexual, por volta de 11 a 15 anos de idade. Ao sofrer,  a segunda divisão da meiose, origina o segundo corpúsculo polar, que também morre em pouco tempo, e o óvulo, gameta feminino, célula volumosa e cheia de vitelo.
Na gametogênese feminina, a divisão meiótica é desigual porque não reparte igualmente o citoplasma entre as células-filhas. Isso permite que o óvulo formado seja bastante rico em substâncias nutritivas.Na maioria das fêmeas de mamíferos, a segunda divisão da meiose só acontece caso o gameta seja fecundado. Curiosamente, o verdadeiro gameta dessas fêmeas é o ovócito II, pois é ele que se funde com o espermatozoide.
                             Óvulos
Os óvulos dos animais são geralmente células grandes e imóveis, que contém nutrientes para o desenvolvimento do embrião. Esses nutrientes compõem o vitelo. A quantidade e a localização do vitelo são variáveis nos diferentes óvulos.

Continue navegando