Buscar

Trabalho Thaís COMO A EMPRESA PODE AJUDAR UM FUNCIONÁRIO A SE RECOLOCA...

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Outplacement foi criado na década de 60 nos Estados Unidos, como uma ferramenta de recursos humanos para auxiliar devido a crise no setor aetoespacial e de eletrônicos, porém chegou no Brasil em meados dos anos 80, e em 90 recebeu as primeiras empresas especialistas no assunto.
Este tipo de serviço visa humanizar as demissões através de um trabalho oferecido ao executivo envolvido em um processo de dispensa. E é visto com bons olhos, tanto pela organização quanto pelo executivo, e não deixa de ser um ato de responsabilidade social.
Segundo a AOCFI – The Association of Outplacement Consultancy Firms International, associação que regula, internacionalmente, a atividade, o Outplacement é definido como um processo que estrutura as bases profissionais, afim de auxiliar o colaborador demitido, a enxergar o mercado de trabalho de modo organizado e disciplinado para obter uma recolocação no menor tempo possível, com mínimo de impacto.
O processo tem início antes mesmo do profissional saber de sua dispensa. É um trabalho feito entre o departamento de Recursos Humanos e uma empresa de consultoria especializada em outplacement, em um processo de planejamento das ações que serão realizadas.
A demissão é feita de forma clara e objetiva, sem omitir qualquer informação ou faltar com a verdade sobre o real motivo. Após o aviso inicia-se o trabalho que orienta o executivo nesta etapa.
“O RH precisa se apropriar da responsabilidade que tem e fazer parcerias com empresas de recolocação e de outplacement para deixar o colaborador mais confortável”, recomenda a especialista Mariá.
Recolocação é uma forma de demitir sem abandonar o profissional. É uma demissão com possibilidade de continuidade em outra empresa a partir da ajuda de um consultor que reformula o currículo e garimpa no mercado alguma empresa com perfil semelhante e cargo similar. Outplacement, a especialidade de Mariá Giuliese, é um respaldo mais sofisticado que a empresa oferece ao colaborador demitido e só pode ser contratado pela pessoa jurídica. Outplacement orienta e dá suporte na transição, estrutura o planejamento de carreira no curto, médio e longo prazo e orienta o próprio negócio.
Recolocação com Coaching
O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches. Quando relacionado com o coaching, o coach é um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. O coach trabalha com um coachee (aprendiz ou aluno) com o objetivo de desbloquear nele dons e habilidade já existentes.
Existem vários tipos de coaching, como o coaching pessoal, profissional, empresarial e financeiro, e por isso existem diferente coaches que se especializam em áreas diferentes. O coaching consiste em um processo que tem princípio, meio e fim, sendo que pode durar entre 3 a 6 meses.
Muito confundido com consultoria, no Coaching, o executivo demitido é levado, através de perguntas, a entrar em um processo de reflexão, encontrando, dentro de si, em sua essência e sua vivência, respostas para conduzir com assertividade suas ações.
Planejamento, meta, foco e objetivo, motivação, inspiração, reflexão, são algum pontos trabalhado no Coaching, além de desenvolvimento de habilidades e capacidade, e o trabalho nos pontos de melhoria, despertando o potencial infinito que existe em cada Ser Humano. Alinhando vida pessoal com profissional, pois esse processo visa a felicidade plena das pessoas.
O Coach conduzirá o profissional a redefinir o que é realmente importante em sua vida, qual sua missão, seus valores, levando assim a encontrar sua essência e uma recolocação no mercado de trabalho sem grandes traumas, tirando proveito positivo de todas as situações. Ou até mesmo mudar os rumos de sua carreira, despertando talentos, até então desconhecidos.
https://www.significados.com.br/coach/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-outplacement-como-coaching-ajudar/
http://www.abrhsc.org.br/em-tempos-de-crise-e-demissoes-como-o-rh-deve-cuidar-dos-que-vao-e-dos-que-ficam-na-empresa/

Continue navegando