Buscar

estruturada gestao de pessoas

Prévia do material em texto

3
FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ – FESA
Administração
GESTÃO DE PESSOAS COMO ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES
SANTO ANDRÉ – SÃO PAULO
2017
GESTÃO DE PESSOAS COMO ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES
	
	Trabalho apresentado à disciplina Gestão estratégica de pessoas, Curso Administração da Faculdade Estácio de Santo André, sob a orientação do professor Lislene Escudero.
Santo André – São Paulo
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1.	ORGANIZAÇÕES EM TEMPOS DE MUDANÇA	4
2.	EMPRESA: GRUPO NOTRE INTERMEDICA	5
3.	GESTÃO DE PESSOAS	6
 3.1	 RH DA EMPRESA	7
4.	O PAPEL ESTRATÉGICO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS	8
 4.1 O PAPEL ESTRATÉGICO NA EMPRESA NOTREDAME	9
5.	CONCLUSÃO	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata de evidenciar as modificações nas relações entre o trabalhador e a empresa, quando se propicia a evolução e mudança de um caráter que antes era tratado como apenas contratual, para uma necessidade de desenvolvimento das duas partes, pessoas e organizações. Com o aumento crescente das interações e necessidade do mercado, estamos em constante evolução, e por isso as empresas precisam valorizar o seu bem mais valioso, as pessoas. A atividade foi realizada em equipe, na empresa Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), analisamos o contexto abordado em aula e a sua teoria conceitual junto com as praticas de gestão de RH que são realizadas pela empresa, com alguns focos específicos como Gestão de pessoas dentro das organizações, a missão e funções do RH dentro das organizações e na própria empresa e o papel estratégico da área de gestão de pessoas. Também a uma análise de como se desenvolveu o RH nos tempos de mudança, tempo em que mais do que nunca precisamos agir de maneira estratégica para manter boas pessoas e desenvolve-las, visando a melhoria continua.
ORGANIZAÇÕES EM TEMPOS DE MUDANÇA
A mudança organizacional tornou-se essencial para as empresas e instituições em todo o mundo. Antes as organizações mudavam, quando ocorriam necessidades urgentes, hoje em dia elas tendem a realizar a sua transformação continuamente, as organizações mudam para fazer crescer a competitividade, para cumprir novas legislações, para introduzir novas tecnologias ou para atender a variações nas preferências de clientes ou de parceiros. As organizações devem se planejar, observando as barreiras, os desafios, as estratégias e os resultados que trata esta mudança. Desta forma os gestores desenvolvem uma comunicação clara e objetiva, que gera comprometimento nos colaboradores, tornando-os funcionários mais competitivos e agentes da mudança. Para acontecer esta mudança é essencial um planejamento eficiente, adoção de estratégias consistentes, e a um programa de treinamento eficaz, acarretando em melhorias no clima organizacional, no atendimento, no layout, na ampliação e modernização do ambiente tecnológico. Hoje em dia a mudança no mundo contemporâneo é contínua, as transformações que vão dos campos político, econômico, tecnológico e filosófico.
 As organizações necessitam mudar para sobrevivência no mercado, independente se forem elas públicas ou privadas. Essas transformações levam a modificações não apenas de equipamentos, mas também nos processos de trabalho e na gestão de pessoas. Novas tecnologias necessitam de novos conhecimentos, tanto para execução de operações, quanto na gestão de pessoas. Isso mostra que é necessário em uma empresa à reorganização, que leve em conta as pessoas envolvidas no processo, redefinição dos perfis dos colaboradores necessários para o desempenho nas novas funções. Antigamente, as organizações operavam em um ambiente relativamente estável, as regras eram simples, os colaboradores tinham segurança e estabilidade no emprego e este durava a vida inteira. Mudar é um processo que envolve pessoas, organizações e sistemas sociais.
EMPRESA: GRUPO NOTRE INTERMEDICA
 O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) é reconhecido pelo pioneirismo em Medicina Preventiva e por oferecer as melhores soluções em saúde e odontologia. Em 1968 foi fundado e sediado em São Paulo (SP), o GNDI opera planos de saúde, planos odontológicos e saúde ocupacional. Empregam 16,2 mil colaboradores e tem mais de 3,4 milhões de beneficiários. Empresa possui aproximadamente 16 mil colaboradores.
Destacam-se por oferecer em suas redes próprias e clínicas credenciadas serviços de qualidade. Um de seus principais conceitos é promover um atendimento baseado no melhor acolhimento e na segurança dos pacientes. Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde.
Produtos e serviços: Plano de saúde médico e odontológico oferece uma extensa rede de atendimento médicos em sua rede própria de hospitais e clínicas, além das credenciadas.
GESTÃO DE PESSOAS
O RH estratégico participa da elaboração do planejamento da organização para que, com base nesse planejamento, desenvolva o planejamento da sua área. É necessário desenvolver uma série de ações em cada processo visando os objetivos da organização e o bem-estar das pessoas ligadas a ela. Pensar o que o RH pode desenvolver com ou para as pessoas de forma a motivá-las a alcançarem resultados. Hoje, o Gestor de RH está além dos processos de seleção, contratação e demissão, sua função implica em compreender as pessoas, tendo uma visão sistêmica da organização, ocupando uma função estratégica.
Dentro da gestão de estratégica, estão presentes alguns subsistemas. O termo sistema é definido como o conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência (SANDRONI, 1996). Nos subsistemas, tem-se um conjunto menor de são eles; Recrutamento e Seleção de pessoal, identificando o perfil das vagas dentro da empresa e direcionando pessoas que se enquadram, tanto interna como externamente. Aplicação de pessoal, nesse ponto é feita analises de cargos e acompanhamento de desempenho dentro da empresa. Manutenção de pessoas, nesse subsistema se diz respeito a retenção e motivação dos funcionários, com alguns pontos específicos como remuneração, benefícios e ambiente de trabalho. Desenvolvimento de pessoas, planeja o investimento em treinamentos e desenvolvimento de pessoal, com cursos, workshops e treinamentos capacitando seus funcionários para um melhor desempenho. E por ultimo monitoramento de pessoas onde ficam armazenados os dados de funcionários e seus documentos, como cursos realizados currículos e diplomas.
Graças ao emergente sistêmico - que é o efeito sinergético da organização - esta consegue reunir todos os recursos oferecidos pelos diversos parceiros e aumentar seus resultados. Através dos seus resultados, a organização pode proporcionar um retorno maior às contribuições efetuadas pelos parceiros e manter a continuidade do negócio. Geralmente, as organizações procuram privilegiar os parceiros mais importantes. Os acionistas e investidores eram, até há pouco tempo, os mais privilegiados na distribuição e apropriação dos resultados organizacionais. (CHIAVENATO, 2005, p. 7).
RH DA EMPRESA 
O Grupo NotreDame Intermédica – GNDI conta com uma estrutura de RH (Recursos Humanos) internalizado, ou seja, conta com seu próprio departamento de RH (Recursos Humanos), o que para uma empresa de grande porte e de muitos recursos acaba sendo a melhor opção, dessa forma é possível concentrar todas as atividades pertinentes ao departamento dentro da empresa, tais como, recrutamento, seleção, treinamento de funcionários, controle de pontos, elaboração de campanhas e estratégias, elaboração de folha de pagamento, entre outras.
Atualmente o Grupo NotreDame Intermédica – GNDI conta com 61 funcionários compondo seu departamento de RH (Recursos Humanos). Entre esses funcionários encontram-se Analistas Plenos, Analistas Sênior, Analistas Junior, Auxiliares de RH, Estagiários, Técnicos em RH, Diretores e Assistentes de RH, os funcionáriosque compõem o departamento têm suas formações em grande maioria na área administrativa, formações mais especifica na área de RH (Recursos Humanos), como por exemplo, graduação tecnológica na área e formações na área de psicologia.
O PAPEL ESTRATÉGICO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS
As empresas estão percebendo cada vez mais o valor do capital humano dentro das organizações, em função disso é preciso de talentos alinhados com seus objetivos estratégicos para o alcance de seus objetivos. Seu espaço estratégico, descentralizando-se, distribuindo as responsabilidades pelo desenvolvimento das pessoas.
O Rh estratégico foi divido por subsistemas que auxiliam na gestão de pessoas dentro das organizações. Com a maior necessidade de gerir pessoas para melhorar o seu rendimento e o alcance de resultados, e necessária à gestão mais próxima de cada ponto do RH, dês do treinamento de seu funcionário até a viabilidade de benefícios, fazendo com que da mesma forma com que a empresa valoriza o seu funcionário, a ação seja reciproca, trazendo assim um alto rendimento em seus processos.
Qualquer investimento somente se justifica quando traz um retorno razoável. Na medida em que o retorno é bom e sustentável, a tendência certamente será a manutenção ou aumento do investimento. Pessoas como parceiros ativos da organização e não como meros sujeitos passivos dela. (CHIAVENATO, 2005, p. 9).
O PAPEL ESTRATÉGICO NA EMPRESA NOTREDAME
A missão dos recursos humanos para o crescimento de uma empresa tem um papel fundamental e na Intermédica não é diferente, hoje em dia a empresa conta com 9 mil colaboradores, entre hospitais próprios, prontos socorros, maternidades, centros clínicos e um rastro de 48 anos de história. Aí que entra a estratégia de Rh para o crescimento e a evolução da Empresa.
Para ter um crescimento maior ainda, a Empresa está colocando em prática um desenvolvimento organizacional e procurou a parceria com a empresa de consultoria People+Strategy e em pouco tempo a Intermédica já começou a notar a mudança na parceria com essa Empresa, ambiente organizacional ficou melhor e essa mudança começou a ficar notória.
Segundo palavras da diretora de Rh da Intermédica, com o auxílio da Empresa People, eles estão colocando em prática um trabalho enorme de desenvolvimento e engajamento organizacional que se tornará uma enorme mudança na cultura da Empresa.
Hoje em dia a Intermédica está com sistema de desenvolvimento de líderes que trabalha com as competências para se praticar uma boa gestão e consequentemente seus colaboradores começaram a se dedicar mais e começou a ter mais feedbacks com uma frequência maior se tornando um ambiente mais saudável e bom de trabalhar um com o outro.
Nesse período o Rh da Empresa colocou em ação um grande trabalho de endomarkenting que o resultado seria obter o resultado de pertencimento dentro da organização e foram praticados alguns testes internos para saber sobre o clima organizacional e com isso o resultado foi surpreendente porque o índice de turnover teve uma queda considerada grande, os colaboradores estavam dispostos a trabalhar e crescer e com isso a Empresa possuiu um novo.
Plano de carreira. O resultado foi além dos que todos esperavam porque a Intermédica hoje em dia é considerada o player da saúde e com um enorme crescimento. A Empresa People é de consultoria e formada por profissionais que tiveram uma carreira dentro da Empresa e com isso eles possuem o know-how e sabem trabalhar as necessidades de cada organização. Eles não chegam com um pacote pronto e sim estudam o ambiente e analisam as soluções que acharem corretas, explica a diretora de Rh Eliana Vieira da Empresa Intermédica.
O RH estratégico vem se tornando cada vez mais importante dentro das organizações. Dentro desse RH existem alguns pontos importantes que o gestor deve atuar, são eles;
Pessoas: Atraímos e retemos talentos com senso de comprometimento e motivação para que atendam ousadas metas, individuais e corporativas. Buscamos profissionais que se identifiquem com nossa missão, valores e paixão em servir com qualidade, utilizando as melhores práticas de gestão de pessoas. Proporcionamos um ambiente onde a meritocracia norteia planos de carreira, com remuneração e benefícios competitivos, num ambiente livre de assédio e com respeito à diversidade. Indivíduos são avaliados pela sua competência, atitude e resultados obtidos.
Qualidade: Aprimoramento contínuo da qualidade e excelência na prestação de serviços de assistência integral à saúde. Todas as nossas políticas, normas, governança, modelo de gestão, processos e tecnologia estão intrinsecamente ligados ao conceito de qualidade. Os processos devem ser analisados visando à garantia de segurança e eficiência para nossos beneficiários, Clientes, fornecedores, parceiros comerciais e público interno, buscando a longevidade de nossa operação.
Inovação: Inovação está enraizada em nosso negócio a partir da adoção de procedimentos e equipamentos modernos, que amparam todas as equipes administrativas e corpo clínico. Incentivamos o desenvolvimento de pesquisas no setor de saúde e investimos continuamente na expansão de nossa rede própria e credenciada, com base na solidez e na experiência, aliadas a um controle de custos excepcional e economicamente sustentável. O futuro é constante parte de nosso presente.
CONCLUSÃO
Com a mudança do mercado e da forma com que a empresa olha para o seu bem mais importante, é imprescindível que ela tenha um RH estratégico e sempre atualizado, valorizando seu funcionário e dando benefícios. Antes o Rh era visto como apenas para realizar o pagamento de funcionários, já no cenário atual ele precisa ser muito mais atuante nas estratégias da empresa, levando em conta suas missões e visões, sua filosofia e sua estrutura, atuando de maneiro que possa dar suporte ao seu principal cliente interno, fazendo com que ele retribua em reciprocidade com seu trabalho e dedicação. Além disso, foram criados subsistemas, fazendo com que o Rh fosse divido por partes dentro da empresa, algumas visando o desenvolvimento do seu colaborador para uma melhoria continua como treinamentos, e também monitoramento, para que haja um acompanhamento sobre a satisfação do seu funcionário com a empresa e medir a sua produtividade.
Visto isso, conseguimos identificar que quando maior o envolvimento do Rh estratégico com a filosofia e os objetivos da empresa, visando cada funcionário, maior será a sua satisfação e o seu desempenho dentro da empresa.
REFERÊNCIAS
http://www.gndi.com.br/web/guest/grupo/sobre-o-
grupohttps://www.erpflex.com.br/blog/sugestoes-para-melhorar-a-empresa
https://blog.luz.vc/como-fazer/melhorar-o-clima-ambiente-de-sua-empresa/
http://extranet.gndi.com.br/principios-estrategicos
http://extranet.gndi.com.br/home?p_auth=j7Ca8uDZ&p_p_id=buscahomecolaboradorportlet_WAR_cadastrocolaboradorportlet&p_p_lifecycle=1&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-15&p_p_col_count=5
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/grupo-notredame-intermedica-muda-modelo-de-negocio-para-crescer/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/gestao-mudanca-organizacoes/
 BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999
http://www.solides.com.br/rh-estrategico-segundo-chiavenato/
http://www.jrmcoaching.com.br/blog/quais-sao-os-subsistemas-de-
rh/http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-papel-fundamental-e-estrategico-do-rh/78148/
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-importncia-do-rh-estratgico-para-as-organizaes/

Continue navegando

Outros materiais